terça-feira, 30 de outubro de 2012

Erros e acertos de ciclofaixa do centro de SP


22/10/2012 - 06h30

Consultor aponta erros e acertos de ciclofaixa do centro de SP


FÁBIO BRAGA
ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Todo dia ele pedala até o trabalho. Ao menos uma vez por mês, também percorre, com a mulher, a ciclofaixa de lazer entre os parques Villa-Lobos, do Povo e Ibirapuera.
Ontem, Erick Azzi, 38, consultor do mercado de bicicletas e bike-fitter (profissional responsável por ajustar a magrela para o ciclista), andou pela primeira vez, a pedido da reportagem, na ciclofaixa do centro -que ganhou mais um trecho, entre as praças Dom José Gaspar e Roosevelt.
Ele listou os acertos e problemas que diz ter encontrado no trajeto -iniciado pouco depois do meio-dia- entre a recém-reformada praça Roosevelt e a avenida Paulista.
Um acerto: conciliar o aspecto esportivo (por exemplo, propiciando subidas como a da Vergueiro) com o turístico. "Já já vai ter um monte de 'gringo' andando de bicicleta, ainda mais com essas que a gente consegue alugar."
Editoria de Arte/Folhapress
Para o consultor, a ciclofaixa cria no centro um ambiente em que a população pode ocupá-lo sem passar depressa por seus principais marcos.
Um problema: em muitos trechos, como o que passa pelo calçadão entre a praça Dom José Gaspar e o Theatro Municipal, a demarcação da área de lazer é bastante confusa.
"A ciclofaixa mostra o caminho, mas, ao mesmo tempo, gera dúvidas. Não se sabe se é para direita ou para esquerda, se é para andar pedestre ou ciclista", afirma Azzi, que viu motos estacionadas num dos acessos.
O consultor, que elogia a ciclofaixa por ser segura e não intimidar o ciclista, diz que a do centro é confusa, diferentemente da de Pinheiros. Por isso, deveria ter nela mais investimento na educação de pedestres, motoristas e ciclistas.
"Às vezes, acidentes podem acontecer porque a coisa não é muito esclarecida."
Ele sugere que algumas vias, como a avenida Vergueiro, tenham o estacionamento interrompido aos domingos. "O tráfego perde uma linha e, como são avenidas os lugares escolhidos, muitas vezes o trânsito é penalizado", afirma.
Isso, para ele, causa estresse para quem está de carro. Mas, se tem cara feia de motorista, a ciclofaixa do centro tem também vistas que a similar da região de Pinheiros não proporciona, como compara.