Publicado em 25/07/2012 por canalTETO
Colaborando, seu nome será gravado em um prego que vai erguer uma casa emergencial no lugar de um barraco. Uma forma de você estar na casa e na vida de uma família.
Doe: www.teto.org.br/pregos
Doe: www.teto.org.br/pregos
http://www.teto.org.br/brasil/
O QUE É TETO
TETO é uma organização presente na América Latina e Caribe, que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas nas comunidades precárias, através da ação conjunta de seus moradores e jovens voluntários.
TETO tem a convicção de que a pobreza pode ser superada definitivamente se a sociedade em conjunto reconhecer que este é um problema prioritário e trabalhar ativamente para resolvê-lo.
Por isso, TETO possui três objetivos estratégicos:
(1) O fomento ao desenvolvimento comunitário em comunidades precárias, através de um processo de fortalecimento da comunidade, que desenvolva lideranças validadas e representativas, e que estimule a organização e participação de milhares de moradores de comunidades para a geração de soluções para os seus problemas. O desenvolvimento comunitário é considerado o eixo transversal da intervenção do TETO.
(2) A promoção da consciência e ação social, com ênfase especial na formação massiva do voluntariado crítico e propositivo, trabalhando em campo com os moradores das comunidades e envolvendo diferentes atores da sociedade no desenvolvimento de soluções concretas para erradicar a pobreza.
(3) Incidência em política, que promova as mudanças estruturais necessárias para que a pobreza não continue avançando e diminua rapidamente.
TETO em números – América Latina
85.000 famílias de comunidades precárias trabalharam em conjunto com os voluntários na construção de casas de emergência.
500.000 voluntários mobilizados na América Latina para acabar com a pobreza e a exclusão.
452 postos de trabalho implementados em comunidades precárias.
8.600 moradores capacitados em ofícios.
344 sedes comunitárias construídas em comunidades precárias.
15.000 crianças que vivem em comunidades precárias participaram de programas educacionais.
3.310 moradias definitivas moradias definitivas entregues.
HISTÓRIA
Em 1997 um grupo de jovens começou a trabalhar pelo sonho de superar a situação de pobreza em que viviam milhões de pessoas. O sentido de urgência nas comunidades precárias os mobilizou massivamente a construir moradias de emergência em conjunto com as famílias que viviam em condições inaceitáveis e a focar sua energia em busca de soluções concretas para os problemas que as comunidades enfrentavam a cada dia.
Esta iniciativa se converteu em um desafio institucional que hoje é compartilhado em todo o continente. Desde o início no Chile, seguido por El Salvador e Peru, TETO empreendeu uma expansão e após 15 anos mantém operação em 19 países da América Latina: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
MODELO DE INTERVENÇÃO
A intervenção comunitária do TETO é focada nas comunidades precárias mais excluídas, sendo seu principal motor a ação conjunta de seus moradores e jovens voluntários, os quais trabalham para gerar soluções concretas para o problema da pobreza. TETO estimula um processo contínuo de fortalecimento da comunidade, considerando o desenvolvimento comunitário como eixo transversal da intervenção.
A fase inicial desse processo consiste na entrada nas comunidades precárias e no desenvolvimento de um diagnóstico, no qual são identificadas e caracterizadas as condições de vulnerabilidade dos mesmos. Os jovens voluntários têm um primeiro contato com a realidade que se vive nas comunidades, trabalhando em campo para o desenvolvimento do diagnóstico e para incentivar a liderança de moradores, que promovam a organização, participação e corresponsabilidade da comunidade em todo o processo.
Em uma segunda fase, como resposta às necessidades identificadas na comunidade, são implementadas soluções nas áreas de moradia (habitabilidade), educação, trabalho e outras que resolvam os problemas existentes. Estas soluções são desenvolvidas através de um trabalho conjunto entre voluntários e moradores, potencializam capacidades individuais e coletivas de autogestão na comunidade, e envolvem os jovens voluntários em um processo de sensibilização e conscientização em torno da pobreza e suas causas, que os levem a atuar e se mobilizar para gerar mudanças reais.
Dentro desta fase, destaca-se a construção de casas de emergência, que responde a uma necessidade que é prioritária e urgente na maioria dos comunidades precárias e que gera vínculos de confiança entre os voluntários e a comunidade, por ser uma solução concreta, tangível e realizável em curto prazo. A casa de emergência do TETO é um módulo pré-fabricado de 18 metros quadrados, que se constrói em dois dias, com a participação massiva de jovens voluntários e famílias da comunidade. O processo de construção gera um encontro entre estas duas realidades, promovendo uma reflexão crítica e propositiva frente a pobreza. Este processo se realiza com um enfoque comunitário, que promove a organização e participação da comunidade.
Aprofundando este processo de fortalecimento da comunidade, implementam-se as chamadas Mesas de Trabalho, uma instância de reunião, diálogo e discussão entre líderes comunitários e jovens voluntários, na qual se identificam possíveis soluções para as necessidades prioritárias. O TETO se concentra na implementação de planos de educação; planos relacionados ao trabalho e ao fomento produtivo, tais como capacitação em ofícios básicos e fornecimento de microcréditos para o desenvolvimento de empreendimentos; e busca a vinculação a redes para poder desenvolver outros programas que respondam aos objetivos das comunidades e contribuam para a geração de soluções integrais.
Como terceira fase da intervenção, promove-se a implementação de soluções definitivas nas comunidades precárias, como a regularização da propriedade, a instalação (ou regularização) serviços básicos, moradia definitiva, infraestrutura comunitária e desenvolvimento local. O TETO articula e vincula moradores de comunidades organizadas a instituições do governo para exigir seus direitos.
O que é o TETO?
TETO é uma organização presente na América Latina e Caribe, que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas nas comunidades precárias, através da ação conjunta de seus moradores e jovens voluntários.Com a implementação de um modelo de intervenção focado no desenvolvimento comunitário, TETO busca, através da execução de diferentes planos, construir uma sociedade justa e sem pobreza, onde todas as pessoas tenham a oportunidade de desenvolver suas capacidades e possam exercer plenamente seus direitos.
Qual é o principal objetivo do TETO?
O principal objetivo do TETO é superar a pobreza e, como dito em sua visão, ter uma sociedade justa e sem pobreza, onde todas as pessoas tenham oportunidades para desenvolver suas capacidades e possam exercer plenamente seus direitos.
“TETO” é o mesmo que “Um Teto para meu País”?
Sim. Somos a mesma instituição que passou por uma série de mudanças internas, desde uma etapa de fundação a uma etapa de consolidação, graças à reconfiguração da identidade e da cultura organizacional, que se buscou representar por uma mudança de imagem.
Que definição utilizam para comunidades precárias?
O TETO define comunidade precária como um grupo de 8 ou mais famílias que vivem em um terreno que possui uma situação irregular em termos legais e que carece de pelo menos um serviço básico, como eletricidade, água e esgoto.
Estão vinculados ou são parte da igreja católica?
O TETO nasceu como uma iniciativa de jovens voluntários apoiada de perto pela Companhia de Jesus, e mesmo que dentro da organização exista a figura do Capelão, cargo ocupado por Cristián del Campo SJ, a Igreja Católica não possui nenhuma influência no trabalho que o TETO realiza nas comunidades. No TETO, todas as pessoas que tenham diferentes crenças, culturas e orientação sexual podem participar sem serem discriminadas.
Estão vinculados a algum partido político?
Não. O TETO é uma organização apartidária, mas que através de todo o trabalho dos moradores e voluntários busca fazer política e gerar incidência, com o objetivo de mudar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas no continente.
Em que países estão presentes?
O TETO está presente em 19 países da América Latina: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
2. MODELO INTERVENÇÃO COMUNITÁRIO
Qual é o enfoque do modelo de intervenção do TETO?
A intervenção comunitária do TETO tem como foco as comunidades precárias mais excluídas, sendo seu motor essencial a ação conjunta de seus moradores e jovens voluntários, que trabalham para gerar soluções concretas à problemática da pobreza. TETO impulsiona o processo contínuo de fortalecimento da comunidade, considerando o desenvolvimento comunitário como o eixo transversal da intervenção.
Quem pode ter acesso aos planos e programas do TETO?
Todas as famílias que vivem em comunidades que queiram trabalhar com o TETO podem ter acesso, propor e participar dos programas do modelo de intervenção que a organização oferece.
Como é a participação real das famílias em toda a implementação de seu modelo?
As famílias das comunidades participam desde o primeiro momento de nossa intervenção, já que são elas mesmas que se organizam para que o TETO comece a intervenção junto a elas.
3. VOLUNTARIADO
Quem são os voluntários do TETO?
Um voluntário do TETO é aquele que se compromete com a realidade de seu país e tem a convicção de que superar a pobreza é possível.
Ser voluntário do TETO é trabalhar nas comunidades precárias, lado a lado com as pessoas que vivem em condições inaceitáveis, é se sensibilizar com a realidade do outro, é tomar consciência sobre as causas estruturais que produzem a pobreza e as atitudes que contribuem para mantê-la, é atuar e se mobilizar para gerar soluções e mudanças reais.O voluntariado é um mecanismo de participação cidadã, que busca a mobilização e o envolvimento de jovens e de todos os atores da sociedade.
Ser voluntário do TETO é trabalhar nas comunidades precárias, lado a lado com as pessoas que vivem em condições inaceitáveis, é se sensibilizar com a realidade do outro, é tomar consciência sobre as causas estruturais que produzem a pobreza e as atitudes que contribuem para mantê-la, é atuar e se mobilizar para gerar soluções e mudanças reais.O voluntariado é um mecanismo de participação cidadã, que busca a mobilização e o envolvimento de jovens e de todos os atores da sociedade.
O que os caracteriza?
Os voluntários do TETO se caracterizam por serem jovens que possuem uma grande convicção de que se pode gerar uma mudança em seus países e superar a pobreza no continente. Estão comprometidos com as famílias das comunidades com as quais trabalham.
O que o TETO pede a seus voluntários?
O TETO espera que os voluntários estejam comprometidos com o trabalho que vão realizar nas comunidades e que este seja contínuo, isto é, se assumirem um compromisso, que ele seja tomado com profissionalismo, cumprindo com tudo o que ele implica.
Quem pode ser voluntário?
Mesmo que todas as pessoas que desejam possam ser voluntárias do TETO, nosso foco está nos jovens de até 30 anos. Todas as nossas campanhas de captação de voluntários se realizam em faculdades/universidades.
O que buscam com seus voluntários?
No TETO se trabalha com três eixos na Formação do voluntariado, que têm a ver com:
o Pessoal: entendimento da pobreza, suas causas e consequências, compromisso com esta realidade, coerência nas ações dos voluntários.
o Técnica: conhecimento do modelo de intervenção e de suas ferramentas, atitude de denúncia, investigação e conhecimento do sistema político e social do país.
o Cidadania: fortalecimento da democracia, participação cidadã focada nos direitos humanos.
Em quais datas têm atividades?
As distintas atividades que se realizam nas comunidades correspondem aos planejamentos próprios dos países, portanto, para saber as atividades do país em que reside, entre em contato com o escritório local.
Como posso participar?
Inscrevendo-se no site de seu país e preenchendo o formulário disponibilizado. Se você não tem tempo, mas quer de toda maneira colaborar com o trabalho do TETO, pode tornar-se sócio na seção “Faça sua doação” e contribuir mensalmente com uma quantia em dinheiro.
4. FINANCIAMENTO
Como se financiam?
Através de diferentes alianças com empresas, cooperação internacional, indivíduos que contribuem doando ao plano de sócios e com a realização de diferentes campanhas e eventos de arrecadação.
Quais são seus principais parceiros?
Os principais parceiros do TETO são o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) através do Fundo Multilateral de Investimentos, a agência Burson&Marsteller, o BCG, a auditoria Deloitte e a agência Young & Rubicam.
Como posso contribuir?
Você pode contribuir através da seção “Faça sua doação” no site do TETO. Se quiser entrar em contato conosco, pode enviar um e-mail para recursos.brasil@teto.org.br.
info.brasil@teto.org.br
(11) 2366-5053/3675-3287
rua Artur Riedel,99 - São Paulo