domingo, 10 de julho de 2011

Prefeitura de São Paulo não vai atingir meta de ciclovias para 2012

publicado em 10/07/2011 às 05h50:

Prefeitura de São Paulo não vai atingir
meta de ciclovias para 2012

LDO estipula 31 km dessas vias em 2012, insuficiente para chegar aos 100 km prometidos
autoria: João Varella, do R7
http://i2.r7.com/ciclofaixa-sp-hg-20110404.jpgMárcio Fernandes/27.08.09/AE
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Ciclofaixa do Lazer funciona só aos domingos

















A Prefeitura de São Paulo estabeleceu como meta entregar aos paulistanos 100 km de novas ciclovias até 2012, mas essa marca não deve ser atingida neste prazo.
Isso porque, até agora, apenas 18,5 km de faixas destinadas às bicicletas estão prontos e a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), documento que estabelece metas que serão perseguidas pelo governo em sua proposta orçamentária, prevê que a administração municipal faça 31 km de novas ciclovias em 2012, totalizando apenas 49,5 km – menos da metade do prometido. 


Na conta para atingir a meta, a prefeitura ainda contabiliza 2,5 km da Ciclofaixa de Lazer, que liga os parques Ibirapuera e Villa-Lobos. Esse via, no entanto, só abre aos domingos e está em teste nos feriados nacionais. Mesmo somando tudo, a prefeitura só chega a 52 km de faixa exclusiva para bicicletas.
Até agora foram entregues 13 km da Estrada Parque, que fica nas subprefeituras da Penha/ Ermelino Matarazzo e São Miguel, na zona leste; 3 km, na região da Capela do Socorro, e 2,5 km, na Vila Mariana, ambas na zona sul da capital paulista. O prefeito Gilberto Kassab fica no cargo só até o final de 2012, não podendo se reeleger para cumprir a promessa de 100 km de ciclovias.
A reportagem do R7 solicitou à SMT (Secretaria Municipal de Transportes) um posicionamento sobre o assunto, mas não obteve retorno. A população pode acompanhar o cumprimento das metas pelo site Agenda 2012, criado para monitorar as ações realizadas e programadas pela prefeitura. 
Mortes
No último dia 13 de junho, um empresário foi atropelado por um ônibus na avenida Sumaré, em Perdizes, na zona oeste de São Paulo, e morreu. Apesar desse acidente ter ocorrido perto da  região central, dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) apontam que a periferia da cidade é onde estão concentrados os acidentes fatais com ciclistas. Em 2010, 49 pessoas que andavam em bicicletas morreram no trânsito de São Paulo.