sexta-feira, 13 de junho de 2014

Conama aprova normas para licenciamento de parques eólicos

São Paulo, 11 de Junho de 2014 - 14:00:01

Conama aprova normas para licenciamento de parques eólicos

Licença para empreendimentos solares será a próxima a ser normatizada
Da redação
Fonte MaiorFonte Menor
Crédito: Getty Images
O Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) aprovou, nesta terça-feira (10/06), resolução que estabelece critérios e procedimentos para o licenciamento de parques eólicos instalados em terra.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ressaltou a necessidade de estabelecer critérios também para o licenciamento de outros tipos de parques eólicos. “O Conama deverá agora fazer o mesmo para modernizar o licenciamento de empreendimentos de energia solar e para os parques eólicos offshore, aqueles que operam na plataforma marítima continental”, disse.
A expectativa do governo é que a oferta de energia eólica, um dos setores que mais crescem no mundo, seja ampliada, principalmente nos estados do Nordeste, que oferecem condições excelentes para o aproveitamento dos ventos.
“A aprovação da resolução permitirá uma tomada de decisão mais transparente com relação ao licenciamento”, destacou. O texto base, aprovado na última reunião ordinária, em 28 de maio, sofreu pequenas alterações e foi submetido a uma votação de destaques, o que não levou mais que uma hora. “A uniformização do marco jurídico é de extrema importância para definir o papel dos estados, do governo federal e dos municípios nos procedimentos de licenciamento”, destacou.
.