sábado, 11 de janeiro de 2014

Semmas retira ocupações irregulares de loteamentos da Zona Norte de Manaus

Semmas retira ocupações irregulares de loteamentos da Zona Norte de Manaus


A ação ocorreu nos loteamentos Parque das Garças e Águas Claras e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que realiza serviços de drenagem e arruamento no local

    O alvo da operação foram os barracos desabitados que serviam apenas para especulação imobiliária
    O alvo da operação foram os barracos desabitados que serviam apenas para especulação imobiliária (Júlio Pedrosa/Semmas)
    A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e o Batalhão Ambiental da Polícia Militar realizaram, na manhã desta quinta-feira (9), a retirada de 13 armações de barracos construídas em um trecho da Área de Preservação Permanente (APP) do Igarapé do Geladinho, localizada entre os loteamentos Parque das Garças e Águas Claras, na Zona Norte.
    A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que realiza serviços de drenagem e arruamento no local. O alvo da operação foram os barracos desabitados que serviam apenas para especulação imobiliária. Moradores do loteamento, preocupados com a degradação ambiental causada pelos invasores, agradeceram a ação da prefeitura.
    A ocupação vinha sendo monitorada pela Semmas desde setembro do ano passado. Após o recebimento de diversas denúncias de desmatamento e focos de queimadas na área, a fiscalização da secretaria esteve no local para notificar os ocupantes de novos barracos, que já estavam sendo utilizados como moradia, a saírem do local.
    Foram retiradas oito armações situadas às margens da rua Açairanã e cinco localizadas por trás da rua Sabiá. Dois novos barracos que estavam servindo como moradia foram notificados. Uma das ocupantes da área informou ser natural de Belém (PA) e que veio para Manaus há três meses para acompanhar o irmão.
    Ela contou que o irmão também migrou para a capital amazonense há um ano e mora em um dos barracos construídos irregularmente na APP. Foram retiradas também cercas e estacas de demarcação de lotes invadidos.
    *Com informações da assessoria de comunicação

    Saídas para a Mobilidade Urbana

    Guia de Sustentabilidade: acesso gratuito no site da AsBEA

    http://www.secovi.com.br/noticias/guia-de-sustentabilidade-acesso-gratuito-no-site-da-asbea/7305/

    Guia de Sustentabilidade: acesso gratuito no site da AsBEA

    Documento lançado há pouco mais de um ano ganha versão eletrônica e interessados podem fazer download no portal da entidade
    08/01/2014
    O Guia de Sustentabilidade na Arquitetura - Diretrizes de Escopo para Projetistas e Contratantes, lançado há pouco mais de um ano pela AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), acaba de ganhar a sua versão eletrônica, disponível para download gratuito pela entidade aos interessados.
    O objetivo do “Guia” é alinhar, entre contratante e contratado, os principais tópicos que deverão ser abordados no desenvolvimento do projeto, desde o levantamento das condições locais e do entorno do terreno, até os parâmetros de conforto, manutenção, durabilidade dos componentes e vida útil da edificação.
    O documento se propõe a melhorar as condições de sustentabilidade no desenvolvimento de projetos de arquitetura e das cidades e reunir informações sobre a importância das políticas públicas para viabilizar a implementação eficaz das boas práticas de sustentabilidade.

    Metrô São Paulo - Compromisso com a sustentabilidade

    Metrô São Paulo - Compromisso com a sustentabilidade


    Todos os dias, ocorrem mais de 23 milhões de viagens na Região Metropolitana de São Paulo. Boa parte delas se dá na cidade de São Paulo. Nos trens do Metrô São Paulo viajam mais de quatro milhões e quinhentos mil passageiros.
    Ao final do mês, pode-se dizer que os trens transportaram quase meio Brasil, ou mais de 100 milhões de passageiros. Homens, mulheres, idosos, estudantes e crianças, de um ponto a outro da cidade.
    Esses dados mostram a importância da rede metroviária para uma cidade como São Paulo. Temo-se consciência da responsabilidade, da missão e dos desafios para melhorar a qualidade de vida dos paulistanos, no presente e no futuro.
    Assim, o Metro SP definiu diretrizes relacionadas a quatro pilares – econômico, social, ambiental e urbano, com o objetivo de prover transporte público com sustentabilidade, para que as necessidades da sociedade de se mover livremente se deem de forma integrada e equilibrada entre o desenvolvimento econômico e bem-estar social e ambiental.
    Econômico
    -> Capacidade produtiva
    -> Empreendimentos associados
    -> Fortalecimento na dinâmica econômica
    -> Competitividade na metrópole
    Urbano
    -> Articulação dos agentes econômicos e políticas setoriais
    -> Estruturação do uso e ocupação do solo urbano
    -> Incremento da conectividade humana
    -> Valorização do desenho urbano e instalações
    -> Preservação do patrimônio histórico e cultural
    -> Requalificação urbana
    Social
    -> Redução do tempo de deslocamento
    -> Política tarifária de inclusão social
    -> Garantia de cidadania
    Ambiental
    -> Redução das emissões de poluentes
    -> Eficiência energética
    -> Qualidade ambiental


    Veja também:
    Metrô de SP abre concurso com 34 vagas e salários de até R$ 6.275,74
    Mobilidade urbana na cidade de São Paulo

    Fonte: Metrô SP