segunda-feira, 30 de julho de 2012

Américas Shopping, no Rio de Janeiro, recebeu o certificado Aqua (Alta Qualidade Ambiental), da Fundação Vanzolini


23/Julho/2012

Shopping no Rio de Janeiro recebe certificação Aqua



Empreendimento disponibilizará, entre outros itens, pontos de energia fotovoltaica para carregar aparelhos celulares




Aline Rocha





Divulgação
O Américas Shopping, no Rio de Janeiro, recebeu o certificado Aqua (Alta Qualidade Ambiental), da Fundação Vanzolini, na fase Programa.  O espaço, que está sendo construído no bairro do Recreio, terá fachada verde e tanque para reter a água da chuva, além de outros dispositivos sustentáveis.


O shopping de 124 mil m² de área total terá ainda quatro claraboias para maior iluminação natural, pontos de energia solar fotovoltaica para carregar aparelhos celulares e ar-condicionado com baixo consumo de energia. No estacionamento de 2.500 vagas serão implantadas lâmpadas de LED para sinalizar se as vagas estão disponíveis (luz verde) ou ocupadas (luz vermelha). De acordo com a construtora, a tecnologia é sustentável, pois faz com que o cliente gaste menos combustível procurando por lugares no estacionamento.
O Américas Shopping ficará pronto no primeiro trimestre de 2013 e está sendo construído pela Ecia. O projeto prevê 220 lojas, ambientes de estar, salas de cinema 3D e um teatro.
A certificação AQUA também tem outras duas etapas: Concepção e Realização, que analisam soluções sustentáveis desde o planejamento até a construção do edifício. Entre as exigências, estão a gestão do canteiro de obras e seus resíduos, gestão de energia e conforto térmico.


Panorama Paulista Corporate deve receber a certificação Leed Core & Shell


25/Julho/2012

Edifício na Avenida Paulista passa por reforma visando sustentabilidade


Panorama Paulista Corporate deve receber a certificação Leed Core & Shell



Aline Rocha

O Edifício Panorama Paulista Corporate, localizado na esquina da Avenida Paulista com a Rua Minas Gerais, está passando por retrofit para se tornar uma torre corporativa triple A com chancela para receber a certificação sustentável Leadership in Energy and Environmental Design (Leed) Core & Shell.  A obra deve ficar pronta em junho de 2013.

Divulgação
Antes e depois do Edifício Panorama

Inicialmente, a reforma do prédio de 12 andares consistia em um novo sistema de ar-condicionado, fachadas e instalações prediais. Em resposta a exigências de empresas que procuram por edifícios de alto padrão na região, no entanto, as alterações foram ampliadas.
A Par Arquitetura, gerenciadora de projetos, e a Otimização Energética para Construção (OTEC) ofereceram a consultoria necessária para o retrofit, que especificou um sistema de ar-condicionado central com consumo 20% que os convencionais e fachadas de vidros especiais.
Para as obras, somente a estrutura do edifício foi mantida. Uma máquina retirou in loco o mercúrio das lâmpadas que foram encaminhadas para reciclagem, assim como o contrapiso de concreto. O gesso que possui material contaminante também foi levado para uma recicladora especializada e a madeira foi triturada, gerando cavaco ou MDF.
O novo projeto arquitetônico é do escritório Athié Wohnrath.


Cidade das Águas é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais em parceria com a Unesco


24/Julho/2012

Jaime Lerner projeta complexo de 35 hectares no Triângulo Mineiro


Cidade das Águas é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais em parceria com a Unesco



Aline Rocha

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Ciências, Tecnologia e Ensino Superior, divulgou na semana passada o projeto da Cidade das Águas Unesco-Hidroex, feito pelo arquiteto Jaime Lerner. A cidade de 35 hectares será construída na região oeste de Frutal, no Triângulo Mineiro, e tem investimento de R$ 55,7 milhões.

Divulgação: Jaime Lerner
Cidade das águas deve ser concluída em 2014

O projeto consiste em um complexo educacional que abrigará a sede da HidroEX (Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Água), campus da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) em Frutal e alojamentos para professores e pesquisadores.
O complexo contará também com laboratórios, biblioteca, alojamento para estudantes, casa de hóspedes, Vila Olímpica e um Centro Cousteau, que abrigará uma exposição das pesquisas feitas pelo Comandante Cousteau pelos rios e mares do mundo, incluindo a expedição pela Amazônia.

Um Boulevard, definido pela construção dos edifícios da UEMG e da HidroEX, será o ponto de encontro da cidade, composto por quatro renques de árvores de médio porte e um fio d'água de 1,20 metros de largura. O local será destinado a pedestres e ciclistas. 
 
A implantação será feita em duas etapas: a primeira na área entre a avenida Prof. Mário Palmério e o arroio Aredio Santana e a segunda na área a ser adquirida, entre o córrego Aredio Santana e o Anel Viário. A cidade deve ser inaugurada em 2014 e a expectativa é que se torne um centro da Unesco e passe a ser propriedade da Organização das Nações Unidas (ONU).

Além do projeto da Cidade das Águas, o projeto de Jaime Lerner também traça as diretrizes básicas de estruturação do município de Frutal, com sugestões de paisagismo e para os sistemas viário, de transporte e iluminação, além de uma ciclovia que atravessará toda a cidade.

Divulgação: Jaime Lerner
Equipamentos do projeto


Divulgação: Jaime Lerner
Portal das águas e Praça da Cultura


Divulgação: Jaime Lerner
Praça da Cultura


Divulgação: Jaime Lerner
Boulevard e Biblioteca


Divulgação: Jaime Lerner
Escadarias e Fio Dágua


Divulgação: Jaime Lerner
Área de preservação permanente


Divulgação: Jaime Lerner
Fases de implantação


Ibama irá reavaliar principais agrotóxicos que geram impacto às abelhas no País


28/07/2012

Ibama irá reavaliar principais agrotóxicos que geram impacto às abelhas no País

http://www.seculodiario.com.br/exibir_not.asp?id=95722

Flavia Bernardes



O caso do sumiço de abelhas em algumas regiões do País, inclusive no Espírito Santo, finalmente ganhou peso com o comunicado do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre a reavaliação de agrotóxicos, com o objetivo de proteger as abelhas no País. A medida segue a política do Ministério do Meio Ambiente de proteção a polinizadores. 

A decisão do Ibama se baseou em pesquisas científicas e em decisões adotadas por outros países. Segundo o órgão, entre os agrotóxicos que serão reavaliados (Imidacloprido, Tiametoxam, Clotianidina e Fipronil), o Imidacloprido está entre os mais críticos. A informação do Ibama é que 934 toneladas desse veneno foram comercializadas no Brasil em 2010, cerca de 60% do total comercializado dos demais.

Como medida preventiva, está proibida a aplicação por aviões desses agrotóxicos, o que foi comemorado por agricultores capixabas. Segundo eles, a pulverização aérea diminui consideravelmente a presença de abelhas e até de pássaros nas propriedades rurais. 

Conforme divulgado pelo Ibama, estudos científicos recentes indicam que o uso dessas substâncias é prejudicial para insetos polinizadores, em especial para as abelhas, podendo causar a morte ou alterações no comportamento destes insetos. As abelhas são consideradas os principais polinizadores em ambientes naturais e agrícolas, e contribuem para o aumento da produtividade agrícola, além de serem diretamente responsáveis pela produção de mel.

As empresas produtoras de agrotóxicos têm três meses para incluir uma frase de alerta para o consumidor nas bulas e embalagens de produtos que contenham um ou mais dos compostos químicos destacados na portaria. A mensagem padrão informará que a aplicação aérea não é mais permitida e que o produto é tóxico para abelhas. Constará ainda na mensagem que o uso é proibido em épocas de floração ou quando observada a visitação de abelhas na lavoura.


Segundo o Ibama, as medidas adotadas visam a proteger esse importante serviço ambiental de polinização, que comprovadamente aumenta a produtividade agrícola. A informação é que das 100 culturas agrícolas produzidas que representam 90% da base de alimento mundial, cerca de 70% são polinizadas por abelhas.
Ao final do processo de reavaliação, o Ibama poderá manter a decisão de suspensão da aplicação por aviões desses produtos, ou revê-la, podendo adotar outras medidas de restrição ou controle dessas substâncias.