terça-feira, 8 de maio de 2012

Sustentabilidade: maioria das empresas ainda desconhece a Rio+20


http://www.infomoney.com.br/negocios/noticia/2422985-sustentabilidade+maioria+das+empresas+ainda+desconhece+rio

04 de maio de 2012 • 08h16


Por: Eliane Quinalia


SÃO PAULO - Uma sondagem realizada pelo Sebrae revelou que, apesar das ações sustentáveis serem importantes para a maioria das empresas do País, cerca de 81% das MPEs (micro e pequenas empresas) ainda desconhecem a Rio+20 - evento que tratará tal tema entre os dias 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro.

De acordo com o levantamento, o problema está justamente nos interesses das empresas brasileiras, que geralmente visam ao lucro e não entendem bem os benefícios gerais de incorporar ações sustentáveis ao seu dia a dia.
“Lucro e sustentabilidade não são contraditórios. Ao mesmo tempo que economizar água e energia ajuda o planeta, também reduz os custos da empresa”, garante o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, que ressalta ainda como o principal benefício de tais ações a melhora da imagem das companhias perante o mercado.


Cenário atual
Hoje, 46% dos entrevistados percebem que a questão ambiental representa uma oportunidade de ganhos para a empresa. Por outro lado, 54% deles afirmam que as chances de lucro relacionadas ao tema ainda não estão bem evidenciadas: 16% dos empresários acreditam que a questão representa custos e despesas, e 38%, nem ganhos nem despesas.

Mas isso apenas mudará, se a percepção dos envolvidos também mudar. “O desafio é fazer com que a maioria das MPEs passe a incorporar o conceito de sustentabilidade à gestão de seus negócios”, diz Barreto.


Atualização necessária
O estudo divulgado na quinta-feira (3) revelou ainda que, do total de empreendedores ouvidos pelo Sebrae, 65% deles declararam ter conhecimento mediano sobre os conceitos de sustentabilidade e meio ambiente, enquanto 21% disseram saber pouco.

“Os que alegaram não possuir conhecimento sobre os tema foram 2%”, informou o Sebrae.

Normas de sustentabilidade serão apresentadas na conferência Rio+20



Agência Brasil
Publicação: 05/05/2012 16:49Atualização:


A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a International Organization for Standardization (ISO) vão participar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, programada para junho próximo no Rio.

Durante o seminário Normas Internacionais da ISO e Economia Verde: Solução para Desafios Globais, as duas entidades vão mostrar como as normas técnicas podem auxiliar as empresas na busca do desenvolvimento sustentável em seus aspectos econômicos, sociais e ambientais.

O Comitê da ONU para a Rio+20 confirmou à ABNT que ela terá um espaço na conferência oficial no dia 18 de junho, das 9h30 às 11h, no Riocentro. “O tema é demonstrar quanto as normas internacionais contribuem para os objetivos da economia verde”, disse o gerente de Relações Internacionais da associação, Eduardo Campos de São Thiago.

Conferencistas estrangeiros, ligados ao tema do desenvolvimento sustentável, darão testemunhos de normas internacionais que foram desenvolvidas para cumprir os objetivos da Rio+20, entre elas a que estabelece critérios de sustentabilidade para bioenergia. Será abordado também o papel da ABNT como parceiro estratégico da ISO para fortalecer a participação dos países em desenvolvimento.

Outros eventos paralelos que contarão com a participação da ABNT durante a Rio+20 já estão confirmados. Um deles será organizado pelas federações das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e de São Paulo (Fiesp) no Forte de Copacabana. A associação terá espaço também na exposição que a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, fará no Píer Mauá.

Eduardo São Thiago informou que as apresentações da ABNT nos dois eventos estão marcadas para os dias 16 e 20 de junho, respectivamente, de manhã. ”Nós vamos demonstrar para o público como as normas internacionais podem contribuir para o desenvolvimento sustentável”, reforçou.

A ABNT vai demonstrar a importância das normas como ferramenta para o desenvolvimento sustentável sob a ótica do usuário, englobando a indústria, o governo, as organizações não governamentais e os trabalhadores

Um dos destaques das apresentações da associação na conferência oficial e nos eventos paralelos é a norma ABNT NBR ISO 26.000 de Responsabilidade Social, publicada ao final de 2010, disse São Thiago. Essa norma envolveu 450 especialistas de quase 100 países no esforço de “tornar concreto o anseio da sociedade mundial, que era ter uma orientação sobre responsabilidade social”, destacou. O processo se estendeu de 2005 a 2010, na busca de consenso sobre a matéria.

O gerente da ABNT disse que um evento como a Rio+20 traz intenções que, para serem concretizadas, necessitam de normas. Lembrou que um dos resultados apresentados pela Conferência da ONU para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio em 1992, foi a elaboração da norma de gestão ambiental ISO 14.000. “Foi um resultado direto da Rio 92”.

Prefeitura Municipal de São Paulo apoia oficialmente a ação do Limpa Brasil no dia 27 de maio