segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Pesquisa on line a respeito do Feng Shui 風水


Nos últimos anos fiz uma reflexão sobre como este blog poderia ajudar a proteger o meio ambiente natural e melhorar a qualidade de vida das pessoas que nela habitam ou trabalham e a alternativa que encontrei: mudando os paradigmas e focando nas pessoas, individualmente.



Do direito difuso do meio ambiente:

Na arquitetura e na engenharia civil, projetamos e construímos uma obra (meio ambiente artificial), cada vez maiores, mais altos, arrojados, utilizando técnicas, tecnologias e materiais sustentáveis para adaptar, ocupar e preservar a natureza; analisando a qualidade do solo; o lençol freático; água para abastecimento; o tratamento dos efluentes; o descarte e tratamento dos resíduos; a supressão e poda, plantio das árvores; estudo do efeito dos ventos; das mudanças climáticas e o regime de chuvas; das descargas atmosféricas (raios); concreto armado; energias limpas para alimentar as instalações elétricas; aproveitamento da iluminação natural e economizar consumo de energia; segurança contra incêndios; influência negativa das radiações ionizantes e não ionizantes para humanos e outros, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, normas globalização da International Organization for Standardization - ISO, incluindo as legislações complexas federais, estaduais e municipais urbanísticas e ambientais, de acordo com a finalidade de uso da edificação ou equipamento..
É o desenvolvimento sustentável com os objetivos de desenvolvimento sustentável - ODS da ONU, tudo muito organizados, devidamente burocratizados, fiscalizados pelo órgãos ambientais e judicializados pelo Ministério Público.
Todavia, com tudo isso e mesmo com a educação ambiental, até agora não conseguimos pontualmente, por exemplo,  despoluir o nosso rio Tietê, acabar com as queimadas, evitar que descartem resíduos em qualquer lugar, coibir as ocupações irregulares ou sequer convencer "um ambientalista" ou um ciclista a largar o seu cigarro. Aí entra o complicado termo "direito difuso do meio ambiente", defendido legalmente, coletivamente, que serve para judicializar e discutir academicamente o problema ambiental,mas no meu entendimento acaba por procrastinar a solução. 



O Feng Shui e a sustentabilidade:

Pensando nisso, por que não harmonizar o imóvel e as pessoas que nela moram ou trabalham, e analisá-los individualmente com o Feng Shui?
Feng shui (風水): Feng, 風 é o vento que transporta e shui, 水é a água armazena a energia vital, Qì.  A energia vital, 氣 Qì é também conhecida como Chi, Ki (em japonês), prana (sânscrito), Ga-llama (tibetano) e quando Yin e Yang entram no estado de equilíbrio, existe o Qì.
O Feng Shui desenvolveu-se ligado ao Taoísmo, uma escola filosófica chinesa  fundamentada na observação da natureza e na busca da realização humana do caminho perfeito - o Tao.
De acordo com o Feng Shui, utilizamos a energia dos 5 elementos natureza: fogo; terra; metal; água e madeira.


Wu Xing

Ciclo de Construção

Nesta forma eles fortificam uns aos outros.
O Fogo cria a Terra
A Terra contém o Metal
O Metal transporta Água
A Água nutre a Madeira
A Madeira alimenta o Fogo

Ciclo Destrutivo

Nesta forma um domina e controla o outro.
O Fogo derrete o Metal
O Metal corta a Madeira
A Madeira consome a Terra
A Terra barra a Água
A Água apaga o Fogo






O Feng Shui tem sido aplicado há mais de 3.000 anos pelos chineses entendendo que o espaço onde se vive ou trabalha devem estar em equilíbrio, essencial para a saúde, bem estar e harmonia das pessoas.




BAGUÁ


Para que a energia Qì flua em harmonia nos espaços para atrair boas vibrações para as pessoas, precisamos adequar a disposição do mobiliário, do aquário, das plantas, a importância das cores, conforme disposição do Bagua, combinando com a radiestesia/radiônica.


Formulário On Line:

Estamos criando a statup "Feng Shui-Arquitetura de Luz Holística" e como investidor anjo, peço a colaboração dos leitores e seguidores para que respondam, por favor,  o formulário on line a respeito do Feng Shui no link abaixo,  para desenvolver o conteúdo do site/blog.

Obrigado.