quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Casa de bambu eficiente inspirada nos conceitos do Feng Shui

Casa de bambu eficiente inspirada nos conceitos do Feng Shui

21/09/2017 por Redação SustentArqui

fonte: https://sustentarqui.com.br/casa-de-bambu-eficiente-feng-shui/


O Studio Cardenas, com sede em Milão, projetou uma casa de bambu eficiente em energia, localizada na China, inspirada nos conceitos do Feng Shui.
A proposta da casa inaugurada em 2016, explora a potencialidade de minimizar as emissões de carbono, maximizar a proteção ambiental e o desenvolvimento ecológico, através do uso dos elementos naturais disponíveis na área de Baoxi, como sol, água, plantas, vento e materiais naturais para alcançar uma casa inovadora.
casa de bambu eficiente
casa de bambu eficiente

Os tópicos considerados para o projeto da Casa de bambu eficiente em energia foram:

– Estrutura de bambu;

– Modularidade e industrialização;

– Feng Shui

–  Refrigeração geotérmica


casa de bambu eficiente

Estrutura de Bambu

O bambu é a planta que absorve a maior quantidade de dióxido de carbono durante seu ciclo de vida, está pronto para ser usado na construção em cerca de 3 anos e cresce muito mais rápido do que qualquer espécie de árvore. l
A China é o pais com maior emissão de gases responsáveis pelo aquecimento global. O uso do bambu neste contexto é muito conveniente, especialmente porque a casa está perto do Mar da Floresta de Zhejiang, portanto, o bambu é um recurso natural do local.
Para isso, os arquitetos desenvolveram um sistema modular de construção de bambu industrializado com geometria precisa e conexões de alumínio leve para facilitar a expansão  a desmontagem e o transporte.

Relacionado: Casa passiva de bambu na França

casa de bambu eficiente

casa de bambu eficiente

 

– Modularidade e industrialização

Foram projetadas conexões a seco em alumínio, para não enfraquecer o bambu através das perfurações, nem preenchê-lo com concreto, e também para permitir a substituição das peças de bambu, se necessário.
Foram combinados o bambu (aço vegetal) e o aço para criar um sistema de construção industrializado; aplicando uma geometria precisa, baseada na proporção Áurea.
A estrutura é fácil de montar para que a construção possa ser feita por trabalhadores locais;
Usando o mesmo comprimento das peças de bambu para alcançar a padronização e o melhor controle de qualidade.

casa de bambu eficiente
casa de bambu eficiente

Feng Shui

Com base no contexto chinês do edifício, os arquitetos aplicaram os princípios do Feng Shui ao layout, que inclui nove praças em cada andar.
A partir do Baguá os arquitetos organizaram os espaços da casa para oferecer a melhor orientação e melhorar a vida dos moradores ao receberem a energia positiva (Qi), segundo a técnica milenar.
O pátio interno é um espaço importante onde a energia flui e entra pela casa. Os espaços interiores possuem poucas paredes de divisão para permitir que a energia positiva (Qi) e a ventilação natural possa fluir livremente, de modo que o Qi entre devagar, se mova pela casa trazendo benefícios a todas as áreas da casa sem estagnar por dentro, e depois saia.
casa de bambu eficiente

– Refrigeração geotérmica

Para minimizar o uso de energia, a casa de bambu eficiente usa água subterrânea acoplada a uma bomba de calor geotérmica para aquecimento e resfriamento internos.
Uma vez que este sistema aproveita as temperaturas naturalmente estabilizadas da Terra, é pelo menos 25% mais eficiente em termos de energia do que os sistemas convencionais e estima-se que consuma 15% menos energia do que as tradicionais.
casa de bambu eficiente
casa de bambu eficiente

“Para nós, a sustentabilidade não é apenas o uso de materiais naturais, como o bambu, mas também o projeto de soluções de construções apropriadas”, disseram os arquitetos

Fonte e fotos: Studio Cardenas



Uma casa de bambu em Parque Estadual de Niterói

05/03/2015 por Cristiane Nunes

fonte: https://sustentarqui.com.br/uma-casa-de-bambu-em-parque-estadual/

Esta casa localizada no Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Niterói – RJ, foi construída em bambu, como o principal material construtivo.

O projeto é assinado pela a arquiteta Celina Llerena, diretora da Ebiobambu (Escola de Bioarquitetura e Centro de Pesquisa e Tecnologia Experimental em Bambu), que escolheu o bambu por ser um material ecologicamente correto. Após três anos de vida, o material permite em média dois cortes anuais e possui um dos mais rápidos crescimentos no reino vegetal.
 “O bambu é autorrenovável e autossustentável, quanto mais se corta, mais fortalece a moita, que cresce sem parar, sem esquecer os critérios de corte e manejo” diz a arquiteta.


Casa de bambu
Imagem: Arquiteta Celina Llerena

Além de ser sustentável, o projeto é versátil e de baixo custo. A fundação da casa foi feita com manilhas, preenchidas com concreto ciclópico (ou fundo de pedra amassada) e vigas pré-moldadas, que sustentam a laje de piso. Utilizou, ainda, outros materiais, como as pedras para revestimento de uma das fachadas laterais, e o eucalipto para a rampa de acesso – material especificado por ser mais resistente a intempéries.



casa de bambu
Imagem: AU – Arquitetura e Urbanismo, Editora PINI

O bambu utilizado nesse projeto foi o Phyllostachys pubecens, diferente da madeira, essa planta não possui cerne, por isso em bambus usam-se parafusos, e não pregos. É preciso deixar a base do bambu de 40 cm a 50 cm acima do nível do solo, evitando o contato com a umidade que sobe por capilaridade, além de evitar a incidência direta de sol e chuva com estrutura como beirais.

As estruturas com bambus são leves e resistentes, possuem feixes fibrovasculares mais concentrados que formam uma fração fibrosa, conferindo à planta elevada resistência mecânica como tração, compressão e flexão dependendo da espécie e idade do tipo de caule, chamados de colmos.



detalhes casa de bambu
Imagem: AU – Arquitetura e Urbanismo, Editora PINI

A casa com 255 m² possui estrutura que segue um princípio básico de pilares e soleiras. São dois tipos de pilares: os de fechamento que são os suportes para a sustentação das paredes, portas e janelas; e os pilares estruturais, que vão até o telhado, criando uma espécie de esqueleto da casa, tudo de bambu.
As paredes receberam quadros de madeira grampeados com chapas de ferro laminado, nas quais foram aplicadas argamassa com simples desempenadeiras. O resultado é uma parede comum, sem o uso de tijolos.


casa de bambu
Imagem: AU – Arquitetura e Urbanismo, Editora PINI

Para o telhado jardim foram instaladas na cobertura, as mesmas chapas de ferro, aparafusadas no próprio bambu, com uma camada de argamassa de 4 cm. O material foi coberto com uma manta com geotêxtil que, por sua vez, foi sobreposta com uma camada de 6 cm a 7 cm de terra. Já com a terra, foram colocados os rolos de gramas e arranjos com bromélias e outras flores de raízes rasas.