sábado, 28 de maio de 2011

GAME ECOLÓGICO SOCIAL: CENÁRIOS FUTUROS NO FACE BOOK

GAME ECOLÓGICO SOCIAL

Fonte: http://eco4planet.uol.com.br/blog/2011/05/game-ecologico-social/



Você tem um perfil no Facebook? Se a resposta for sim, você já deve ter visto o Farmville (ou o primo “colheita feliz”, uma versão dele para Orkut). Nesses jogos é necessário administrar uma fazendinha virtual para colher os frutos e essas outras cosias. Agora, o Cenários Futuros, faz com que cada jogador tenha que recuperar uma APP degradada!
Você vai ter que selecionar a árvore certa para cada bioma e cuidar bem dela. Depois, vai poder colher frutos, doar mudas para amigos, replantar a árvore e até fazer compras, utilizando a “Green Coin” do jogo.
Conforme você avança, o jogo fica mais complicado. Chega um estágio onde animais silvestres vão começar a aparecer e você vai ter o desafio de cuidar desse ecossistema complexo.
Entre no facebook e comece a jogar. E aproveite para “curtir” o Eco!


Limpa Brasil Let's do it! no Rio de Janeiro

Rio será a primeira cidade a receber o mutirão de coleta de lixo Limpa Brasil Let's do it!

Postado em 26/05/2011 às 15h33

fonte: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2617

O Rio de Janeiro será a primeira das sete cidades brasileiras a receber o Limpa Brasil Let's do it!, movimento mundial de mobilização social voltado para o envolvimento da sociedade no recolhimento dos resíduos sólidos descartados.
O primeiro mutirão de limpeza na cidade ocorrerá no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, e a expectativa é reunir cerca de 50 mil voluntários, entre coordenadores, catadores e supervisores. Os interessados devem se inscrever no site do projeto.
Na capital fluminense, 18 ecopontos, que estão espalhados por todas as regiões da cidade, funcionarão entre 9h e 17h, recebendo o lixo recolhido pela população. As tendas serão instaladas em lugares onde já atuam organizações não governamentais (ONGs) que trabalham na defesa do meio ambiente.


Três dias antes do movimento, os inscritos poderão participar de oficinas de capacitação, nas quais aprenderão métodos de recolhimento do material reciclável.
O coordenador nacional de Logística do Limpa Brasil, Tião Santos, acredita que, como até 2016, o Rio de Janeiro será a porta de entrada do Brasil, com dois grandes eventos esportivos (Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016) e um sobre desenvolvimento sustentável (Rio+20, Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável), a população carioca deve receber noções de educação ambiental.
“Eu acho que tem que começar a dar exemplo [o Rio de Janeiro]. Vamos receber pessoas de todos os lugares do mundo, a cidade vai estar com excesso de pessoas circulando, ou seja, consumindo e produzindo lixo e qual exemplo a gente dá com isso? Acho que o Rio de Janeiro tem que se preparar para não fazer feio”, disse Tião.
Nos próximos meses, Brasília, Campinas (SP), Guarulhos (SP), Goiânia, São Paulo e Belo Horizonte também participarão da iniciativa.
Lana Cristina - Agência Brasil

Trem de carga entre Rio e SP tem ociosidade de 66%

22/05/2011 - 07h00

Trem de carga entre Rio e SP tem ociosidade de 66%



Autoria e fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/918872-trem-de-carga-entre-rio-e-sp-tem-ociosidade-de-66.shtml

Enquanto o governo tenta emplacar o trem-bala entre Rio e São Paulo, a linha ferroviária existente entre os dois centros mais importantes do país trabalha com uma ociosidade de 66,2% no transporte de carga, informa Dimmi Amora, em reportagem na Folha deste domingo (a íntegra está disponível para assinantes do UOL e do jornal).






Se fosse utilizado em sua plenitude, evitaria cerca de 5.000 viagens diárias de caminhão de carga (27 toneladas) pela via Dutra, que acompanha seu traçado, o que representa 36% do movimento de caminhões do último trecho de São Paulo.
O modelo da concessão é apontado por especialistas como um dos fatores para essa realidade.
O presidente da MRS Logística, Eduardo Parente, disse que os problemas logísticos e de compartilhamento da linha com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) impedem um melhor uso da ferrovia.


Falando em m..., técnica de esterco com fungos combate parasitas em animais


Técnica de esterco com fungos combate parasitas em animais


28/05/2011 - 11h41


autoria: GIULIANA MIRANDA
DE SÃO PAULO


O cocô de bois, cabras e outros ruminantes pode ser benéfico para o ambiente e evitar a proliferação de vermes e doenças. Para isso, as fezes precisam ser "turbinadas" com fungos específicos.
A técnica --criada e e patenteada por pesquisadores da UFV (Universidade Federal de Viçosa)-- aproveita-se do antagonismo natural que alguns fungos têm com os vermes como forma de combater os parasitas.
Assim, diminui-se a quantidade de remédios (vermífugos) necessários no rebanho.
Além da economia financeira para os produtores com a redução do uso dos medicamentos, também há vantagens para a saúde de quem consome carne, leite e derivados desses animais.
"O vermífugo pode estar presente nesses subprodutos, como carne e leite e, muitas vezes, não há testes suficientes para controlar o nível dessa substância", diz Jackson Victor de Araújo, professor que comanda o trabalho.
"Em excesso, o consumo dessas substâncias pode ser prejudicial às pessoas", completa o especialista.
Ivan Luiz/Arte


ARMA NATURAL
Embora letais para os ovos e larvas dos vermes, esses fungos são inofensivos aos animais e às plantas, assim como aos seres humanos que vierem a consumir a carne e o leite desses rebanhos.
Eles já existem na natureza, mas têm sua concentração potencializada para deliberadamente combater os parasitas dos bois de maneira significativa e duradoura.
De acordo com os pesquisadores, a melhor forma de fazê-lo é simplesmente adicionando um pó concentrado à alimentação dos bichos. Misturados à ração ou ao sal vegetal que os animais consomem, os fungos passam pelo aparelho digestivo do animal sem causar grandes efeitos prejudiciais.
Eles só começam a agir quando saem do animal, misturados às larvas e ovos dos parasitas nas fezes. Além de atuarem contra os vermes diretamente no cocô, esses fungos conseguem se espalhar pelo entorno, ampliando seu poder exterminador de parasitas.
Segundo Araújo, os fungos agem "limpando" o ambiente, enquanto o remédio atua diretamente no verme que já está no animal.
"Uma coisa complementa a outra, mas é claro que com o ambiente com menos ovos e larvas, haverá menos contaminação", explicou.

Segundo ele, os vermífugos não serão completamente eliminados, mas sua necessidade cairá significativamente no futuro. "O objetivo é combinar os dois."
A técnica já está em estado avançado de testes e aguarda registro mo Ministério da Agricultura. Segundo Araújo, o produto deve entrar no mercado até o fim do ano.

O professor diz que, considerando o baixo custo de produção, o preço final para o produtor não deve ser alto.
"O preço quem vai dar é a indústria, mas eu acredito que sairá muito em conta", afirmou ele.

HUMANOS
Em testes de laboratório, os fungos também conseguiram matar os vermes humanos. Segundo o professor, porém, é cedo falar em uma terapia voltada para pessoas.

"São muitas questões éticas, além das implicações técnicas", disse.
Ainda assim, afirmou, esse uso não estaria completamente descartado.

"Poderia ser útil, por exemplo, em comunidades isoladas com grande necessidade de controlar esses parasitas."

CÓDIGO FLORESTAL: CONTINUA O IMPASSE... DEFESA DO MEIO AMBIENTE NATURAL NÃO É LOBBY!


Senadores já trabalham para mudar lei florestal aprovada pela Câmara


27/05/2011 - 08h57


Autoria: MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA
DANIEL RONCAGLIA
DE SÃO PAULO


Cotados para as relatorias do Código Florestal no Senado, Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) já trabalham para mudar pontos polêmicos no texto aprovado pela Câmara.
Luiz Henrique quer alterar a anistia aos desmatadores, enquanto Rollemberg tem na mira as regras para que os Estados participem de regularização ambiental. Luiz Henrique deve fechar o texto na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado).



O peemedebista adotou um discurso alinhado com os ambientalistas. "Não quero deixar margem para anistiar quem degradou as áreas para enriquecimento ilícito." O governo rejeita a anistia.
O texto da Câmara legaliza todas as atividades agrícolas em APPs (Área de Preservação Permanente), como várzeas e topos de morros, mantidas até julho de 2008.
Ligado aos ambientalistas, Rollemberg quer reduzir o poder dos Estados na regularização ambiental. A ideia é que o governo federal estabeleça as regras e que os Estados só tenham autonomia para ampliar áreas protegidas.
Pelo texto da Câmara, os Estados terão a prerrogativa de criar seus programas de regularização, o que faz o governo temer mais desmate.

LOBBY
O deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) acusou na quinta-feira (26) parte dos pesquisadores da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) de serem financiados pelo "lobby ambientalista" formado por organizações como Greenpeace e WWF.
"A SBPC, quando foi convocada pela comissão especial da Câmara, negou-se a comparecer", disse.
"Quando procurada pelo lobby ambientalista, que paga a alguns dos pesquisadores --paga, porque eu sei--, a SPBC resolveu se manifestar", completou o deputado.
"O lobby ambientalista internacional instalado no Brasil se habituou durante 20 anos a usurpar o direito da Câmara de legislar." O deputado classificou também a imprensa estrangeira como desinformada.
"Países que fazem guerra e não preservam nada da sua vegetação nativa vêm criticar o país que mais preserva no mundo?", questionou.



Itaquerão: Longe de ser green goal!

Apesar de ameaça, Fifa abre exceção para Itaquerão


28/05/2011 - 07h00
SÉRGIO RANGEL
DO RIO


O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, ameaçou excluir São Paulo da Copa do Mundo "em breve" se persistirem as indefinições em relação à construção do Itaquerão nos próximos meses.


    Werner Sobek Engineering & Design/Divulgação

    Imagem da fachada do projeto do estádio do Itaquerão
    Imagem da fachada do projeto do estádio do Itaquerão


    Na Suíça, o dirigente não escondeu o descontentamento com a demora para o início da construção da arena corintiana e admitiu que a cidade mais rica do país corre o risco de perder a competição "nos próximos meses".
    Valcke foi claro na sua justificativa. Ele disse que sem estádio uma cidade não pode abrigar a Copa. Orçado em cerca de R$ 1 bilhão, o Itaquerão não saiu do papel.
    Apesar do tom de ameaça por causa da lentidão para o início da construção, o dirigente abriu exceção para o estádio de São Paulo.
    Admitiu que o Itaquerão poderia ficar pronto até março de 2014. As outras arenas terão que ser entregues até dezembro de 2013.
    Os dirigentes do Parque São Jorge estimam a conclusão do estádio em, no máximo, 31 meses. Se a obra começar no próximo mês, o Itaquerão será entregue em janeiro de 2014, segundo o prazo máximo estabelecido pelos corintianos. Faltam 37 meses para o início da Copa.
    Palco da abertura e da decisão da Copa do Mundo de 2010, o Soccer City também demorou a ser concluído.
    O estádio, que passou por uma reforma parecida com a do Maracanã, só foi entregue no final de março. O primeiro jogo oficial disputado lá foi a final da Copa Nedbank, torneio sul-africano entre clubes, que aconteceu no dia 22 de maio, a menos de um mês da abertura do evento.
    A próxima reunião dos executivos da Fifa sobre o Mundial de 2014 será realizada em julho, no Rio. A participação de São Paulo na Copa brasileira será um dos assuntos principais da reunião.
    Ontem, a cidade foi excluída oficialmente da Copa das Confederações. A Fifa também tirou Natal do torneio, evento-teste do Mundial.
    Em São Paulo, autoridades ligadas à Copa não falavam a mesma língua após o anúncio do corte.
    O secretário estadual de Esporte, Jorge Pagura, disse que o governador Geraldo Alckmin pedirá a Ricardo Teixeira, presidente do Comitê Organizador Local, que São Paulo seja recolocada na competição. Pagura afirmou que autoridades do governo do Estado foram surpreendidas pela decisão.
    Já o secretário municipal da Copa, Gilmar Tadeu, afirmou que já era esperado perder a Copa das Confederações, porque a arena corintiana não deve ser concluída a tempo para o evento.
    No encontro, o Rio foi anunciado como sede do IBC (International Broadcast Center, ou centro internacional de mídia). O Riocentro foi o local escolhido. São Paulo e Brasília disputavam o direito de receber a instalação.