sábado, 26 de fevereiro de 2011

Lixo Extraordinário: o que acontece no maior aterro do mundo

Lixo Extraordinário: o que acontece no maior aterro do mundo

Autoria e fonte: http://blogs.discoverybrasil.com/descubra-o-verde/2011/02/lixo-extraordin%C3%A1rio-o-que-acontece-no-maior-aterro-do-mundo-.html








Quem são as pessoas que vivem de recolher materiais no Jardim Gramacho, o maior aterro sanitário do mundo, no Rio de Janeiro? Como chegaram a essa ocupação e a esse local, que não aparece nos roteiros turísticos? Quais são seus sonhos e expectativas? Como se pode ajudá-los a ter uma melhor qualidade de vida?



São perguntas suscitadas pelo filme Lixo Extraordinário (Waste Land), documentário sobre o projeto do artista brasileiro Vik Muniz que pretende auxiliar os catadores do Jardim Gramacho por meio da arte.

 


O Jardim Gramacho está bem longe das paisagens paradisíacas do Rio, de costas para o famoso Cristo Redentor, mas também é um pequeno mundo encerrado em si mesmo. Um mundo que gira em torno dos resíduos.



Seguindo o trajeto do projeto de Muniz, que se propôs a retratar uma série de catadores e depois recriar estas fotografias com materiais recuperados para leiloá-las, o documentário apresenta aos espectadores a vida dos chamados “catadores”, e suas histórias e reflexões sobre o que chamamos de "lixo".




Mas o documentário – produzido por Fernando Meirelles e com música de Moby – não é apenas um olhar passivo, mas uma iniciativa para ajudar a mudar esta realidade: entre o leilão das fotos de retratos “desenhados” com materiais descartados e os numerosos prêmios que o filme recebeu em festivais, gerou-se uma renda de 250 mil dólares que foi inteiramente doada a projetos de apoio aos coletores.



Algumas das ações viabilizadas por estes recursos, segundo o site oficial do filme (em inglês), foram: a construção de novas casas para os catadores, melhoria da infraestrutura e instalação de uma biblioteca com computadores para a Associação dos Catadores do Aterro do Jardim Gramacho, a compra de um novo caminhão e a construção de um centro de educação para os novos catadores, entre outros.



Além disso, o filme promoveu a formação de um movimento para a criação de um sistema de reciclagem na cidade do Rio de Janeiro e a contratação dos catadores como consultores, com o apoio da Fundação Coca Cola.




Depois de estrear no ano passado no Festival de Sundance e ser indicado ao Oscar de Melhor Documentário, esta semana Lixo Extraordinário estreou em diversos países e será exibido em breve em festivais no México e na Colômbia, entre outros (a lista completa de projeções pode ser conferida no site.



Assistir a este filme é importante para entender melhor o que acontece com o que jogamos fora e com aqueles que desempenham um papel tão importante para a sociedade, mas que muitas vezes são ignorados pelas autoridades.



Ajudar a iniciativa também é importante: ainda faltam recursos para a compra de mais caminhões, a construção de um galpão para a classificação dos resíduos, e para a contratação de educadores para capacitar os catadores, que precisam fazer a transição para postos de trabalho mais qualificados em fábricas de reciclagem quando o aterro for fechado, em 2012.



Saiba mais sobre o filme no site oficial em português e leia o artigo que a diretora Lucy Walker escreveu para o jornal britânico The Observer, em inglês.



Índia recebe pela primeira vez Dia Mundial do Ambiente

Índia recebe pela primeira vez Dia Mundial do Ambiente


Publicado em 25 de February de 2011




Autoria e fonte: http://www.greensavers.pt/2011/02/25/india-recebe-pela-primeira-vez-dia-mundial-do-ambiente/


O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciou que a Índia irá receber este ano, pela primeira vez, o Dia Mundial do Ambiente. O evento está marcado para o próximo dia 5 de Junho.



A Índia, uma das economias que mais tem crescido nos últimos anos e que está no meio de uma transição para uma economia verde, tem actualmente 1,2 mil milhões de habitantes e um dos mais complexos desafios no que toca à sustentabilidade urbana e manutenção da biodiversidade.



Assim, a edição deste ano do Dia Mundial do Ambiente terá como tema as florestas e tentará destacar a ligação intrínseca entre uma melhor qualidade de vida e a saúde das florestas e dos ecossistemas.



“As pressões sócio-económicas sobre a Índia e as suas florestas são tremendas, mas o Governo indiano encontrou soluções, tendo instituído um sistema de plantação de árvores para combater a degradação do solo e desertificação, incluindo corta-ventos para proteger os terrenos agrícolas ”, explica o PNUMA em comunicado.



“Ao conservar os seus ecossistemas mais importantes, a Índia introduziu, com sucesso, projectos que acompanham a saúde das plantas, animais, água e outros recursos naturais do País, incluindo a floresta Sundarbans e o tigre [na foto], uma das mais icónicas espécies de vida selvagem indiana”, explicou o PNUMA.



Leia o resto dos argumentos para a escolha da Índia como anfitriã do Dia Mundial do Ambiente neste link.



“Nos quase 40 anos de história do Dia Mundial do Ambiente, as cidades e comunidades indianas estiveram entre as mais activas, com uma miríade de eventos lançados em todo o País, todos os anos – por isso parece-nos correcto que esta economia em tão rápido desenvolvimento receba [o Dia Mundial do Ambiente] em 2011”, explicou o director executivo do PNUMA, Achim Steiner.



“ A Índia é famosa pela sua cultura, arte, filmes e TI (Tecnoilogias de Informação) imbatíveis em todo o mundo. E está cada vez mais na liderança de algumas das [maiores tendências de economia verde] que estão e emergir em todo o mundo”, continuou o responsável.



Residências mais sustentáveis não precisam abrir mão do conforto

Residências mais sustentáveis não precisam abrir mão do conforto

25 de fevereiro de 2011




Projeto Residências Sustentáveis do Grupo SustentaX será apresentado durante palestra no evento Casa Viva – Transforma sua Casa num Pedacinho do Planeta, em abril, no Rio



O Grupo SustentaX, criado com a missão de criar soluções integradas e competitivas para a sustentabilidade econômica, social e ambiental, vai apresentar durante o CASA VIVA – Transforma sua Casa Num Pedacinho do Planeta, o projeto o projeto Residência Sustentável, que tem o propósito de contribuir para a disseminação do tema sustentabilidade de forma prática, de maneira que as pessoas possam identificar maior interação com as ações que serão desenvolvidas e que poderão ser adaptadas e replicadas no seu dia-a-dia.

O projeto Residência Sustentável o projeto Residência Sustentável contempla o trabalho conjunto de várias empresas participantes no sentido de desmistificar o conceito de sustentabilidade aplicado à moradias demonstrando, passo-a-passo, como é plenamente possível se reformar e decorar um apartamento, seguindo critérios de sustentabilidade reconhecidos internacionalmente. Na visão do Grupo SustentaX, um dos apoiadores oficiais do Projeto Casa Viva, uma nova sociedade sustentável está se formando a partir da crescente preferência dos consumidores por produtos e serviços produzidos por empresas socioambientalmente responsáveis.



A apresentação do projeto durante o Evento Casa Viva será no dia 07 de abril, às 14 horas, no espaço EcoDebate, que acontece durante os quatro dias do evento, em paralelo ao EcoShow – exposição de tecnologias e produtos sustentáveis e a visitação à Casa Modelo, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, de 7 a 10 de abril.



Com patrocínio da Petrobras, Eletrobrás e outras empresas públicas e privadas, Casa Viva prevê a construção de uma casa sustentável, cujo modelo está sendo desenvolvido pela equipe da arquiteta Alexandra Lichtenberg, do Ecohouse Urca, além de uma grande exposição de produtos e tecnologias sustentáveis e um ciclo de debates, palestras e workshops sobre sustentabilidade na construção, consumo consciente, economia do clima, tecnologias limpas etc. Idealizado e desenvolvido pela Planeja & Informa Comunicação e Marketing em parceria com a CASA VIVA Eventos Ambientais, a iniciativa conta com apoio oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O diferencial deste evento é que a Casa Viva, além de já integrar produtos e tecnologias sustentáveis na estrutura da Casa, vai possibilitar a demonstração prática de utensílios, eletrodomésticos e equipamentos mais eficientes na construção e uso diário, certificados pelo Conpet/Petrobras e PROCEL/Eletrobrás, e mais econômicos do ponto de vista de eficiência energética e economia de água. Além disso, na Casa Viva o público será estimulado na prática a usar produtos fabricados a partir de métodos e materiais sustentáveis em uma série de atividades, como aulas de culinária, noções de economia de água, talkshow, “recycle” de roupas, reciclagem etc.



Entre os apoiadores estão também A Prefeitura do Rio de Janeiro, Pnuma Brasil (ONU), (CBEDS), Centro Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustwentável, Câmaras de Comércio da Itália, França, Alemanha e Mercosul, Fecomercio e diversas entidades técnicas, profissionais e empresariais.



Algumas dicas e conceitos do projeto Residência Sustentável:



1) Para incorporar sustentabilidade em sua casa não é necessário criar um “efeito floresta”

com excesso de plantas, montar ambientes rústicos (tipo “salon de faroeste”), ter uma

decoração primitiva com tocos de madeira e que, ao mesmo tempo, não há a menor

necessidade de se abrir mão de conforto e de beleza;



2) Já temos hoje em nosso país profissionais de todas as áreas (arquitetura, elétrica,

hidráulica, paisagismo, suprimentos…) capazes de conceber e implantar projetos

Residenciais Sustentáveis;



3) Já temos produtos de qualidade, que são produzidos e distribuídos com

responsabilidade socioambiental e que, importante, apresentam índices de toxidade

abaixo dos limites impostos pelas normas internacionais.



www.nossacasaviva.com.br



Informações à imprensa:

Planeja & Informa Comunicação e Marketing

Carlos Thiago Sampaio

E-mail: comercial@planejabrasil.com.br / planeja@planejabrasil.com.br /

casaviva@planejabrasil.com.br

Tels: (21) 2262.9401 / 2215.2245