terça-feira, 17 de dezembro de 2019

O que é Feng Shui?

O que é Feng Shui?


https://arquiteturadeluzholistica.wordpress.com

19 de abril de 2018 - 20:03 - por YNP, em Dicas de Saúde
O que é Feng Shui?
Hoje começamos uma nova coluna aqui no blog do Yoga no Parque falando sobre Feng Shui! Tão importante quanto cuidar da saúde do nosso corpo, é cuidar da energia da nossa casa e é por isso que estamos trazendo esse tema para compartilhar com vocês.
A primeira vez que eu tive contato com o Feng Shui foi em 2007, quando comecei a ler sobre o assunto e estudar de forma autodidata. Antes de ter feito a minha formação em yoga com o YNP em 2014, eu me formei em Design de Interiores, quando estudei na faculdade também sobre o Feng Shui. Desde então os princípios dessa incrível arte milenar chinesa tem feito parte da minha vida e nos próximos posts vou trazer mais conteúdo sobre esse assunto aqui.
Mas afinal, o que é Feng Shui?
Vamos começar entendendo o nome: traduzindo, Feng Shui significa "vento e água" e esse nome nasceu de um poema chinês que descreve as condições ideais de vida:
"Os ventos são suaves
O sol é brilhante
A água é cristalina
As árvores são abundantes"

Esse poema descreve o ambiente em que queremos viver, onde os ventos são suaves, a temperatura é moderada e o ar é limpo. Queremos morar em um local onde o sol brilha para que possamos cultivar nossa comida. Um lugar onde a água é pura e clara. E finalmente, onde as árvores e plantas podem crescer abundantemente.

Infelizmente, com o estilo de vida mais acelerado nós acabamos perdendo o contato com a natureza. Estamos poluindo nosso ar, a água, a terra e também nossas vidas. O Feng Shui é realmente voltar a entrar em contato com a natureza. É vento e água, os fundamentos que precisamos para sobreviver.
Ainda falando um pouco sobre a história do Feng Shui, é uma arte milenar que nasceu na China, mas que é praticada em toda a Ásia por quase todas as culturas, apenas com nomes diferentes. Por exemplo, na Índia o Feng Shui é chamado de Vastu Shastra.
Todas as culturas têm uma forma de Feng Shui, que é basicamente você viver em um ambiente harmônico para criar uma vida harmônica. Mesmo dentro da versão chinesa, existem muitas escolas diferentes que dependem das circunstâncias particulares da cultura, do tempo e da localização geográfica específica.


Nos tempos antigos era extremamente importante olhar para a sua localização e analisar o feng shui. Por exemplo, era melhor estar localizado com uma montanha atrás de você, para que nenhum estranho chegasse sem que você visse. Era melhor ter uma área aberta na frente para que você pudesse ver qualquer um que estivesse se proximando. São alguns desses princípios que trazemos para a nossa vida moderna quando vamos escolher onde posicionar os móveis da nossa casa e que elementos usar na decoração.


O feng shui procura melhorar o fluxo de energia através de seu ambiente para maximizar o potencial positivo em sua vida. O seu ambiente é um espelho do seu eu interior. Mude sua casa e consequentemente mude sua vida! Assim como no yoga nós cuidamos do nosso corpo, mente e espírito, também devemos cuidar da nossa casa, pois ela possui uma energia própria.
Nos próximos posts vamos nos aprofundar mais em como podemos usar o Feng Shui de forma prática no nosso lar. Enquanto isso, nosso papo continua aqui em baixo nos comentários: deixa aqui a sua dúvida sobre esse assunto e vamos conversar :)

Foto: @igorovsyannykov via www.unsplash.com
Texto: @karen.pok via www.namaste108.com