O Brasil, este ano, estará na mira do planeta. E não é para menos. O País abrigará a Rio+20, forma como é chamada a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, que será realizada no Rio de Janeiro, em junho. Há exatos vinte anos, essa mesma cidade realizou outra conferência da ONU, sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Na ocasião o encontro ficou conhecido como Cúpula da Terra e ECO-92.
Por essas e por outras, a questão do verde desponta como um divisor de águas. E hoje, mais do que nunca, não dá para dissociar a produção industrial, de bens e serviços, de atitudes que contemplem a preservação ambiental. A Terra é a nave da humanidade e se ela não for devidamente cuidada, muito pouco restará a fazer num futuro próximo. Que o diga o já gritante aquecimento global.
Neste universo vário, o Brasil se destaca por uma biodiversidade ímpar, que abriga florestas de importância mundial, caso da Amazônia, e a quase “desaparecida” Mata Atlântica (restou pouco mais de 7% de sua cobertura original), um bioma “exclusivo” (endêmico) desta terra tupiniquim, que ninguém nem sonha em ter um semelhante.
Para quem já faz a diferença, não é difícil entender a importância da preservação. Por isso separamos exemplos de Atitudes Verdes de empresas que têm, com esta postura, algo a dizer ao mundo. Semanalmente vamos apresentar de que maneira elas se inserem neste contexto. Hoje mostramos que várias empresas, como a Natura, Coca-Cola e Petrobras, apresentarão em feverereiro, durante o II Congresso Internacional de Inovação e Tecnologia, cases aliados à sustentabilidade. A Coca-Cola também anuncia parcerias no desenvolvimento de soluções comercias de garrafas PET feitas 100% a base de plantas.
Congresso de Inovação e Tecnologia
Logo no começo do mês que vem, dias 8 e 9, acontece em São Paulo o II Congresso Internacional de Inovação e Tecnologia. A ideia é que as empresas participantes troquem experiências sobre alternativas sustentáveis para sua produção.
Realizado durante o Inspiramais (
www.inspiramais.com.br) - Salão de Design e Inovação para Componentes – o congresso abordará temas ligados ao design sustentável, reutilização de materiais, identidade cultural brasileira, oportunidades sustentáveis para a Copa 2014, além dos cases da Natura, Petrobras, Coca-Cola Shoes (com produção de calçados 100% sustentáveis), entre outros.
A iniciativa tem o apoio e o patrocínio do Sebrae, Apex, Petrobras e CNPQ. Informações sobre as inscrições já podem ser obtidas: (51) 3584-5200 ou e-mail inovação@assintecal.org.br.
Programação completa:
08/02/2012
9h - Credenciamento
9h15 - Abertura Oficial
9h30 - Tereza Cristina e José Pedro Lins - Selo de Sustentabilidade Assintecal
10h15 - Adélia Borges - “Design Brasileiro e Sustentabilidade”, tradição popular de reciclagem, como era antes e como vem sendo fortalecida a prática de design vinculada às mudanças sociais
11h - Coffee Break
11h15 - Case empresa fabricante de componentes para calçados
11h40- Gilson Martins trazendo o tema “Lixo Nobre” e o trabalho com as comunidades do Rio
12h25 - Intervalo para o almoço
13h30 - Apresentação do Case da Natura com o Palestrante Sergio Talocchi
14h15 - Encerramento
09/02/2012
9h30 - Com o título - Brasil, o país que dá um Show - Bianko falará sobre a alegria do povo brasileiro, oportunidades que o país oferece na área sustentável e as oportunidades de negócios com a Copa 2014
10h15 - Case empresa fabricante de componentes para calçados
10h35 - Case Petrobras (a confirmar)
11h15 - Prêmio Petrobras Entrega do Prêmio Petrobras onde será servido um brunch
13h30 - Chiara Gadaleta "Desvendando a Identidade da Moda Brasileira" (Mix By Brasil)
14h15 - Case da Coca-Cola Shoes sobre a produção do calçado 100% sustentável
15h - Encerramento
PETs à base de plantas
Numa parceria inédita com três empresas-líderes em biotecnologia para acelerar o desenvolvimento de embalagens PlantBottle™ (feitas com origem 100% vegetal), a Coca-Cola dá mais um passo rumo à garrafa do futuro. Desde o lançamento da garrafa, a primeira PET reciclável à base de planta, em 2009, a empresa já distribuiu mais de 10 bilhões unidades em 20 países.
Pioneira no lançamento da tecnologia na América Latina, em 2010, a Coca-Cola Brasil, junto à essa iniciativa, tem um conjunto de ações sustentáveis que monitora a aplicação destes materiais e demais recursos naturais e investe constantemente no desenvolvimento de embalagens inovadoras, como Bottle-to-Bottle e Crystal eco.
Os acordos de agora, com a Virent, Gevo e Avantium – especialistas no desenvolvimento de alternativas baseadas em plantas para materiais tradicionalmente feitos de combustíveis fósseis e outros recursos não-renováveis – foram assinados após uma pesquisa de dois anos, realizada pela equipe de Pesquisas e Desenvolvimento e do conselho técnico da The Coca-Cola Company.
“Embora a tecnologia para criar materiais biológicos renováveis em laboratório tenha estado disponível há anos, acreditamos que estas são empresas que detêm tecnologias com alto potencial para criá-los em escala comercial global dentro dos próximos anos”, disse Rick Frazier, vice-presidente de Suprimento de Produtos Comerciais da Coca-Cola.
“Este é um significativo investimento da área de Pesquisas e Desenvolvimento em inovação em embalagens e é o próximo passo na direção da nossa visão de criar todas as nossas embalagens plásticas a partir de materiais de plantas obtidos responsavelmente.”
Segundo o Presidente da Virent, Lee Edwards. “Nossa tecnologia patenteada apresenta química catalítica para converter açúcares de plantas num leque de produtos idênticos àqueles feitos de petróleo, inclusive bioparaxileno – componente-chave para a fabricação de embalagens PET feitas 100% a partir de plantas, que apresentam a mesma alta qualidade e capacidade de reciclagem dos materiais usados hoje, com o benefício adicional de ser feito de uma ampla variedade de materiais renováveis”.
“Estamos extremamente gratificados em ter a confiança da Coca-Cola e animados para apoiar suas metas de embalagens sustentáveis com este acordo para desenvolver e comercializar tecnologia para produzir paraxileno a partir de bio-isobutanol”, declarou Patrick Gruber, presidente da Gevo.
“Através da parceria com a Coca-Cola, vamos demonstrar que nossa tecnologia patenteada ‘YXY’ produz garrafas PET de fontes biológicas com excepcionais propriedades funcionais a preço competitivo”, disse Tom van Aken, presidente da Avantium. “A YXY é uma excelente solução para os atuais desafios em embalagens, usando materiais de plantas como matéria-prima para permitir a fabricação de materiais de embalagem mais sustentáveis, como as garrafas PET”.
Sistema Coca-Cola Brasil
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas - águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, isotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria.
A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o Meio Ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo: 1,95 litro de água para cada litro de bebida produzido - menos da metade do volume utilizado 12 anos atrás.
Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, um programa chamado "Reciclou, Ganhou" que, desde 1996, colabora para que o País seja um dos mais avançados na reciclagem de materiais. Hoje, 98,2% das latas de alumínio e 55,6% das garrafas PET são recicladas. Para saber mais, visite os sites: www.institutococacolabrasil.com.br e www.cocacolabrasil.com.br.
.................................................
II Congresso Internacional de Inovação e Tecnologia
Em fevereiro, os principais pesquisadores e fabricantes de componentes para calçados e acessórios estarão reunidos em São Paulo, durante o II Congresso Internacional de Inovação e Tecnologia, para trocar experiências sobre alternativas sustentáveis para sua produção.
O Congresso abordará temas ligados ao design sustentável, reutilização de materiais, identidade cultural brasileira, oportunidades sustentáveis para a Copa 2014, além dos cases da Natura e da Coca-Cola – com sua produção de calçados 100% sustentáveis, entre outros.
A iniciativa tem apoio e patrocínio do Sebrae, Apex, Petrobras e CNPQ. Informações sobre as inscrições já podem ser obtidas pelo fone (51) 3584-5200 ou
inovacao@assintecal.org.br. Ao enviar o email, adicione Nome e endereço completos,
Nº de CPF. Identificar se é estudante, associado, ou não associado.
Com estes dados encaminhamos o boleto de cobrança para que seja pago no banco.
A inscrição será efetivada após o pagamento.
Conheça abaixo a programação completa:
- 08/02/2102 -09:00h / Credenciamento
09:15h / Abertura Oficial
09:30h / Chiara Gadaleta - "Sustentabilidade: Consciência e Transformação"
10:15h / Adélia Borges - “Design Brasileiro e Sustentabilidade”, tradição popular de reciclagem, como era antes e como vem se fortalecendo a prática de design vinculado à mudanças sociais.
11:00h / Coffee Break
11:15h / Case sustentabilidade - empresa fabricante de componentes para calçados.
11:40h / Gilson Martins trazendo o tema “Lixo Nobre”, e o trabalho com as comunidades do Rio.
12:25h / Intervalo para o almoço
13:30h / Sergio Talocchi - " Case da Natura "
14:15h / Encerramento
- 09/02/2012 –
09:30h / Bianko - " Brasil, o país que da um Show - A alegria do povo brasileiro e as oportunidades de negócios com a Copa 2014.”
10:15h / Case empresa fabricante de Componentes para Calçados
11:00h / Entrega do Prêmio Petrobrás onde será servido um brunch.
13:30h / Chiara Gadaleta - “Mix by Brasil - Do Iapoque ao Chui desvendando a identidade da Moda brasileira”
14:15h / Paulo Schneider (Gestor da Coca-Cola) “Porque a Coca-Cola Shoes investiu na criação de uma linha de produtos sustentáveis”
15:00h / Encerramento
Investimento:
R$ 120,00 – Não Associados Assintecal;
R$ 60,00 – Associados Assintecal;
R$ 30,00 – Estudantes
Serviço
II Congresso de Inovação e Tecnologia
Data: 08 e 09 de fevereiro de 2012
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo-SP.
Informações e Inscrições – 51 3584-5200 ou inovação@assintecal.org.br