quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Cursos Grátis De Sustentabilidade Online

Cursos Grátis De Sustentabilidade Online

Conheça diversos cursos gratuitos a distância na área de sustentabilidade.


Planeta Verde
Imagem: Pixabay / Gerd Altmann
Segundo a Wikipédia, Sustentabilidade pode ser definida como a capacidade do ser humano de  interagir com o planeta, preservando o meioambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.

A procura por cursos na área de sustentabilidade é crescente, por isso a dica de hoje é para quem deseja adquirir conhecimento na área de sustentabilidade. Ao procurar nainternet por cursos gratuitos nesta área, encontramos cinco cursos grátis online e com certificado de conclusão.

Veja a seguir, quais são os cursos gratuitos que tem como tema a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente:

CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE SUSTENTABILIDADE

Relevância das Questões Ambientais
FGV

Sustentabilidade aplicada aos negócios: orientações para gestores
FGV

Sustentabilidade no dia a dia: orientações para o cidadão
FGV

Sustentabilidade, um valor para a nova geração: orientações para o professor do ensino fundamental
FGV

Curso Online de Práticas de Sustentabilidade
iPED Cursos

Além dos cursos gratuitos mencionados acima, conheça também o Curso Online de Sustentabilidade do site Cursos 24 Horas, este curso tem carga horaria de 50 horas e você aprenderá o conceito de sustentabilidade e como aplicá-lo no dia a dia. Ao concluir o curso, você receberá um certificado de conclusão em sua residência. Acesse aqui para conhecer o curso online e obter mais informações.

Gostou da dica?
Curta está página nas redes sociais.

Fumantes são mais infelizes, afirmam estudos


Fumantes são mais infelizes, afirmam estudos


Por Maria Fernanda Ziegler - iG São Paulo 
Texto

Pesquisa brasileira diz que cigarro causa depressão, artigo britânico afirma que ex-fumante tem melhora na saúde mental

O cigarro não traz felicidade. Mesmo que fumantes do mundo inteiro afirmem que o cigarro relaxa, acalma e até faz pensar melhor, cientistas estão cada vez com mais provas que derrubam o mito do cigarro antiestresse. De acordo com dois estudos publicados recentemente, o fumo piora o humor, provoca ansiedade e está ligado a casos de depressão.
Pesquisadores brasileiros afirmam que o cigarro é um forte agente depressor do humor. No estudo - realizado no hospital São Lucas em Porto Alegre com 1021 pessoas entre fumantes, não-fumantes e ex-fumantes -, verificou-se que o grupo de fumantes tem maior grau de depressão. Em uma escala que mede os pontos de grau de depressão, o grupo de fumantes, em média, atinge 50% mais pontos do que quem nunca fumou ou largou o cigarro.

Getty Images
Pesquisadores derrubam o mito de que cigarro reduz o estresse

De acordo com o coordenador do estudo, o pneumologista José Miguel Chatkin, há solução para os fumantes. Após a turbulência inicial dos primeiros dias de abstinência do cigarro, o ex-fumante se torna mais feliz do que aquele que permanece fumando. Chatkin afirma também que o fumo esporádico do cigarro até melhora o humor, mas no longo prazo pode levar à depressão.
Pesquisadores britânicos pegaram ainda mais pesado nos argumentos antitabaco. Em um artigo publicado neste mês no British Medical Journal, estudiosos afirmam que largar o cigarro melhora a saúde mental, e de forma rápida (em menos de seis semanas).
Tornar-se ex-fumante está associado com a redução da depressão, da ansiedade e do estresse; e com a melhora do humor e da qualidade de vida. De acordo com os pesquisadores, o efeito de abandonar o cigarro é igual ao visto no uso de antidepressivos no tratamento de ansiedade.
Para chegar a esta conclusão, eles analisaram 26 estudos que compararam a saúde mental de pessoas antes e depois de terem largado o vício. “Espero que esses estudos mudem a perspectiva das pessoas a respeito do cigarro. Muitos fumantes citam o período estressante que estão passando como desculpa para não largar o cigarro, mas vemos que é justamente o contrário. Parar de fumar ajuda na redução da ansiedade e melhora a saúde mental”, afirma Gemma Taylor da Universidade de Birmingham e autora principal do estudo.
Gemma afirma que o mito do cigarro relaxante pode ser explicado pelo fato de os fumantes experimentarem irritabilidade, ansiedade e depressão quando não fumam por um tempo. Estes sentimentos são aliviados quando ele fuma. “Crian-se, desta forma, uma impressão de que fumar tem benefícios psicológicos, quando na verdade foi o tabagismo que fez com que estes distúrbios se sobressaíssem”, disse.

Mais de 13 mil mudas de árvores serão plantadas nesta quinta em Itu

Mais de 13 mil mudas de árvores serão plantadas nesta quinta em Itu


Publicado: Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014 por André Roedel
Ação integra programação de aniversário da cidade.
DECOM/Prefeitura de Itu
Foto
Alunos do Colégio Almeida Júnior durante plantio realizado em anos anteriores
Dentro das comemorações do aniversário de 404 anos da cidade, a Secretaria do Meio Ambiente promove na manhã desta quinta-feira, dia 27 de fevereiro, o plantio de mais de 13 mil mudas de árvores nativas. Alunos de escolas públicas e particulares de Itu, associações e moradores de bairros, funcionários públicos e da iniciativa privada, membros da sociedade civil em geral e autoridades, participarão desta mobilização que irá plantar árvores nativas e frutíferas em diversos locais de plantio.
A ação acontece no Dia Municipal e Estadual de Plantio de Mudas Nativas. “Do total de 13 mil mudas de árvores plantadas neste dia, 12 mil correspondem à parte da compensação ambiental pelas obras de drenagem dos córregos urbanos de Itu. Mas a cidade ainda irá receber mais 68 mil mudas até a entrega da obra concluída, uma vez que a compensação total é de mais de 80 mil árvores”, disse a secretária de Meio Ambiente, Patrícia Otero.
Um dos maiores locais que irá receber o plantio nesta quinta-feira será as margens do Rio Tietê, ao lado da pista de aeromodelismo de Itu (acesso ao Condomínio Santo Antônio I). Um local significativo, pois, além de revegetar as margens desse importante rio que passa por Itu cumprindo uma Lei nacional de mais de 40 anos que determina a preservação ou recuperação de mata ciliar às margens de rios, ainda irá devolver ao local sua formação florestal original com árvores nativas do bioma Mata Atlântica. O plantio deste local acontece às 9 horas.
Às 10h15, o local do futuro Parque Ecológico Almeida Júnior (ao lado do Colégio Divino Salvador) irá receber 60 mudas de árvores nativas, este plantio é uma parceria com a empresa Cia City e terá a participação de alunos do colégio. Além desses locais de plantio, 15 escolas de educação infantil e creches irão realizar plantios neste dia como parte de suas atividades de educação ambiental.