quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Aviso prévio com prazo maior é sustentável?


11/10/2011 - 16h41

Aviso prévio de até 90 dias começa a valer nesta quinta

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/989077-aviso-previo-de-ate-90-dias-comeca-a-valer-nesta-quinta.shtml

ANA FLOR
DE BRASÍLIA



Atualizado às 16h55.
A presidente Dilma Rousseff sancionou sem vetos nesta terça-feira a lei aprovada pela Câmara dos Deputados que concede aviso prévio de até 90 dias, proporcional ao tempo de trabalho.
Atualmente, os trabalhadores têm direito a 30 dias. A mudança começa a valer na quinta-feira (13), quando a decisão será publicada no "Diário Oficial da União".
A proposta, que regulamenta a Constituição Federal, foi votada pelo Senado Federal em 1989, mas estava parada na Câmara desde 1995.
A nova lei determina que seja mantido o prazo atual de 30 dias de aviso prévio, com o acréscimo de três dias por ano trabalhado, podendo chegar ao limite de 90 dias (60 mais os 30 atuais). Ou seja, a partir de 20 anos de trabalho o empregado já tem direito aos 90 dias.
O texto não deixa claro se o direito é retroativo para pessoas desligadas nos últimos dois anos.
REPERCUSSÃO
Sindicatos afirmaram que a regra desestimulará demissões e reduzirá a rotatividade de trabalhadores em uma empresa. Já entidades ligadas ao setor patronal enxergam ao menos um efeito colateral: o risco de crescimento da informalidade diante de normas mais rígidas para a empresa.
A Firjan estima que o pagamento de aviso prévio terá um custo adicional próximo a R$ 1,9 bilhão ao ano, considerando dados de 2010.

Editoria de Arte/Folhapress

Descarte correto de lixo eletrônico. Só o eletrônico?


12/10/2011 - 09h14

Campanha incentiva descarte correto de lixo eletrônico

http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/989453-campanha-incentiva-descarte-correto-de-lixo-eletronico.shtml

Até o próximo dia 26, os moradores de Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e do Rio de Janeiro poderão descartar de forma correta o lixo eletrônico, como celulares e computadores obsoletos e estragados.
A coleta do material faz parte da estratégia de consumo sustentável desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente. A expectativa do órgão é que sejam coletadas 50 toneladas de lixo eletrônico nestes 15 dias.
"Temos que conscientizar os consumidores que há lugar [adequado] para o lixo eletrônico", disse a gerente de Consumo Sustentável do Departamento de Produção e Consumo Sustentável do ministério, Fernanda Daltro.
Segundo ela, o lixo coletado durante a campanha será reciclado ou descartado por empresas de reciclagem.
A campanha será desenvolvida por meio de parceria do ministério com companhias de metrô de Brasília, São Paulo, do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte, o Carrefour, a Phillips do Brasil, a Oxil --empresa que atua no mercado de reciclados desde 1988-- e a Descarte Certo. Neste ano, o governo instituiu outubro como o Mês do Consumo Sustentável.
Em Brasília, a população poderá descartar o lixo eletrônico em um coletor da estação Galeria dos Estados do metrô, no Setor Comercial Sul.
Em São Paulo, o posto de coleta ficará na estação Tucuruvi, na Linha 1 Azul.
No Rio, o material poderá ser deixado na estação Carioca e em Belo Horizonte, na estação Eldorado.
O Brasil consome por ano mais de 120 milhões de eletroeletrônicos. Pelo menos 500 milhões de produtos se encontram sem uso nas casas dos brasileiros.
Esses produtos contêm mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio --substâncias podem contaminar o ar, a água e o solo.
Por isso, o ministério que conscientizar a população sobre a necessidade de descartar de forma correta o lixo eletrônico.

Estrago ambiental...


2/10/2011 - 09h54

Ações humanas podem provocar terremotos, diz pesquisador

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/989463-acoes-humanas-podem-provocar-terremotos-diz-pesquisador.shtml

DO "NEW YORK TIMES"

Não são somente as forças da Natureza que provocam terremotos. Há mais de meio século que projetos de engenharia vêm provocando terremotos, e a ocorrência é muito mais comum do que se pensa. A afirmação é do professor e pesquisador do Observatório Terrestre Lamont-Doherty, de Nova York, Leonardo Seeber.
Alguns dos sismos geraram catástrofes como o ocorrido em 1967, que estava associado à construção da represa de Koyna, na Índia, comenta Seeber. "Sem dúvida, este e muitos outros terremotos foram desencadeados pela ação humana."

Kimimasa Mayama/Efe
Estrada danificada por sismo no Japão, neste ano; terremoto pode ser provocado pela ação humana na Natureza
Estrada danificada por sismo no Japão, neste ano; terremoto pode ser provocado pela ação humana na Natureza
O pesquisador lembra que normalmente não é fácil diferenciá-los dos desastres naturais. "Os representantes das empresas responsáveis geralmente se recusam a admitir a responsabilidade e dificultam a obtenção de dados que comprovem essa influência'', afirma.
Até um pequeno aumento de pressão pode levar à ruptura de uma falha geológica, diz Seeber, e os seres humanos tendem a causar esse aumento de duas formas: alterando a pressão sobre a crosta, geralmente com a construção de lagos artificiais, que tornam a pressão maior, e com a exploração de pedreiras e campos petrolíferos, que a diminuem.
Seeber diz que é improvável que o processo de fratura hidráulica, que usa um grande volume de água, areia e substancias químicas para liberar gás natural de rochas compactas, desencadeie terremotos.

Onça ainda sobrevive em São Paulo


13/10/2011 06h44 - Atualizado em 13/10/2011 06h51

Família encontra onça no quintal de casa na Zona Norte de SP

Animal deu susto em moradores na madrugada desta quinta.
Cachorro da família ajudou a conter a onça até a chegada dos bombeiros.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/10/familia-encontra-onca-no-quintal-de-casa-na-zona-norte-de-sp.html
Do G1 SP
Onça foi retirada de casa pelos bombeiros (Foto: Reprodução/TV Globo)Onça foi retirada de casa pelos bombeiros (Foto:

Reprodução/TV Globo)
Um morador do Jaraguá, na Zona Norte de São Paulo, encontrou uma onça no quintal de sua casa na madrugada desta quinta-feira (13). O cachorro da família ajudou a conter o animal enquanto os bombeiros não chegavam para fazer o resgate.
A onça foi capturada por volta das 3h, quando os bombeiros chegaram à casa de Wilson Marciano dos Santos. Ele mora nos fundos do imóvel e foi avisado por um dos filhos.
“Meu filho ligou falando que tinha uma onça aqui no quintal. Eu não acreditei. Eu subi na laje, foi quando eu me deparei com uma onça no meu quintal”, contou. “Liguei para os bombeiros, cinco, seis vezes, o bombeiro demorou para chegar.”
A maior preocupação de Santos era com seus filhos – parte deles estava no piso inferior da casa, próximo ao local onde a onça estava. O cachorro da família ficou latindo por cerca de uma hora e manteve a onça em um canto do quintal.
Na frente da casa há um muro e um portão. Segundo o dono, o portão estava fechado. A família não sabe por onde a onça entrou.