Expectativas sobre a sustentabilidadehttp://www.clientesa.com.br/estatisticas/54718/expectativas-sobre-a-sustentabilidade/imprimir.aspxEngajamento de CEOs e clientes sobre o assunto são desconexas
Apenas um terço dos clientes analisa regularmente a sustentabilidade em suas decisões de compras, de acordo com um estudo global da Accenture e Havas Media. Que também procurou revelar as razões para a diferença de expectativas entre empresários e consumidores de produtos e serviços sustentáveis. O relatório, From Marketing to Mattering, é baseado em um levantamento de 30 mil consumidores de 20 países e foi comissionado em resposta e em conjunto para o UN Global Compact-Accenture CEO Study on Sustainability, publicado em 2013, no qual dois terços dos CEOs admitiram que as empresas não estavam fazendo o suficiente para enfrentar os desafios da sustentabilidade, semelhante aos 73% dos consumidores que na última pesquisa afirmaram que as empresas estão falhando em cuidar do planeta e da sociedade.
Ambos os estudos revelam que, embora os CEOs vejam o engajamento com os consumidores como o fator mais importante para motivá-los a acelerar seus progressos em termos de sustentabilidade, eles estão ainda fora de compasso com o que motiva os clientes a comprar produtos e serviços sustentáveis. Ao todo, 81% dos CEOs acreditam que a reputação de suas empresas sobre sustentabilidade é importante para o público. Contudo, a nova pesquisa mostra que menos de um quarto (23%) dos clientes relatam procurar regularmente informação sobre o desempenho em sustentabilidade das marcas consumidas. Apenas 32% dos consumidores afirmam que ´muitas vezes´ ou ´sempre´ consideram o fator sustentabilidade em suas decisões de compra.
Dos entrevistados, 85% dos indianos e 66% de chineses consideram que a sua qualidade de vida irá melhorar nos próximos cinco anos. 73% dos indianos e 79% dos chineses afirmam comprar ativamente de marcas responsáveis. Em comparação, 37% dos europeus ocidentais e 51% dos norte-americanos consideram que a sua vida vai melhorar ao longo do mesmo período e apenas 49% e 44%, respectivamente, disseram que compram ativamente de marcas responsáveis. Entre os consumidores brasileiros que participaram da pesquisa, 73% disseram que irão considerar os fatores relacionados à sustentabilidade em suas compras nos próximos 12 meses, enquanto 46% já avaliam o desempenho sustentável das empresas e 34% procuram ativamente por informações relacionadas.
"Os consumidores das economias emergentes percebem uma ligação direta entre os produtos comprados e a qualidade de suas vidas", disse Sharon Johnson, CEO da Havas. "Eles também sofrem as consequências negativas da produção irresponsável e de corrupção, de forma mais imediata. Nas economias maduras, onde estes links são mais fracos, as marcas não podem mais ganhar os consumidores através da promoção de suas credenciais sustentáveis. As pessoas têm muito mais conhecimento sobre os produtos e sobre as empresas. Para serem significativas hoje em dia, as marcas devem criar produtos e serviços que palpavelmente fazem a diferença para a vida das pessoas enquanto preenchem os critérios sustentáveis. Para todos os consumidores, o significado é o que importa. Ser uma corporação ou marca com sentido e critério não é mais baseado em como você distribui o seu dinheiro; mas sim sobre como os negócios são realizados."
"Os consumidores claramente desempenham um papel-chave para ajudar a motivar os líderes empresariais na tomada de decisões, reforçar os cases de negócio para a sustentabilidade corporativa, e afetam diretamente o core business da empresa e estratégias relacionadas", disse Georg Kell, diretor executivo da UN Global Compact. "Como as empresas criam e desenvolvem produtos e serviços, e comunicam ao consumidor, no entanto, serão fatores críticos no caminho rumo à sustentabilidade com base em princípios universais em todas as transações de mercado".
A GRUBE & ASSOCIADOS NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS ARTIGOS ASSINADOS E PERMITE A REPRODUÇÃO DOS TEXTOS PUBLICADOS DESDE QUE MENCIONADA A FONTE E COM AUTORIZAÇÃO DA MESMA.
http://www.clientesa.com.br/