Tecnologia avança, preços caem e, hoje,
utilização de equipamentos que utilizam LED cresce em todo o mundo, inclusive no
Brasil
Os principais avanços na área de iluminação nos
últimos anos têm ocorrido em torno da utilização do LED (Light Emitting Diode,
ou Diodo Emissor de Luz). Tecnologia com capacidade para revolucionar o mercado
em todo o mundo, cada vez mais os equipamentos com LED atendem às necessidades
do consumidor do século XXI, oferecendo iluminação de alto nível que alia
conforto visual, eficiência energética e sustentabilidade.
Atenta a esta realidade, a Avant, uma das
principais fornecedoras nacionais de soluções para iluminação, tem investido
continuamente em pesquisas e novos itens para oferecer ao usuário o que há de
melhor em produtos com LED. De lâmpadas a luminárias, a empresa tem
diversificado o portfólio em torno dessa tecnologia e aposta em seus
diferenciais para oferecer bem-estar e praticidade ao dia a dia de seus
clientes.
No entanto, mais que oferecer soluções, é
preciso levar informação ao mercado, mostrando ao consumidor que hoje, no
Brasil, em diversas situações a aquisição de produtos com LED já é bastante
vantajosa. Como explica Gilberto Grosso, diretor comercial da Avant, os
investimentos em tecnologia e no aumento gradativo dos volumes de produção têm
baixado os preços e, por outro lado, melhorado a eficiência dos
equipamentos.
“É verdade que os preços de produtos com LED
ainda são mais altos que os de soluções convencionais, como as lâmpadas
incandescentes ou fluorescentes. Mas ao fazer uma análise de médio e longo
prazo, o usuário percebe que os ganhos com economia de energia e com o baixo
índice de manutenção fazem com que o produto se pague com relativa rapidez
tendo, portanto, excelente relação entre custo e benefício”, pondera o executivo
da Avant.
Vantagens explicam crescimento
Os números do setor revelam que o consumidor
começa a despertar para as vantagens do LED. Com o crescimento registrado nos
últimos anos, estima-se que a utilização do LED em iluminação no mundo, hoje,
represente cerca de 15% do mercado. No Brasil ele gira em torno de 4%. A
projeção é que, em 2015, eles passem a representar 50% do segmento – inclusive
em nosso País.
Mas que vantagens justificam um avanço tão
rápido? Confira a seguir algumas delas, apontadas por Gilberto Grosso:
• Eficiência energética: as soluções
equipadas com LED consomem menos energia que a maior parte das demais
tecnologias existentes no mercado. Há lâmpadas, por exemplo, cujo consumo se
limita a 1W. Na iluminação pública, o consumo de energia pode ter redução de até
50%. Em áreas residenciais e comerciais, ao substituir as incandescentes, a
economia pode atingir 90%.
• Durabilidade: enquanto uma lâmpada
incandescente tem vida útil média de mil horas, há lâmpadas de LED que podem
chegar a 50 mil horas sem perder qualidade. Um aspecto curioso é que o LED não
queima. No entanto, ele perde sua intensidade luminosa após o período estimado
de vida útil, o que pode causar depreciação de brilho e variações na sua
temperatura de cor.
• Conforto visual: os LEDs possibilitam
uma emissão de luz uniforme e constante, que permite o aumento do conforto
visual tanto em áreas internas, como nas externas.
• Flexibilidade: enquanto a maior parte
das soluções convencionais se destina a aplicações específicas ou em um número
reduzido de situações, equipamentos com LED podem ser instalados numa vasta gama
de ambientes. Já há no mercado produtos para áreas residenciais, comerciais,
industriais, de iluminação pública, fachadas, monumentos e para decoração, só
para citar algumas possibilidades. Muitas dessas soluções já estão disponíveis,
inclusive, com base E27. E algumas delas permitem regulagem na intensidade de
luz (dimerização).
• Custo-benefício: aumentos nos volumes
de produção têm levado à queda nos preços dos produtos que utilizam LED. Com
isso, hoje, sua utilização já se tornou viável em diversas aplicações.
Importante destacar ao usuário que é preciso considerar o custo-benefício do
LED, pois sua grande durabilidade e eficiência energética trazem ganhos
financeiros expressivos ao longo do tempo. Já há ocasiões em que o retorno pode
ocorrer em cerca de um ano.
• Sustentabilidade: além do baixo
consumo de energia, o fato de os LEDs durarem bastante (vida útil com cerca de
50 mil horas versus metade ou bem menos horas de outras lâmpadas) reduz os
volumes de dejetos e conservam os recursos naturais, além de diminuírem as
emissões de CO2, contribuindo para reverter também o efeito estufa. Outra
vantagem ao ambiente: não contém metais pesados como mercúrio, presentes nas
fluorescentes, o que facilita o descarte.
• Manutenção: Lâmpadas de LEDs possuem
maior resistência física. Por serem sólidas e sem filamentos, resistem a
vibrações. A resistência aliada à alta durabilidade faz com a necessidade de
manutenção seja baixíssima. Podem ser usadas em locais de difícil acesso uma vez
que a troca de lâmpadas é minimizada.
Perfil Avant
Fundada em março de 1998, a Avant é uma empresa
especializada no desenvolvimento de soluções para iluminação, sendo reconhecida
e prestigiada pelos profissionais e consumidores brasileiros pela excelência no
lançamento de novas tecnologias em iluminação, na prestação de serviços e pela
qualidade e diversidade do seu portfólio de produtos. Entre eles, destacam-se
LEDs, lâmpadas fluorescentes, compactas econômicas, halógenas e de descarga,
lanternas, luminárias (de emergência e hermética), refletores e produtos de
segurança (anunciador de presença, campainha digital sem fio, sensor de presença
e temporizadores analógico e digital), entre outros.
Sediada em São Paulo, a Avant tem forte atuação
em todo o País, por meio de cinco Gerentes Regionais e aproximadamente 120
representantes comerciais distribuídos por todos os Estados brasileiros. A
empresa atende a cerca de 3.800 pontos de venda, entre lojas de material
elétrico, revendas de material de construção, home centers e supermercados, além
de atuar fortemente como parceira de lighting designers, arquitetos e
engenheiros. Para assegurar rapidez e eficiência no atendimento, conta com três
Centros de Distribuição: um em Guarulhos (SP); um em São José dos Pinhais (PR) e
um em São Francisco do Conde (BA), todos operando com sistemas automatizados de
controles, como o WMS na expedição e gerenciamento dos estoques, e o EDI na
administração logística. Na Bahia possui também uma fábrica de luminárias de
emergência, que está sendo ampliada e, ainda em 2011, passará a abrigar novas
linhas de produtos.
Todas as lâmpadas da Avant são produzidas em
fábricas de primeira linha localizadas na China, Taiwan e na Coreia do Sul. O
fornecedor das compactas fluorescentes, por exemplo, é líder mundial na
fabricação deste tipo de lâmpada, abastecendo as principais multinacionais que
atuam nessa área. Todos os itens que recebem a marca Avant obedecem a minuciosos
critérios de qualidade antes de entrar no mercado nacional, cujos padrões
tecnológicos e de segurança são assegurados pelo rigoroso planejamento e
controle das operações, e atestados no Brasil pela certificação do
Inmetro/Procel.
O carro-chefe da empresa é a linha de lâmpadas
compactas fluorescentes, segmento em que detém aproximadamente 10% do mercado
brasileiro, tendo comercializado 15 milhões de unidades no último ano. Sua meta
é conquistar 20% desse setor nos próximos cinco anos. Para 2011, a previsão de
crescimento no faturamento da companhia é de 20% em relação a 2010, superando a
marca de R$ 105 milhões. O incremento se dará através do aumento das vendas de
produtos tradicionais e da ampliação no portfólio de itens com tecnologia de
ponta, principalmente os que utilizam LED.
Avant
Telefone: (11) 2085-0093
www.avantsp.com.br