sábado, 5 de julho de 2014

Algodão: primeiras certificações de sustentabilidade de MT são divulgadas

Algodão: primeiras certificações de sustentabilidade de MT são divulgadas

Visitas: 157

Algodão: primeiras certificações de sustentabilidade de MT são divulgadas
04/07/14 - 11:51 

Mato Grosso, o maior estado produtor de algodão no Brasil, já tem a primeira parcial de fazendas certificadas pelo programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e licenciadas pela Better Cotton Initiative (BCI). A primeira lista já conta com 139 propriedades certificadas pelo ABR. Destas, 117 também pediram o licenciamento BCI.

O estado de Mato Grosso, devido ao alto número de fazendas, ainda não finalizou o processo de certificação. Mesmo assim, na primeira parcial, já apresenta um número igual a 80% das propriedades certificadas na safra 2012/2013.

“A tendência é de crescimento, como aconteceu em todos os outros estados. O produtor que não está em sintonia com os pilares de sustentabilidade, hoje em dia, acaba perdendo espaço no mercado. Por isso, temos certeza que, em breve, 100% dos produtores brasileiros serão certificados”, diz o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, Gilson Pinesso.

CERTIFICAÇÃO – A certificação do programa ABR é feita em duas partes. Inicialmente, é realizada uma verificação interna pelas equipes de sustentabilidade das associações estaduais, que observam a conformidade das propriedades com a lista de requisitos do programa. “Os técnicos vão até as fazendas para uma avaliação e orientação sobre como corrigir os possíveis problemas”, explica Galbero.

Após a verificação interna e a correção das não conformidades, é o momento da verificação de terceira parte, por certificadoras independentes. Para a safra 2013/2014 as empresas contratadas para realizar a auditoria independente são a ABNT, que fará o trabalho em MT, MS, BA e MA; a SGS, em MG; e a Gênesis Group, em GO. O principal requisito para a seleção das empresas foi a acreditação internacional. Elas foram escolhidas após uma análise de preços e reconhecimento entre nove instituições.

ABR – O programa Algodão Brasileiro Responsável é uma iniciativa da Abrapa e de suas estaduais para unificar o protocolo de certificação de sustentabilidade na produção de algodão no Brasil. A partir da safra 2013/2014, o produtor certificado pelo ABR será, se assim quiser, automaticamente licenciado pela Better Cotton Initiative (BCI). O ABR baseia-se em princípios relacionados aos três pilares básicos da sustentabilidade: ambiental, social e econômico.

Confira as fazendas que receberam a certificação do ABR e o licenciamento da BCI clicando aqui.

Associação Brasileira dos Produtores de Algodão - Abrapa

Cursos EaD em cidadania e sustentabilidade socioambiental

MMA oferece cursos EaD em cidadania e sustentabilidade socioambiental


do Idest, Suzana Vanessa | 04.07.2014 | 06h54


O Ministério do Meio Ambiente (MMA), irá oferecer oito cursos a distância sobre cidadania e sustentabilidade socioambiental, através da plataforma Ambiente Virtual de Aprendizaegem (AVA).
A intenção é formar cerca de 10 mil pessoas até o final deste ano nos cursos oferecidos, aumentando assim a abrangência das capacitações realizadas pelo MMA. Dentre os cursos oferecidos, dois já estão com as inscrições abertas e tem a data de início previstas para o próximo mês. Confira os cursos oferecidos:
  • Criança e Consumo Sustentável: julho, 20 horas, 2 mil vagas;
  • Estilo de Vida Sustentáveis: julho, 20 horas, 2 mil vagas;
  • Formação de agentes populares de educação ambiental na agricultura familiar:agosto a dezembro, 120 horas, 2 mil vagas;
  • Apoio à implantação do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar nos Territórios: setembro a novembro, 60 horas, 300 vagas;
  • Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P): agosto a setembro, 20 horas, 2 mil vagas;
  • Igualdade de Gênero e Sustentabilidade: setembro a outubro, 20 horas, mil vagas;
  • Formação de conteudista em EaD: outubro a novembro, 20 horas, 500 vagas;
  • Planos Municipais de Resíduos Sólidos: novembro, 20 horas, 200 vagas;
Confira os cursos com as inscrições abertas:
  • Crianças e o Consumo Sustentável
    Objetivo: Trabalhar o conhecimento dos pais e educadores para que construam valores mais sustentáveis com as suas crianças, desestimulando o consumir por consumir e incentivando a prática de brincadeiras, hábitos e atitudes muito mais saudáveis e sustentáveis.
    Público-alvo: Pais, mães e educadores de crianças.
    Carga horária: 16 horas sem tutoria e de 22 horas com tutoria.
    Período de Inscrição: 01 de julho a 01 agosto.
    Período de Realização: 04 a 30 de agosto.
  • Estilos de vida sustentáveis
    Objetivo: Incentivar a reflexão, discussão e ação interativas com informações e conceitos sobre mudança em favor de estilos de vida sustentáveis.
    Público-alvo: Cidadãos-consumidores.
    Carga horária: 30 horas sem tutoria.
    Período de Inscrição: 01 de julho a 01 agosto.
    Período de Realização: 04 a 30 de agosto.
Para maiores informações sobre os cursos, os interessados podem acessar o link: http://ava.mma.gov.br/(fonte: idest.com.br)