sábado, 16 de abril de 2011

Bicicleta sem ciclista desmente teoria sobre equilíbrio das magrelas

Bicicleta sem ciclista desmente teoria sobre equilíbrio das magrelas


Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/04/2011


SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Bicicleta sem ciclista desmente teoria sobre equilíbrio das magrelas. 15/04/2011. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=bicicleta-sem-ciclista-teoria-equilibrio. Capturado em 16/04/2011.




O equilíbrio de uma bicicleta é gerado por uma combinação complexa de diversos efeitos físicos associados com a distribuição de massa e com o movimento.[Imagem: Kooijman et al./Science]



 
Depois de séculos rodando por todo o mundo, sempre da mesma forma, parecia pouco provável que as prosaicas bicicletas tivessem algum segredo ainda escondido.



Mas uma equipe de pesquisadores norte-americanos e holandeses descobriu que tudo o que a ciência achava que sabia sobre o que faz uma bicicleta se equilibrar está errado.



Giroscópio e cáster



A descoberta, que mostrou como uma bicicleta adequadamente projetada pode dispensar o ciclista para se equilibrar, deverá ajudar a construir veículos de duas rodas melhores e mais seguros.



Até hoje se acreditava que o equilíbrio de uma bicicleta era gerado por dois efeitos atuando simultaneamente: o efeito giroscópico e o efeito cáster.



Na verdade, conforme revelou a nova pesquisa, esses efeitos nem mesmo são necessários para que uma bicicleta pare de pé.



O equilíbrio é gerado por uma combinação muito mais complexa de diversos efeitos físicos associados com a distribuição de massa e com o movimento.



Bicicleta-conceito



De posse de seus resultados teóricos, os cientistas projetaram uma bicicleta com a combinação correta desses efeitos.



O resultado é uma magrela que se equilibra em movimento mesmo sem a presença de um ciclista - ou seja, uma bicicleta que se equilibra sozinha.



"As bicicletas podem ser auto-estáveis mesmo sem os efeitos giroscópio e cáster," diz Andy Ruina, da Universidade de Cornell, que trabalhou em colaboração com pesquisadores das universidades de Wisconsin, também nos Estados Unidos, e Delft, na Holanda.



Tão logo tende a se desequilibrar, a bicicleta de teste força uma curva no sentido em que iria cair, voltando a se equilibrar automaticamente.



Bicicleta auto-estável



Para provar que os efeitos giroscópico e cáster não são necessários, os pesquisadores construíram uma bicicleta cujo projeto anula esses efeitos.



A bicicleta de teste tem duas rodas pequenas, cada uma tendo um disco em contra-rotação, o que elimina o efeito giroscópico. Colocando a roda dianteira ligeiramente à frente do eixo de direção, gera-se um efeito cáster negativo.



Quando impulsionada manualmente a uma velocidade acima de 8 km/h, a bicicleta- conceito - de resto como a maioria das bicicletas normais - mantém-se naturalmente em equilíbrio.



Espaço de projeto



Embora o objetivo do trabalho fosse explorar os princípios básicos que dão equilíbrio a uma bicicleta, os cientistas afirmam que sua análise pode levar a melhorias no projeto dos veículos de duas rodas.



"O processo evolucionário que levou ao desenho tradicional das bicicletas atuais pode não ter explorado regiões potencialmente úteis do espaço de projeto [design space]," dizem eles.





Cientistas afirmam ter descoberto como a bicicleta funciona



Bibliografia:



A Bicycle Can Be Self-Stable Without Gyroscopic or Caster Effects

J. D. G. Kooijman, J. P. Meijaard, Jim M. Papadopoulos, Andy Ruina, A. L. Schwab

Science

14 April 2011

Vol.: 332 15 pp.339-342

DOI: 10.1126/science.1201959

CATRACA VERDE

CATRACA VERDE



Transportes de massa elétricos (trens e metrô) sempre são os mais amigos do ambiente, mas dava pra melhorar ainda mais. Foi isso que a universidade de Guangdong pensou ao desenvolver o Green Pass.



O projeto Viva da universidade que fica a 100 km de Hong Kong, desenvolveu a catraca que usa a energia cinética do giro das barras para abastecer suas funções elétricas (ler cartões, bilhetes etc).



Não foram divulgados os números de quanta energia ela gera, mas pense numa cidade grande como São Paulo utilizando essas catracas no horário de pico do metrô… Essa energia, usando o Smart Grid, poderia até ser repassada para as redes da cidade.



A criação está ganhando prêmios por todo o mundo e não vejo a hora de ajudar a carregar uma dessas.



Governo chega a consenso sobre Código Florestal

Governo chega a consenso sobre Código Florestal


Postado em 15/04/2011 ás 15h04

Autoria e fonte: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2378


Foto: Parques sustentáveis


O Código Florestal foi alvo de grandes discussões entre ministérios e partidos na última semana. Nesta sexta-feira (15), no entanto, o governo anunciou a definição de um acordo que possibilitará a busca por um consenso político para que a legislação seja votada.



A decisão a que ruralistas e ambientalistas chegaram durante a discussão de quinta-feira (14) será essencial para os próximos passos na definição do Código Florestal Brasileiro. Algumas decisões ficaram pré-acordadas. Este é o caso das Áreas de Proteção Permanente (APPs), que serão reduzidas para 15 metros nas áreas que já estão degradadas atualmente. Nos locais preservados, os agricultores concordaram em manter a proteção por 30 metros de margem.



O governo se mobilizou para chegar a um consenso após as cobranças feitas pelos próprios aliados, na última semana, quando o líder da câmara, Paulo Teixeira (PT) garantiu que o partido só votaria o Código Florestal quando houvesse uma unidade do Governo.



Outro assunto que era bastante discutido e motivo de divergência entre ambientalistas e ruralistas era a procedência dos agricultores em relação à Reserva Legal, uma parcela da propriedade em que deve ser mantida a vegetação nativa da região. Os ambientalistas queriam que elas fossem registradas em cartório, porém, após a conversa a sugestão é de que o processo seja menos burocrático, necessitando apenas de uma declaração da área, enviada ao órgão ambiental.



O terceiro ponto discutido foi favorável aos ambientalistas. Ficou definido que a preservação das encostas seria necessária em morros com inclinações superiores a 45 graus. O tema era motivo de angústia para os agricultores, mas agora o embate está resolvido, já que essas áreas praticamente não são usadas para as práticas mais comuns e permitem que a produção de café, uva e maçã, continuem legais.



O vice-presidente, Michel Temer, foi quem comandou as discussões e ao final do debate se mostrou feliz com o resultado. “Agora temos o argumento técnico de que precisávamos para trabalhar a unidade da base”, argumentou ele. Com informações do Estadão.



Redação CicloVivo