sábado, 8 de novembro de 2014

Parques serão prioridades de secretário


Saraiva diz que há projetos para criação de mais parques / Foto: Edson Martins


Vinte e três dias após assumir a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, o engenheiro ambiental André Saraiva, de 40 anos, concedeu entrevista coletiva, na manhã de ontem (5), no prédio onde funciona a Agência Ambiental de Mogi das Cruzes, na Avenida João XXIII, no Socorro. Durante a conversa com a Imprensa, falou sobre seus planos de governo. Saraiva, que ocupava o cargo de diretor municipal de Licenciamento Ambiental, na época em que Romildo Campello era o secretário da Pasta, disse que pretende dar continuidade às ações que já vinham sendo elaboradas na anterior gestão. Prometeu, contudo, aperfeiçoar e melhorar o que for necessário, tendo como foco os parques da Cidade. Dentre os seus projetos está a criação de uma oficina para confecção de mobiliários urbanos feitos a partir de troncos de árvores caídas ou cortadas e até com material reciclável. Saraiva comentou ainda sobre os programas de melhorias nos parques da Cidade, como o Centenário, em César de Souza, que vai ganhar uma nova entrada, e Leon Feffer, em Braz Cubas, já visando a chegada do próximo verão, em que o público aumenta. Formado pela Universidade Braz Cubas (UBC) e especialista em Gestão de Recursos Hídricos e Manejo de Bacias Hidrográficas, o novo secretário não deixou de falar sobre a pior estiagem da história do Estado de São Paulo. Confira na entrevista a seguir:
(Maria Salas)
O que está previsto para o Parque Centenário?
A gente não pode fechar para fazer grandes reformas, pois estaremos tirando a opção de lazer. Hoje temos uma equipe especializada para a manutenção dos parques, que fica na nossa Secretaria, capaz de identificar e melhorar todos os problemas de verões passados, como brinquedos quebrados e até pequenos alagamentos. A proposta é minimizá-los na próxima temporada. Em dias de muito movimento, o Centenário recebe de três a quatro mil pessoas, por final de semana. E o número tende a aumentar em feriados e datas comemorativas, como o Dia das Crianças. Já o Leon Feffer, recebe de 2 a 3 mil pessoas, também de acordo com o fim de semana. 

O estacionamento será ampliado?
Os frequentadores podem utilizar gratuitamente o estacionamento da casa noturna Vacaloca, que nos cedeu o espaço. Mas isso será até que a Prefeitura providencie um estacionamento próprio. Vamos trabalhar com duas alternativas, uma de frente para o Centenário, na área da Petrobrás, com a abertura de 400 vagas, e outra para a Rua Adolfo Lutz, em César de Souza, onde o parque termina. Essa via vai ganhar uma nova portaria ainda neste ano. Hoje, o Centenário possui 250 vagas. Acredito que até daqui a dois meses tudo esteja resolvido para ocupar a área da Petrobrás. 

Há projetos para a criação de mais parques?
Sim. Estamos definindo a área, mas provavelmente vai ser na área urbana, ou seja, há a possibilidade que seja o Parque da Cidade, no Alto do Ipiranga, cujo projeto ainda está em fase de desenvolvimento. Não há uma data precisa para que a Cidade ganhe esse novo parque, pois depende de orçamento e projeto, mas a intenção é que até o final de 2015 ou 2016 o prefeito [Marco Bertaiolli (PSD)] entregue essa nova opção de lazer, o que viria a ser o quarto parque da Cidade.  

E o Parque Municipal?
Vamos dinamizar e facilitar ainda mais o acesso à população, sempre com visitas monitoradas, ao Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello - Chiquinho Veríssimo, na Serra do Itapeti. A Universidade Livre do Meio Ambiente (UniLivre), que está localizada lá, deve passar a oferecer suas aulas na recém-inaugurada Escola de Governo, que tem uma superestrutura para o ensino. Com isso, o parque ficará voltado às pesquisas.