sábado, 20 de agosto de 2011

Dia Nacional de Combate ao Fumo: Não queime sua saúde!

20/08/2011 - 07:51

Dia Nacional de Combate ao Fumo é oportunidade para começar uma vida sem cigarro

NICORETTE®, da Johnson & Johnson, oferece plataforma completa de tratamento que aumenta chances de sucesso de quem deseja parar de fumar.

São Paulo— Em 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data que pode servir de inspiração para que os fumantes comecem uma nova fase da vida, sem cigarro e com mais saúde. Vale lembrar que segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) cerca de 200 mil brasileiros morrem por ano em decorrência do tabagismo, e que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa evitável de mortes do mundo.
Abandonar um hábito que muitas vezes pode ter anos de duração não é tarefa fácil, mas é possível quando há força de vontade e apoio – tanto psicológico quanto de medicamentos.

As terapias de reposição de nicotina com NICORETTE® - goma ou adesivo - trabalham como um motivador junto com a determinação do fumante para aumentar as chances de parar de fumar. De fato, os fumantes que utilizam as terapias de reposição de nicotina para largar o cigarro têm duas vezes mais chances de sucesso do que os que tentam apenas com sua força de vontade1.
NICORETTE® também disponibiliza serviços de apoio psicológico para quem deseja parar de fumar e para quem já alcançou essa conquista, como o ACTIVESTOP™ (www.activestop.com.br), programa online gratuito e personalizado, com duração de 14 semanas, para qualquer usuário que queira vencer os desafios para parar de fumar; o 0800 722 44 11, que funciona de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 17h, e oferece atendimento personalizado com orientação e dicas; e a fan page “Ex-Fumantes” (www.facebook.com/exfumantes), voltada à troca de experiências entre os que já venceram essa batalha e aqueles que querem parar de fumar.
De dentro para fora-Além do trabalho de apoio desenvolvido pela marca NICORETTE®, disponível para todos os interessados, a Johnson & Johnson também é referência nacional na luta contra o tabagismo, por ser a primeira empresa no Brasil a implementar, junto aos seus funcionários, a Política Mundial de Ambiente de Trabalho Livre de Tabaco.
A empresa também oferece, por meio do PAE (Programa de Assistência ao Empregado), apoio aos funcionários que desejam parar de fumar. No Programa Antitabaco, eles recebem tratamento especializado com terapia em grupo e com utilização de medicamentos de reposição da marca NICORETTE®. Os tratamentos são concluídos no período de oito semanas e se estendem aos familiares dos colaboradores da empresa.
NICORETTE®-As terapias de reposição de nicotina, como NICORETTE®, trabalham como um motivador no organismo, junto à determinação do fumante para aumentar as chances de parar de fumar. De fato, os fumantes que utilizam as terapias de reposição de nicotina para largar o cigarro têm duas vezes mais chances de sucesso do que os que tentam utilizando apenas a força de vontade.
NICORETTE® tem apresentações que atendem as necessidades de diferentes tipos de fumantes. NICORETTE® pode ser encontrado em duas versões: adesivos e gomas. A goma de NICORETTE® de 2mg é recomendada para quem fuma até 20 cigarros por dia e a goma NICORETTE® de 4mg é indicada para quem fuma mais de 20 cigarros. Os fumantes escolhem, ainda, entre os sabores Menta ou Freshmint, sendo que este último tem efeito branqueador e ajuda a clarear as manchas nos dentes causadas pelo hábito de fumar. NICORETTE® também pode ser encontrado na versão adesivo transdêrmico, composta de 3 fases de tratamento: 15mg, 10mg e 5mg.
Atenção: Este material é destinado exclusivamente aos profissionais de imprensa. As informações contidas neste material são oferecidas com propósito meramente informativo e não pretendem substituir as orientações do médico.
Johnson & Johnson do Brasil-Johnson & Johnson do Brasil é uma empresa voltada para a saúde e bem-estar dos consumidores, investindo fortemente em pesquisa e na qualidade dos seus produtos. No Brasil desde 1934, a empresa oferece mais de 140 produtos e emprega cerca de cinco mil funcionários. A Johnson & Johnson do Brasil é pioneira no lançamento de produtos que são referências de categoria, como em proteção solar com a marca SUNDOWN®, em adesivos curativos com a marca BAND-AID® e com a tradição da linha JOHNSON’S® Baby.

Compostagem de bagaço de cana de açúcar e queimaduras...


Técnicos de meio ambiente identificam produto que queimou criança

Produto é na verdade um tipo de adubo orgânico, que retém calor

http://eptv.globo.com/noticias/NOT,4,83,364690,Tecnicos+de+meio+ambiente+identificam+produto+que+queimou+crianca.aspx

20/08/2011 - 18:56
EPTV


Baixe o Adobe Flash 
PlayerBaixe o Adobe Flash Player












Técnicos de meio ambiente conseguiram identificar o produto que provocou queimaduras nos pés de uma menina de 8 anos no último domingo (14) em São Sebastião do Paraíso, no Sul de Minas. Um representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e da Polícia Ambiental estiveram neste sábado (20) na área que está com um tipo de adubo orgânico. Amostras de material foram coletadas em diversos pontos do local, que foi isolado.
O filho do proprietário do terreno, que pertence a uma empresa de terraplanagem, acompanhou os trabalhos e disse que o produto é uma compostagem de bagaço de cana de açucar, usada para adubar uma plantação de eucalipto. Um incêndio teria atingido a área em que o material está armazenado. O material tem como característica a retenção de calor. Segundo os donos do terreno, o material foi comprado há cinco anos como adubo orgânico de uma destilaria de Serrana (SP), que na época não exigiu uma licença ambiental para vender o produto. Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, independente do resultado da análise, o resíduo deve ser retirado do local em um prazo máximo de 90 dias.
O proprietário do terreno já foi autuado. De acordo com o analista da Secretaria de Estadual de Meio Ambiente, a empresa "Nova União", que vendeu o produto, também será autuada por não exigir a licença ambiental dos donos do terreno. O resultado das análises deverá ficar pronto em 30 dias. Segundo a mãe da criança, os proprietários da área estão arcando com todo o tratamento de saúde da menina.

Acidente
A menina Dailiane, de 8 anos, sofreu queimaduras de 3º grau enquanto brincava em um terreno, próximo a casa dos avós dela em São Sebastião do Paraíso. Ela teve os pés e um dos joelhos queimados ao subir no amontoado de terra, enquanto brincava com outras crianças. Na manhã deste sábado, Dailiane passou pela 2ª cirurgia para retirada da pele que estava infeccionada. Ela vai continuar internada no hospital.



EcoClean, uma tinta que promete limpar o ar. A tinta é invisível, ou seja, ela não muda a cor dos prédios que a aplicarem e conta com uma camada de partículas de dióxido de titânio





autoria e fonte: http://eco4planet.uol.com.br/blog/2011/08/tinta-invisivel-limpa-o-ar




Prédios, prédios e mais prédios. Como fica a qualidade do ar nas grandes cidades nós já sabemos: Péssima. Qual a melhor solução, além de plantarmos mais árvores? Para a fabricante de alumínio Alcoa, a melhor solução é a EcoClean, uma tinta que promete limpar o ar.

A tinta é invisível, ou seja, ela não muda a cor dos prédios que a aplicarem e conta com uma camada de partículas de dióxido de titânio. Essa camada, aplicada sobre alumínio, cataliza a luz do sol e faz com que os elétrons da tinta agitem as moléculas de ar para que elas librem seus radicais livres. Isso tudo faz com que poluentes, como o óxido de nitrogênio, sejam quebrados.

Craig Belnap, presidente da divisão de produtos para arquitetura da Alcoa, diz que “Uma superfície de 3 mil metros quadrados pintada com o produto equivale a 80 árvores limpando o ar. Só nos EUA existem 4,2 bilhões de metros quadrados de edificações com painéis de alumínio, se uma fração desses edifícios usasse o EcoClean, seria o equivalente a plantar milhões de árvores”.

Para melhorar tudo ainda mais, a empresa está testando a tinta em carros(!) além dos dois prédios modelos, um nos EUA e outro na Europa.

Eco2Box: Made in Brazil



Empresa incubada no CDT cria aparelho que mede consumo de energia da residência

ENERGIA - 18/08/2011

Divulgação




Eco2Box mede o consumo de energia de cada eletrodoméstico e gera gráficos que representam o prejuízo ambiental gerado em casa

fonte: http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=5511
autoria: Henrique Bolgue - Da Secretaria de Comunicação da UnB



O Brasil emite 2,2 bilhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera todos os anos. Quanto disso é sua responsabilidade? Um invento desenvolvido na UnB permite saber quanto cada aparelho da sua casa gasta de energia, e qual a emissão de carbono correspondente. A Eco2Box foi criada pela IPe, empresa incubada no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da universidade.
O produto coleta informações das tomadas e as direciona ao computador, onde são apresentados gráficos simplificados que mostram inclusive quantas árvores teriam de ser plantadas para compensar aquele banho demorado ou uma noite com a tv ligada. O morador pode ter informações de cada aparelho conectado ao sistema, como geladeiras, televisões e conta também com gráficos de medições diárias, mensais e de variação de gastos.
A IPe é formada por ex-alunos do curso de Engenharia de Redes. Eles tiveram a ideia em 2007, mas foi com o apoio do CDT que eles desenvolveram o primeiro protótipo. “Tínhamos formação técnica, mas lá conseguimos uma visão empreendedora e também fizemos diversos contados importantes”, diz Roberto Mascarenhas Braga. Ele diz queo objetivo da empresa com a Eco2Box é auxiliar na redução em até 15% o consumo de energia em casa.
O invento baseia-se em tecnologias existentes, mas fornece informações que não eram disponíveis ao morador. “O usuário podia ter medições locais, mas com os dados puros não é possível fazer muita coisa”, explica.


WIRELESS - A Eco2Box utiliza adaptadores plugados às tomadas. Com uma pequena antena, eles enviam as informações sobre o consumo para o aparelho, uma pequena caixa ligada a um computador por um cabo USB. Esta caixa reúne as informações e um programa de computador criado pela empresa faz o cruzamento dos dados. O computador precisa estar conectado à internet para obter o consumo em dinheiro, baseado na taxa de energia de cada estado. O aparelho também identifica problemas em tomadas ou se está havendo desperdício de energia.
O kit básico da Eco2Box deve sair entre R$ 200 e R$ 250, incluindo três adaptadores para tomadas e o programa para computador. O preço pode cair se for produzido em larga escala. Os próximos passos são criar adaptadores para a medição nas tomadas em formas de réguas, para que vários aparelhos possam ser ligados ao mesmo tempo. Além disso, a empresa está desenvolvendo um aplicativo para celulares.
O invento está participando do IBM SmartCamp Brasil, competição em oito capitais brasileiras para novas empresas que tenham viés ambiental. Dos 80 projetos apresentados nacionalmente, 10 irão para a final no Rio de Janeiro. O ganhador conhecerá o Vale do Silício, a meca da tecnologia mundial. Além disso, ganhará apoio da IBM para que o projeto seja comercializado. O resultado sai no final deste mês.
Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. 
Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.

Secretaria do Meio Ambiente de SP proíbe queima de palha da cana-de-açúcar...temporariamente! Pergunto: Pra que ainda precisa queimar (poluir), com tanta tecnologia limpa disponível?


16/08/2011 10:35

Secretaria do Meio Ambiente de SP proíbe queima de palha da cana-de-açúcar também à noite

Medida foi tomada devido à baixa umidade do ar

AGÊNCIA ESTADO





A queima da palha da cana-de-açúcar, necessária para a colheita manual da cultura, está suspensa em 124 municípios paulistas, por determinação divulgada nesta segunda, dia 15, pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), órgão da Secretaria do Meio Ambiente.

A medida ocorre quando a umidade do ar cai abaixo de 20% durante o período das 12h às 17h. A proibição da queima, que já vigora entre 6h e 20h entre 1º de junho e 30 de novembro, fica assim ampliada para o período noturno nessas cidades, a maioria nas regiões Oeste e Norte do Estado de São Paulo.

Segundo a Cetesb, a umidade média chegou a 15% em Votuporanga e em Guarani D'Oeste, ambas na região administrativa de São José do Rio Preto (SP), durante a tarde. Além dos municípios, a queima da palha da cana-de-açúcar está proibida durante todo o dia por determinação judicial nas lavouras das cidades paulistas de Ariranha, Palmares Paulista e Santa Adélia.

Rádio de papelão traz benefícios ao meio-ambiente e à saúde


Radio Cardboard (Foto: Divulgação)

Rádio de papelão traz benefícios ao meio-ambiente e à saúde

18/08/2011 16h04- Atualizado em 18/08/2011 16h04

fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2011/08/radio-de-papelao-traz-beneficios-ao-meio-ambiente-e-saude.html

autoria: Eduardo Moreira Para o TechTudo
O britânico Christopher McNicholl aproveitou de sua criatividade e consciência ecológica para desenvolver o Cardboard Radio. Um simples, mas genial rádio feito de papelão.
Radio Cardboard (Foto: Divulgação)
Radio Cardboard é um aliado ao meio-ambiente (Foto: Divulgação)
O Cardboard custa aproximadamente R$ 40,00 

O rádio tem design simples, inspirado nos antigos rádios dos anos 60. Christopher pegou os elementos básicos de um rádio convencional, e integrou esses componentes em uma caixa de papelão previamente adaptada para o formato do rádio, com espaços para o alto-falante e controles de volume e sintonia de estações.
Carradio (Foto: Divulgação)
Cardboard (Foto: Divulgação)



Toda a sua estrutura interna foi feita para que o usuário conte com as funções básicas de um rádio convencional. E, em caso de quebra de algum componente interno do rádio, ou se o mesmo tiver a sua vida útil encerrada, você pode simplesmente trocar a placa interna do rádio, aproveitando a caixa externa de papelão. A regra de reciclagem vale para a própria caixa externa: se ela se deteriorar com o tempo, é só comprar outra, e continuar a usar o rádio normalmente.

Além disso, o papelão é um material reciclável, ou seja, mesmo que você resolva se desfazer completamente do rádio, o seu material pode ter um fim mais eficiente, com um menor impacto ambiental. É o tipo de produto que merece destaque, não só por ser uma solução simples e prática para quem quer ouvir música ou notícias, mas principalmente por ir um passo além, ajudando a preservar o planeta.

Além da vantagem ecológica, o Cardboard Radio possui um conector para iPhone/iPod, permitindo que você ouça as músicas de sua playlist através do alto-falante integrado do rádio. É claro que a qualidade final do som e a recepção das estações de rádio podem ficar comprometidas, mas ainda assim, é um produto que merece seu destaque pela proposta apresentada.

O Cardboard Radio custa US$ 25.


Via ChipChick


O homem quase foi extinto


O homem quase foi extinto

04 de agosto de 2011 | 0h 00

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,o-homem-quase-foi-extinto,753896,0.htm
Fernando Reinach - O Estado de S.Paulo
Quando sobram poucos indivíduos de uma espécie, ela é listada como ameaçada de extinção. É o caso do tigre-asiático e do mico-leão-dourado. Agora, um grupo de cientistas descobriu que nós também passamos perto da extinção.
Essa descoberta é um subproduto do sequenciamento completo do genoma humano. Mas como é possível decifrar nossa história analisando a sequência de nosso genoma?
Imagine um saco contendo 100 bolas, 25 vermelhas, 25 amarelas, 25 azuis e 25 verdes. Imagine agora que cada uma dessas bolas se divida a cada 24 horas, dando origem a duas bolas da mesma cor que a bola mãe.
Ao longo do tempo, a população de bolas no saco vai aumentar, mas a proporção entre as bolas vai se manter. Se um número pequeno de bolas "morrerem" (forem tiradas do saco), a proporção entre as cores pode mudar um pouco, mas deve se manter aproximadamente a mesma.
Imagine que, em dado momento, exista uma mortandade em massa dessas bolas e que só sobrem duas bolas dentro do saco. Essas duas podem ser da mesma cor ou de cores diferentes - de qualquer maneira, duas das quatro cores deixarão de existir. Imagine agora que depois desse evento catastrófico as bolas continuem a se reproduzir.
Anos depois, examinemos o saco. Vamos encontrar somente duas cores, descendentes dos poucos indivíduos que sobreviveram à catástrofe. Esse efeito é o que os geneticistas chamam de "efeito fundador", ou seja, uma redução drástica na diversidade genética (o número de cores existentes) de uma população resultante de um afunilamento brutal do número de indivíduos da população em algum momento do passado. Quando o "efeito fundador" é detectado, podemos deduzir que a espécie, por um período, teve pouco indivíduos e portanto correu o risco de ser extinta.
Na verdade, a genética humana é mais complicada, pois não existe somente uma característica (cor), mas milhões delas. Além disso, como a reprodução é sexual, as características se misturam a cada geração. E, o que é importante para esse tipo de análise, surgem novas variantes de cada característica ao longo do tempo (é como se de vez em quando uma bola vermelha tivesse um filho mutante cor-de-rosa, dando origem a uma subpopulação de bolas rosas). O importante é que, analisando o genoma completo de diversos indivíduos e assumindo a duração de cada geração e a taxa de mutação (com que frequência surge uma nova variável, como a bola rosa), esse novo método permite estimar o tamanho da população em cada momento do nosso passado.
Funil. Foi isto que os geneticistas fizeram, utilizando os genoma humanos já sequenciados, que incluem pessoas da Ásia, da Europa e da África. Assumindo que o intervalo de tempo entre as gerações é de 25 anos e que a frequência do surgimento de uma nova variedade genética é de 2,8 x 10 - 8 por geração por base de DNA, foi possível construir um gráfico do número de indivíduos que contribuíram para a diversidade atual de nossa espécie.
O resultado mostra que, há 5 milhões de anos (quando nossos ancestrais ainda eram macacos), a população era grande, mas foi reduzida rapidamente para 100 mil indivíduos por volta da época do surgimento do Homo sapiens, há aproximadamente 300 mil anos. Depois, cresceu novamente. O grande funil ocorreu faz 20 mil anos, quando a população efetiva foi reduzida rapidamente e somente mil pessoas (as duas bolas que sobraram no saco) ficaram vivas. Foram somente essas mil que deram origem a todos os 7 bilhões que somos hoje. Se essas mil pessoas também tivessem morrido, hoje o Homo sapiens não existiria.
Esse resultado vai ser refinado, à medida que um número maior de genomas forem sequenciados. Mas caso essa descoberta se confirme, ela significa que, em um momento relativamente recente, alguns milhares de anos antes de surgirem as primeiras cidades e a agricultura, nossa espécie correu um risco real de ter desaparecido. Se isso tivesse ocorrido, nosso destino teria sido o mesmo de 99% das espécies que já habitaram o planeta - e estaríamos fazendo companhia aos dinossauros. A questão é: que espécie estaria administrando o museu em que nossos esqueletos fósseis estariam expostos?

BIÓLOGO
MAIS INFORMAÇÕES: INFERENCE OF HUMAN POPULATION HISTORY FROM INDIVIDUAL WHOLE-GENOME SEQUENCES. NATURE, VOL. 475, PÁG. 493, 2011  

CAMPANHA: VAMOS AJUDAR A SOMÁLIA!


Omar Faruk/Reuters


Ajude a Somália a combater a fome; saiba como
Jamil Chade/AE
Jamil Chade/AE
Mãe e filho em Dadaab, maior campo de refugiados do mundo











DADAAB, FRONTEIRA ENTRE QUÊNIA E SOMÁLIA - "Essa cidade não deveria existir”, diz Maira. A refugiada da Somália refere-se ao Campo de Dadaab, um verdadeiro testamento vivo da tragédia de toda uma região da África e, hoje, um certificado da falência da estratégia de combate à fome.
A reportagem do Estado está convivendo com os 440 mil refugiados que se amontoam no acampamento mantido pela ONU entre a fronteira da Somália e do Quênia. Considerado o maior campo de refugiados do mundo, Dadaab é resultado de guerras, miséria e agora da fome que atinge o Chifre da África.
Há alguns anos, a esperança da ONU era a de que uma solução começasse a ser dada aos refugiados que chegaram 20 anos atrás ao local. Mas a eclosão nos últimos meses de uma das piores ondas de fome em 60 anos na África enterrou esse plano. Desde o início do ano, 170 mil novos refugiados foram para Dadaab. Por dia, 1,5 mil pessoas chegam ao campo.
Na fuga da fome, o caminho para muitos é dos mais dramáticos. Sobreviveram à falta de alimentos, ao calor, à falta de água, às milícias, aos grupos de bandidos e mesmo aos animais. No caminho, centenas de mulheres são alvo de violência sexual e chegam grávidas.
De 30 para 440 mil pessoas
O acampamento foi criado em 1991, com o objetivo de receber refugiados da guerra civil na Somália. Cerca de 30 mil pessoas eram esperadas. Em poucos meses, o local teve de ser ampliado para comportar 90 mil refugiados da Somália. Hoje, diante da explosão da fome na África, ele já conta com 440 mil refugiados e, em poucas semanas, serão 450 mil. Os números não dão sinais de ceder, enquanto um volume cada vez maior de ONGs desembarca para construir novos locais de acolhimento, ampliando o perímetro da cidade.
Ao sobrevoar em um monomotor o campo em busca da pista de pouso que serve para a ONU e ONGs abastecerem o acampamento, a primeira imagem que se tem de Dadaab é a de um tapete de retalhos. Os tetos de plástico, lixo e outros materiais das barracas perdem-se de vista. São 50 quilômetros quadrados do que certamente é a cidade mais miserável do mundo.
Para deixar a situação mais dramática, os refugiados pouco a pouco abandonam a alegria de chegar a Dadaab pelo desespero de entender que não terão mais para onde ir. “Saímos de um inferno esperando chegar a um lugar que fosse o reinício de nossas vidas. Mas vemos que estamos em outro inferno”, diz Maira. 
Para muitos, Dadaab é uma prisão a céu aberto. Os refugiados não podem se mover livremente, falta comida, água e segurança. Quase ninguém tem trabalho, nem mesmo a perspectiva de um dia sair do acampamento. Expulsos de seu país pela fome e a violência, os refugiados descobrem que também não são bem-vindos no Quênia.
Em Nairóbi, o governo queniano faz de tudo para evitar que o campo se transforme em uma cidade estabelecida. Oficialmente, a fronteira está fechada. “Mas isso não significa nada”, diz Luana Lima, uma pediatra carioca que trabalha no acampamento. “No lugar de 20 dias, estão levando 40 dias para fazer caminhos que evitem a segurança. Chegam aos hospitais em estado crítico.”
Relatos feitos à reportagem apontam na mesma direção. “Estamos em uma prisão e a pena é válida por todas nossas vidas”, conta Abu Mal. “Não podemos sair. Quem sai é preso e sofre nas mãos dos policiais.” Para evitar ser espancado, precisam pagar subornos, algo impossível para refugiados já miseráveis.
Em um recente estudo, a entidade Human Rights Watch acusou o governo do Quênia de usar policiais para intimidar os refugiados. O governo do Quênia fechou desde 2006 sua fronteira com a Somália para evitar novos refugiados. Mas Dadaab continua a ganhar terreno.
Vítimas
Se o número de refugiados é recorde, a outra parte da história é que milhares, em busca dessa cidade, ficam pelo caminho. Hana tem 42 anos e sabe muito bem o que isso significa. Ela herdou a missão de salvar seus netos. Seus dois filhos estão lutando na Somália e sua filha morreu de fome no caminho para o campo. Ela diz que as últimas palavras de sua filha foram para que ela cuidasse dos quatro netos. “Dois já morreram depois que minha filha morreu.”
Para os especialistas da entidade Médicos Sem Fronteiras, o pior ainda está por vir. A previsão é a de que a seca continuará pelos próximos dois meses. A crise foi oficialmente declarada pela ONU em julho. Mas a falta de chuvas e a situação cada vez mais desesperadora já vinham sendo registradas há meses.
Em Dadaab, famílias e ONGs perdem a calma quando a crise da fome no Chifre da África é mostrada no Ocidente apenas como um fenômeno natural. “Não há mais como mostrar garotos esqueléticos e estereótipos da fome nas capas de jornais pelo mundo”, afirma um funcionário de uma ONG que pede anonimato. “Dá a sensação de inevitabilidade.”
Os mais críticos alertam que a imagem da vítima passiva, da fome silenciosa permite que governos promovam ações humanitárias, sem serem questionados sobre como é que o mundo deixou isso ocorrer.
Para os refugiados, o envio de alimentos pelo mundo é fundamental. “Mas não queremos apenas sobreviver”, diz Mohamed, de 43 anos, que desde os 29 anos vive em Dadaab. “Podem mandar alimentos para todos e mesmo assim o problema não será resolvido.”
Wolfgang Fengler, economista-chefe do Banco Mundial em Nairóbi, alerta que a crise vivida hoje no Chifre da África é “obra humana”. Para ele, a seca era previsível e ninguém fez nada. Especialistas apontam o fenômeno do La Niña como provável causa da falta de chuvas neste ano. Para ONGs e para a ONU, só haverá uma solução para a fome na África quando houver um plano e investimentos.
Assim que as primeiras gotas de chuva voltarem a cair na região, não apenas molharão a terra árida. Também darão a conveniente impressão de que o problema da fome terminou. Que era apenas uma fatalidade climática.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:




  • Zimbábue dá ultimato a múltis para transferir controle


  • Fome na Somália se agrava; saiba como ajudar

    Diversas ONGs atuam no Chifre da África e aceitam doações em dinheiro e trabalho voluntário

    05 de agosto de 2011 | 16h 38
    http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,fome-na-somalia-se-agrava-saiba-como-ajudar,754708,0.htm


    SÃO PAULO - A divulgação do primeiro relatório sobre o número de mortes provocadas pela crise alimentar na região do Chifre da África revela que mais de 29 mil crianças com menos de 5 anos já morreram de fome nos últimos três meses na Somália - uma média de 300 por dia, quase 15 por hora.
    Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 640 mil crianças somalis estão subnutridas e 3,2 milhões de pessoas - de uma população total de 7,5 milhões - precisam de ajuda imediata para sobreviver.
    Nesta semana, a ONU declarou situação de fome em mais três regiões do sul da Somália, elevando a cinco o total de áreas atingidas. O órgão, que na segunda-feira, 8, lançou um site em português por meio do qual é possível fazer doações às vitimas da fome no Chifre da África, calcula que dezenas de milhares de pessoas tenham morrido em decorrência do atual período de seca, o pior a afetar a Somália em 60 anos.
    O alto índice de crianças somalis com desnutrição aguda indica que o número de óbitos entre crianças pequenas aumentará ainda mais. Conheça algumas das formas de ajudar a Somália a combater a fome. E participe divulgando a hashtag#ajudeasomalia no Twitter.

    Doações em dinheiro para ajudar a Somália

    Comitê Internacional da Cruz Vermelha (ICRC)
    É necessário escolher a operação de destino antes de prosseguir com a doação. Há opções de transferência bancária ou postal. A Cruz Vermelha disponibilizou na sexta-feira, 12, duas contas bancárias no Brasil para doações:
    Cruz Vermelha Brasileira (ACB)Banco do Brasil
    Agência 1611-X
    Conta corrente 80000-7
    Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV)CNPJ: 04.359.688/0001-51
    Banco HSBC
    Agência 1276
    Conta corrente 01034-73
    Agência de Refugiados das Nações Unidas (UNHCR)Doações únicas ou mensais, em dólares e via cartão de crédito. Com apenas US$ 7 (cerca de R$ 11), já é possível comprar um kit de alimentação para uma criança desnutrida.
    Programa Mundial de Alimentos (WFP)A agência filiada à ONU permite doações em seis moedas diferentes (R$ não incluso) e o direcionamento da ajuda - para a África ou o local "onde a necessidade for maior".
    CareO doador pode optar entre as sugestões ou doar um valor desejado. A doação é feita em dólares. A entidade informa o que pode ser feito com o valor doado.
    Médicos Sem Fronteiras (MSF)Opção de pagamento via boleto bancário ou débito automático, em reais. A ONG também informa o que pode ser adquirido com a quantia. Com R$ 30, por exemplo, é possível ajudar uma criança desnutrida por um mês.
    UnicefO órgão do ONU aceita doações em dólares. O valor é automaticamente direcionada para ações nos países do Chifre da África. Para os brasileiros, a Unicef disponibiliza uma conta bancária para doações específicas para o Chifre da África: UNICEF PSD SALES CONTRIBUTION A.ACCOUNT, CNPJ 03744126-0001-69, Bradesco, ag. 3416-9, conta 142700-8.
    Cruz Vermelha do QuêniaPara doações específicas para o Quênia, somente via cartão de crédito.
    Save the ChildrenDoações feitas em dólares e somente via cartão de crédito. O valor é livre, mas a ONG indica que basta doar US$ 1 (pouco mais de R$ 1,50) por dia durante 100 dias para salvar uma criança da fome.
    Igreja Evangélica Luterana Americana (ELCA)A instituição criou uma página específica para doações para a região. Além de opção de cartão de crédito, a página oferece endereço e telefone para quem está nos EUA e quer ajudar.
    Action AidAgência tem página simples para as doações. Basta preencher os dados, estipular o valor e contribuir.
    International Medical Corps (IMC)Segundo a ONG, cada dólar doado por um indivíduo é somado a US$ 30 oriundos de doações corporativas. Doações podem ser únicas ou periódicas, apenas via cartão crédito.
    VoluntariadoAlgumas agências, como as Nações Unidas e o Voluntariado Mundial, oferecem programas de voluntariado, local ou à distância.
    -----

    Cash donations to help Somalia

    International Committee of the Red Cross (ICRC)Donors must choose which operation will receive the donation before proceeding. Bank transfer and postal transfer options available.
    The UN Refugee Agency (UNHCR)
    One-time or monthly donations, in dollars transfered by credit card. With as little as US$ 7 it is already possible to purchase a food kit for a hungry child.
    World Food Programme (WFP)This UN-Affiliated agency receives donations in six different currencies, and the aid is destined to Africa – or “wherever it is needed the most”.
    CareDonors may choose between donating a suggested amount or specifying a desired amount. Donations are made in dollars. The organization informs all that can be achieved with the amount chosen.
    Doctors Without Borders (MSF)Several donation and payment options available. The organization provides urgent medical care to hundreds of thousands of people in more than 70 countries around the world each year.
    Unicef
    The UN Agency receives donations in dollars. The amount is immediately directed to aid projects in the Horn of Africa.
    Kenya Red Cross
    For specific donations to Kenya, by credit card only.
    Save the ChildrenDonations are in dollars by credit card only. The amount is not predefined, but the NGO mentions that a daily donation of as little as US$ 1 for a 100-day period is enough to save a child from hunger.
    Evangelical Lutheran Church in America (ELCA)The institution has a specific site for donations destined to the region. Other than credit card donation options, the site offers an address and phone number for those in the US willing to help.
    Action AidThe agency has a simple site for donations. Donors need only fill in their personal data and decide how much they want to contribute with.
    International Medical Corps (IMC)According to this NGO, every dollar donated by individuals is added to US$ 30 donated by corporations. Donations are by credit card only, and can be onte-time-only or recurrent and periodical.
    VolunteeringSome agencies Like the United Nations and the World Volunteer Web have local-and-direct volunteering programmes. Learn how to help in the following links:
    -----

    Donaciones en dinero para ayudar a Somalia

    Es necesario elegir la operación de destino antes de proceder a la donación. Las opciones son transferencia bancaria o postal.
    Donaciones individuales o mensuales, en dólares y con la tarjeta de crédito. Con sólo 7 dólares, es possible comprar un kit de alimentos para un niño desnutrido.
    La agencia afiliada a la ONU permite donaciones en seis divisas diferentes y la ayuda es direccionada a África o el lugar donde "la necesidad sea mayor".
    El donante puede elegir un valor dentre las sugerencias o un otro valor deseado. La donación se hace en dolares. La organización informa lo que se puede hacer con la cantidad donada.
    Están disponibles varias opciones de pago para las donaciones. La organización proporciona atención médica urgente a cientos de miles de personas en más de 70 países de todo el mundo cada año.
    El órgano de la ONU acepta donaciones en dólares. El valor se envía automáticamente a las acciones en los países de la región del Cuerno de África.
    Para donaciones específicas a Kenia, sólo a través de tarjeta de crédito.
    Las donaciones són hechas en dólares y sólo a través de tarjeta de crédito. El valor es libre, y la ONG indica una donación de US$ 1 por día durante 100 días es suficiente para salvar a un niño de la hambre.
    La institución ha creado una página específica para las donaciones a la región. Además de la opción de tarjeta de crédito, la página proporciona la dirección y número de teléfono para cualquier persona que estea en los EE.UU. y quiera ayudar.
    Agencia tiene página sencilla para las donaciones. Es necessario solamente rellenar los datos, eligir un valor y contribuir.
    Según la ONG, cada dólar donado por una persona es acrecido de US$ 30 más procedentes de donaciones corporativas. Las donaciones pueden ser únicas o periódicas, sólo a través de tarjeta de crédito.
    Voluntariado
    Algunas agencias, como las Naciones Unidas e la Red Mundial de los Voluntariosofrecen programas de voluntariado, local o distante. Echa un vistazo a los links y encontrar la manera de ayudar:
    -----

    Donnations en argent afin d'aider la Somalie

     

    Comité International de la Croix-Rouge (ICRC)Il est nécessaire de choisir l'opération de destination avant de poursuivre à la donation. Options: transfert bancaire ou par poste.
    Agence pour les Réfugiés des Nations Unies (UNHCR)Donnations uniques ou mensuellles, en dollars et par carte de crédit. Avec seulement US$7 il est possible d'acheter un kit d'aliments pour un enfant sous nourri.
    Programe Mondial d'Aliments (WFP)Cette agence filliée à les Nations Unies permet des donnations en six différentes monnaies et dirrectionne l'aide vers l'afrique ou le local de nécéssité majeur.
    CareLe donneur peut opter entre des sugéstions ou donner une valeur comme il veut. En dollars. L'agence Care informe ce que pourra être fait avec l'argent reçu.
    Médecins Sans Frontières (MSF)Option de payement par avis bancaire ou par débit automatique à la banque. L'agence informera aussi ce que pourra être acheté avec la valeur en question. Avec US$20 il est possible d'aider à nourir un enfant au long d'un móis.
    UnicefCet organe de les Nations Unies accepte des donnations en dollars. La valeur est automatiquement envoyée aux pays de la Corne de l'Afrique.
    Croix Rouge du KenyaDonnations spécifiques par carte de crédit.
    Save the Children (Sauvez les Enfants)Donnations en dollars et seulement par carte de crédit. Valeur libre. Cette ong informe qu'en donnant US$1 par jour pendant 100 jours, il est possible de sauver un enfant de la famine.
    Église Évangélique Lutherrene d'Ámérique (Elca)Cette institution a créé une page spécifique pour les donnations pour la région. À part les donnations par carte de crédit, la page offre l'adresse et le téléphone pour ceux qui sont aux États Unis et veullent y aider.
    Action AidL'agence a une page simple pour les donnations. Il suffit de remplir les donnés et de stipuler la valeur.
    International Medical Corps (IMC)Selon cette ong, chaque dollar donné part un indivu particulier est ajouté à US$30 de donnations corporratives. Donnations uniques ou périodiques par carte de crédit seulement.
    VolontariatQuelques agences comme Nations Unies ou Volontariat Mondial offrent des programmes de volontariat, local ou à distance. Accédez aux "links" et découvrez comment en y aider.

http://busca.r7.com/s?q=Domingo+Espetacular

publicado em 14/08/2011 às 22h17:

Chifre da África agoniza com seca e guerras e tem 12 milhões à beira da morte
FONTE: http://noticias.r7.com/videos/chifre-da-africa-agoniza-com-seca-e-guerras-e-tem-milhoes-a-beira-da-morte/idmedia/4e48720d3d1492104c46eff4.html


  • destacar vídeo
  • espalhe por aí
Dê sua nota:
10.022 exibições






A Grande Reportagem: O Domingo Espetacular esteve em um lugar que morre lentamente. Na região chamada de Chifre da África - que abrange Eritreia, Djibuti, Etiópia, Somália e Quênia -, mais de 12 milhões de pessoas estão perto da morte. A pior seca dos últimos 60 anos no leste do continente assola os países, provoca a fome e uma legião de crianças subnutridas. A Somália ainda sofre com uma guerra civil por conflitos religiosos que já dura 20 anos. Estima-se que 1.800 pessoas cheguem por dia ao maior campo de refugiados do mundo, localizado na cidade de Dadaab, na fronteira com o Quênia. Já na Etiópia, a epidemia de sarampo já matou mais de 17 mil pessoas. Veja a reportagem e conheça uma região do mundo que pede por socorro.