domingo, 28 de agosto de 2011

Global Forum 2011 online começa nesta segunda-feira e reúne mais de 2 mil pessoas.

Global Forum 2011 começa nesta segunda-feira e reúne mais de 2 mil pessoas


http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=notas&id=32692


Mais de 2 mil pessoas participam, na próxima semana, do Global Forum América Latina (GFAL) 2011. O evento, que acontece de segunda a quarta-feira (29 a 31), vai discutir como a gestão deve inovar para responder aos desafios da sustentabilidade



A conferência é uma iniciativa do Sistema Fiep, através de sua Universidade corporativa, a Unindus, em parceria com a universidade americana Case Western Reserve University, de Cleveland.

O diferencial da edição deste ano é o formato inovador do evento, que terá seu conteúdo transmitido pela web. O participante poderá organizar a programação de acordo com seu interesse. 

A interação com os palestrantes será por meio de fóruns online, que estarão disponíveis durante a conferência. Após o término do evento, as palestras poderão ser consultadas através de uma plataforma na internet. 

A programação completa está no site www.globalforum.com.br onde também é possível fazer as inscrições gratuitamente. ServiçoGlobal Forum 2011Data: 29 a 31 de agosto (segunda a quarta-feira)Horário: das 8h30 às 18h30
Conteúdo transmitido online pelo site www.globalforum.com.br

Lambreta elétrica

Lambreta elétrica 

- 27/08/2011




Jornal da Gazeta

http://youtu.be/-xl7SQOQtos

Segurança ecologicamente correta na universidade de São Paulo. A guarda universitária já utiliza lambretas elétricas para fazer a ronda no campus da USP.

Repórter: Sabrina Pires

Tema: Segurança / Sustentabilidade

GREEN FEST EM PORTUGAL!













FONTE:  http://www.greenfestival.pt/2011/


Inspirado no formato americano, o Greenfest é o maior evento de sustentabilidade do país, celebrando o que de melhor já se faz nas três vertentes: económica, social e ambiental.

É o palco de prestígio, onde se encontram empresas e cidadãos que se preocupam com o futuro. Para as empresas representa o espaço ideal para divulgarem tendências responsáveis e se estabelecerem parcerias comerciais entre stakeholders.

Para o cidadão, oferecemos experiências únicas de contacto e aprendizagem de uma postura que promove um Mundo melhor. 
Não perca este grande evento!


  
Organizar um Festival de referência na área do Desenvolvimento Sustentável que fomente a promoção e sensibilização da população para com as preocupações ambientais;
Divulgar iniciativas, produtos e serviços sustentáveis;
Promover a partilha de conhecimento de forma inovadora e relevante;
Contribuir para uma mudança de atitudes e comportamentos das comunidades.


Sustentabilidade é a palavra de ordem para Olimpíadas do Rio em 2016


27/08/2011 08h45 - Atualizado em 27/08/2011 10h26

Sustentabilidade é a palavra de ordem para Olimpíadas do Rio em 2016

Organizadores dos Jogos Olímpicos do Rio de janeiro lidam com o desafio de melhorar a cidade sem agredir a natureza

http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2011/08/sustentabilidade-e-palavra-de-ordem-para-rio-2016.html

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Desenvolver econômica ou materialmente sem agredir o meio ambiente e usar recursos naturais de maneira inteligente. A sustentabilidade está em alta e é a palavra de ordem para as Olimpíadas do Rio em 2016. Das obras que já estão em andamento, por exemplo, o asfalto vem sendo reaproveitado, e rochas de escavações de túnel estão sendo usadas em obras de duplicação. Da implosão no Sambódromo, 60 mil toneladas de entulho serão reutilizados. E assim, o Rio vai fazendo a sua parte para causar o mínimo de impacto possível na natureza. (assista ao vídeo acima)
- A fonte de energia do Rio e, portanto, dos Jogos, é basicamente de hidroeletricidade, um pouquinho nuclear de Angra também. Enquanto a energia que move Londres e moverá a cidade durante os Jogos é de usinas a carvão, petróleo, muito poluidoras e que aquecem o planeta - explicou Sérgio Besserman, presidente da Câmara de Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro.
A poluição de lagoas, como a da Tijuca, é um dos principais problemas dentro da cidade. Melhorando questões como essa é que o turismo pode crescer ainda mais depois que os Jogos acabarem.
- Você tem um potencial ambiental e, portanto, ecoturístico gigantesco. Mas esse potencial está sendo completamente neutralizado, degradado, em virtude do abandono da região - disse o biólogo Mário Moscatelli, que participa do para a limpeza da Lagoa da Tijuca.
Nesta sexta-feira, o presidente do Comitê de Organização dos Jogos, Carlos Artur Nuzman, esteve presente na assinatura da prorrogação de contrato entre Comitê Olímpico Internacional e uma empresa de energia. Mais um investimento que trará benefícios para a cidade.
- São várias obras e ações de infraestrutura, de serviços públicos num espaço de tempo pequeno. Menor do que realmente teria ao longo dos projetos que levam décadas a serem efetivados e estão sendo traduzidos por um tempo de sete anos. O Rio de Janeiro será o maior exemplo de transformação de uma cidade por conta dos Jogos Olímpicos. Vai bater todos os recordes das outras cidades - comemorou Nuzman.

Na segunda-feira, dia 29, se comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo


São José dos Pinhais

Município vai ampliar política antitabagista

Na segunda-feira se comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo

27/08/11 às 15:02 | Da Edação Bem Paraná com assessoria PMSJP

Técnicos da Prefeitura distribuem panfletos explicando os males do 
cigarro (foto: Silvio Ramos/PMSJP)
A Prefeitura de São José dos Pinhais desenvolve uma série de ações de combate ao tabagismo. As equipes de Vigilância em Saúde do município fazem trabalho de orientação e educação continuada com técnicos de segurança nas empresas e estabelecimentos da cidade. Além disso, fiscalizam também da Lei Anti-Fumo, que vigora no Estado desde novembro de 2010 e proíbe os fumantes de consumirem cigarros em locais fechados total ou parcialmente. A Prefeitura utiliza ainda cartazes e folderes informativos em locais de grande fluxo para orientação da população. Nesta segunda-feira (29), é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
De acordo com a médica infectologista e epidemiologista Ciane Mackert da Prefeitura de São José dos Pinhais, algumas unidades de saúde da cidade já implantaram o programa do Ministério da Saúde “Deixando de fumar sem mistérios”, que consiste em quatro sessões de orientação em grupo e consultas individuais com profissionais do setor. “O paciente que procura a unidade de saúde relatando a vontade de parar de fumar é encaminhado para o cadastro imediatamente e incorporado no grupo”, explica.
A médica conta que existem mais ações previstas para serem iniciadas em São José dos Pinhais. “A Prefeitura tem investido em programas de prevenção ao tabagismo e em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde irá capacitar um grupo multiplicador deste projeto a fim de implantá-lo em toda a rede pública da cidade”, destaca.
Em nove anos (1996 a 2005) foram registradas mais de 1 milhão de hospitalizações atribuídas ao cigarro no Brasil; o que significa um gasto aproximado de meio bilhão de dólares. De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde divulgada em abril deste ano a porcentagem de fumantes no país caiu de 16,2% para 15,1% nos últimos quatro anos.

Lei da reutilização da água

Lei da reutilização da água

http://www.webtvcn.com/canal/noticias/reuso_agua_230811

Data: 24/08/2011

Descrição: Depois de Campinas e Curitiba, a lei de reutilização da água, que deveria ser aplicada em todo o País, entra em vigor no Rio de Janeiro. Em Niterói, as novas construções são obrigadas a instalar o sistema, que reaproveita a água dos lavatórios e do chuveiro, para irrigar o jardim, lavar o carro e a calçada

GDF terá que retirar construções irregulares da orla do Lago Paranoá


GDF terá que retirar construções irregulares da orla do Lago Paranoá

Vara do Meio Ambiente deu prazo de quatro meses para o governo. Juiz alega que ocupação da orla se baseou em interesses privados.

Data: 27/08/2011 ás 11:37:01

http://surgiu.com.br/noticia/17662/gdf-tera-que-retirar-construces-irregulares-da-orla-do-lago-paranoa.html

Postador: Surgiu Redação
Foto: Divulgação / Agência Brasília
Fonte: G1, DF
Link Curto:
Compartilhar:










A Vara do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça condenou o governo do Distrito Federal a elaborar e apresentar um plano de fiscalização e remoção de construções e instalações erguidas na Área de Preservação Permanente do Lago Paranoá.
O GDF terá também que apresentar um plano de recuperação das áreas degradadas nas margens do lago, um plano de zoneamento e de manejo da unidade de conservação e um plano diretor local para o Lago Sul e para o Lago Norte.

O governo terá quatro meses para cumprir as determinações do TJ. A decisão atende, em parte, ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do DF em 2005. De acordo com o MP, o DF está se omitindo do dever legal de proteger o meio ambiente e de promover programas e projetos de educação ambiental.

No entendimento do juiz que analisou o caso no TJ, Carlos Divino Vieira Rodrigues, a orla foi ocupada para fins exclusivamente privados.

"Aquele estado de fato que ali se instalou, nas margens do Lago Paranoá, se não contou com a participação permissiva do ente estatal na concessão de licenciamentos até mesmo fraudulentos, no mínimo é o resultado da omissão fiscalizadora que vem de longa data, consentindo tacitamente que degradações pontuais ocorram", afirmou o magistrado.