terça-feira, 16 de setembro de 2014

Prefeito de São Paulo andará de ônibus em Desafio Intermodal

Prefeito de São Paulo andará de ônibus em Desafio Intermodal
15 de Setembro de 2014 • Atualizado às 16h20


Onze pessoas participarão do 9º Desafio Intermodal que será realizado dia 18 de setembro, em São Paulo, às 17h00. O Instituto CicloBR de Fomento à Mobilidade Sustentável organiza o Desafio, que faz parte dos eventos do Dia Mundial sem Carro.
Utilizando diferentes modais, como carro, moto, bicicletas, cadeira de rodas, além de pessoas integrando os transportes públicos como ônibus, metrô e trem. Esses 11 desafiantes serão testados pelo tempo gasto para se chegar ao destino final e o custo que cada um gera. Ou seja, não basta chegar em primeiro lugar, pois os impactos ambientais também serão analisados.
Entre os participante já estão confirmadas as presenças do Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad e do Secretário de Transportes, Jilmar Tatto. Tatto fará o trajeto pedalando e o Prefeito deve ir até a Prefeitura de ônibus.
O Desafio Intermodal pretende mostrar as diversas possibilidades de se locomover nos centros urbanos, a eficiência sustentável de cada deslocamento, além de analisar o desempenho do transporte público ano a ano.
Em 2013, o ciclista fez o trajeto de 10km em 23 minutos sem poluir a cidade e sem gastos. Apenas o motociclista fez tempo mais rápido, com 19 minutos. O motorista de carro, gastou 67 minutos para chegar até o centro. O pedestre corredor chegou seis minutos antes que o motorista do carro.
Durante os anos, é possível perceber que a bicicleta é um modal eficiente e que o carro continua levando mais tempo que uma pessoa correndo. E o transporte coletivo começa a evoluir com a abertura de novas linhas e estações de metrô.
A saída do Desafio acontece na Praça General Gentil Falcão, altura do número 1.000 da avenida Eng. Luis Carlos Berrini (ver mapa), às 18h00 em ponto. Os participantes convidados pelo CicloBR deverão chegar ao edifício da Prefeitura do Município de São Paulo, localizado no Viaduto do Chá, na região central com o seu modal.
As Regras
O tempo computado será o deslocamento completo da pessoa e não do modal. Portanto, levaremos em conta o tempo que a pessoa leva até o modal e o tempo que ele perderá para estacionar o veículo.
No deslocamento deverão ser respeitadas todas as regras de trânsito, os pedestres terão que atravessar na faixa, a não ser que ela esteja a mais de 50 metros. Nesse caso, segundo o art. 69 do CTB, ele poderá atravessar no local que considerar mais seguro.
O pedestre corredor terá que correr na calçada, caso isso não seja possível, será tolerado que ele use a rua. Todos os participantes estarão uniformizados.
Relação dos modais avaliados:
1. Pedestre caminhando
2. Pedestre correndo
3. Ciclista por vias rápidas
4. Ciclista por vias calmas
5. Ciclista + Metrô com bicicleta dobrável
6. Motociclista
7. Automóvel
8. Ônibus
9. Trem + Metrô
10. Cadeirante + Transporte Coletivo
11. Skate
Programação do Desafio
17h00 – Início da Concentração na Praça Gal Gentil Falcão e atendimento a imprensa.
17h45 – Alinhamento dos participantes e explicação das regras do desafio
18h00 – Será realizado um contato telefônico com um representante da organização do desafio, na Prefeitura, e ele dá a largada pelo viva-voz do celular.
Nesse momento as pessoas se dirigem até o seu modal e cada um faz o trajeto que achar mais conveniente.
18h25 – Previsão de chegada dos primeiros participantes em frente à Prefeitura de São Paulo
20h00 – Previsão de chegada do último participante

18 dicas de eficiência energética


[Cartilha] 18 dicas de eficiência energética

 lampada-ecod.jpg
Trocar as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ajuda a economizar energia
Foto: Sabrina Machado/cauemarques

Dicas para reduzir o desperdício e produzir mais com menos:
Quanto mais controlados, simples e rápidos forem os processos, mais lucrativa e ecológica será a sua empresa!
  • Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que são mais econômicas;
  • Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados;
  • Evite o sol direto nos ambientes e nos aparelhos de ar condicionado, assim você gasta menos;
  • Aproveite ao máximo a iluminação natural e evite ligar as lâmpadas durante o dia;
  • Instale os aparelhos de ar condicionado na parte superior dos ambientes;
  • Limpe sempre o filtro para diminuir o consumo e melhorar a qualidade do ar que você respira;
  • Quando o ar condicionado estiver ligado, deixe as portas e janelas fechadas;
  • Pinte as paredes e tetos com cores claras, assim você precisará de menos luz para iluminar bem os ambientes;
  • Desligue os aparelhos assim que os ambientes forem desocupados;
  • Regule a temperatura de acordo com o alimento que for armazenado;
  • Providencie regularmente a limpeza para evitar o acúmulo de gelo;
  • Tente arrumar os produtos dentro da geladeira de modo que não impeça a circulação do ar dentro dela. Evite vidros ou plásticos para forrar as prateleiras;
  • Prefira sempre o uso de ventilação natural e ventiladores. É mais econômico e saudável;
  • Prefira geladeiras que consomem menos energia - Selo Procel, letra A;
  • Verifique sempre o estado de conservação das borrachas de vedação;
  • Evite armazenar grandes quantidades de produtos ainda quentes;
  • Evite a abertura e fechamento da porta da geladeira constantemente;
  • Instale a geladeira em local ventilado, protegido do calor dos raios solares.




O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org/dicas-e-guias/guias/2014-1/cartilha-18-dicas-de-eficiencia-energetica?tag=energia#ixzz3D4lVhXHH 
Condições de uso do conteúdo 
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

Quem viver verá: Camada de ozônio estará recuperada até 2050, diz a ONU

Ambiente | 10/09/2014 15:54

Camada de ozônio estará recuperada até 2050, diz a ONU

A constatação foi publicada nesta quarta-feira, 10, depois da ONU realizar por quatro anos um estudo com 300 cientistas, inclusive brasileiros

Jamil Chade, do 


4
Divulgação/NASA
Buraco na camada de ozônio em outubro de 2013
Buraco na camada de ozônio em 2013: ela protege a terra de raios ultra-violetas emitidos pelo sol
Genebra - Pela primeira vez em décadas, a camada de ozônio caminha para ser plenamente recuperada, depois de uma importante deterioração.
Ela pode estar completamente reconstituída até 2050, com um forte impacto sobre as condições climáticas no Hemisfério Sul.
O buraco sobre a Antártica deve começar a se reduzir a partir do ano de 2020. A constatação foi publicada nesta quarta-feira, 10, pela ONU, depois de realizar por quatro anos um estudo com 300 cientistas, inclusive brasileiros.
Em 2010, o informe apontava que não havia qualquer tipo de sinal de melhoria. Agora, a entidade comemora a descoberta e alerta que a recuperação apenas foi garantida graças a uma cooperação internacional.
O mesmo modelo, segundo a ONU, deve ser usada como exemplo para os futuros acordos entre governos para lidar com o clima.
A camada de ozônio protege a terra de raios ultra-violetas emitidos pelo sol e, diante da emissão de diversos gases, estava perdendo sua força com a formação de buracos que chegaram a ter a dimensão de verdadeiros continentes.
"Mas diante de certos indicadores positivos, a camada de ozônio deve se reconstituir até meados do século", comemorou o diretor-executivo do Programa da ONU para Meio Ambiente, Achim Steiner.
Segundo ele, até 2050 a projeção aponta que a camada poderá voltar a seus níveis de 1980, data que serve de referência. O auge do problema foi identificado em 1993.
Agora, a constatação é de que, a cada ano, a concentração de gases nocivos tem caído em 1%. A previsão é de que, diante desse cenário, 2 milhões de casos de câncer de pele conseguiram ser evitados até 2030.
Se todas as emissões de gases foram interrompidas, a camada estará recuperada no ano de 2039, um cenário que os cientistas admitem que não é mais realista.
Nem todas as regiões reagirão da mesma forma. As taxas estarão recuperadas antes da metade do século em latitudes médias e no Ártico.
Sul
A situação na Antártica ficará para um período um pouco mais tarde. O buraco continua a se formar a cada primavera e isso deve continuar pela maior parte do século. Isso porque, mesmo se as emissões de substâncias pararam, o acúmulo na atmosfera ainda terá um impacto.
No Hemisfério Sul, o buraco provocou importantes mudanças no clima durante o verão, com altas nas temperaturas da superfície, impacto nas chuvas nos oceanos.
A Península Antártica também se transformou no local com a mais rápida elevação de temperatura do mundo.
Em 2006, o buraco sobre o Polo Sul alcançou um recorde diante de um inverno especialmente frio. No total, a camada foi afetada em 29,5 milhões e quilômetros quadrados.
Pelas novas constatações, os cientistas apontam que o tamanho do buraco não vai mais se expandir.
"A expansão do buraco como vimos durante anos não deve mais ocorrer", declarou Geir Braathen, principais cientista da Organização Meteorológica Mundial.
"Talvez teremos mais dez anos de estabilidade e, a partir de 2020 ou 2025, ele começará a fechar", explicou.
O impacto disso será uma reversão no ritmo de aquecimento na Península Antártica. Já na América do Sul, essa tendência será confrontada com a previsão do aquecimento da região por conta das mudanças climáticas.
Para os cientistas, o que garantiu o resultado foi a aplicação do Protocolo de Montreal que, em 1987, estabeleceu regras para o uso de certos produtos, como o CFC, usados em geladeiras e aerossóis.
O acordo foi fechado depois que se constatou que, em todo o mundo, a camada sofreu uma forte diminuição de seu tamanho em toda a década de 80 e parte dos anos 90.
Desde então, as emissões de CFC foram reduzidas em 90%, cinco vezes superior ao que se pede para a redução de CO2 no Protocolo de Kyoto.
Como resultado, as regras de 1987 conseguiram estabilizar a perda da camada de ozônio a partir de 2000 e, agora, ela começa a aumentar.
Alerta
Mas o informe também alerta para a rápida elevação de certos produtos que passaram a ser usados como substitutos para os gases proibidos.
Segundo os cientistas, esses novos produtos também podem produzir gases de efeito estufa, como o HFC.
Os dados mostram que o ritmo de expansão é de 7% ao ano. "Essas substâncias vão contribuir de forma importante às mudanças climáticas e o aquecimento do planeta", alertou Geir Braathen.
A ONU e os cientistas pedem que esse produto seja abandonado e substituído por elementos menos nocivos.
Os cientistas também apontam que o futuro da camada de ozônio na segunda metade do século ainda dependerá da concentração de CO2 e metano, que continuam a aumentar.
"O que está em jogo é muito importante ainda", alertou Steiner.
"Mas o sucesso no caso da camada de ozônio deve servir como exemplo para a negociação de acordos sobre o clima. Temos as provas sólidas da importância da cooperação para garantir a proteção de nosso patrimônio comum", alertou.
Seu recado tem um destino claro: as negociações sobre um acordo climático, marcadas para o dia 23 de setembro em Nova Iorque.

Debate sobre qualidade do ar e saúde faz parte da Semana da Mobilidade

Debate sobre qualidade do ar e saúde faz parte da Semana da Mobilidade


O Instituto Saúde e Sustentabilidade, em parceria com a Rede Nossa São Paulo, a Procuradoria Regional da República – 3ª Região, do Ministério Público Federal, e o Instituto Brasileiro de Preservação Ambiental (Proam) promovem debate sobre a qualidade do ar em São Paulo, dia 23 de setembro, das 14h às 18h.
Intitulado “Emergência em saúde pública: a qualidade do ar. Deixaremos o Estado de SP perder 35 vidas ao dia?” o evento pretende informar a atual condição do ar que respiramos e a projeção de efeitos sobre a saúde (internações, mortalidade e gastos públicos em saúde) devido à poluição.
Os principais objetivos do debate são:
  • Informar a população, sobre o debate atual no Conselho Nacional do Meio Ambiente - a revisão da Resolução CONAMA 03/90, revisão dos padrões nacionais de qualidade do ar - e os impactos da regulamentação que se pretende aprovar;
  • Explanar sobre direitos que assistem a população e a responsabilização do poder público;
  • Transcorrer sobre medidas cabíveis de controle de emissão de poluentes imediatas e de médio prazo;
  • Apresentar o documento, a CARTA COMPROMISSO aos Srs. Ministros - medidas factíveis, imediatas e de médio prazo, por uma política de ar limpo, visando salvaguardar a saúde pública.
O encontro contará com a presença de representantes do poder público, da sociedade civil organizada, acadêmicos e especialistas na área da saúde e meio ambiente. Já confirmaram presença: a coordenadora da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, Sandra Verônica Cureau; o Procurador Regional da República lotado na Terceira Região (PRR3) e representante do Ministério Público Federal no Conama, José Leonidas Bellem de Lima; o Prof. Titular da Faculdade de Medicina da USP, Paulo Saldiva; a Diretora Presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade, Evangelina Vormittag; o Presidente do PROAM - Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental, Carlos Bocuhy; o coordenador executivo da Rede Nossa São Paulo, Maurício Broinizi Pereira e o consultor ambiental em emissões atmosféricas, Olímpio Alvares
Serviço
Dia 23/09 – 14h às 18h
O evento será gratuito, com vagas limitadas.
Inscrição: envie seu nome , telefone e organização para contato@saudeesustentabilidade.org.br.
Local: Auditório da Procuradoria Regional da República da 3ª Região (Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 2020).
O evento conta ainda com o apoio da Virada da Mobilidade, Instituto de Recursos Mundiais (WRI Brasil), Embarq Brasil e Coletivo de Entidades Ambientalistas cadastradas junto ao Consema – Conselho Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (CEAC – Consema).