02-05-2014
Aluguer nos parques da empresa
EMEL promove uso de bicicletas
A EMEL, em parceria com a ENGELMA, lançaram uma nova solução de mobilidade sustentável para a cidade de Lisboa, que passa pela utilização de bicicletas a partir de parques de estacionamento da EMEL. O serviço "B'ina - Estacione e siga caminho" sugere aos detentores de assinaturas de Parques EMEL que estacionem o carro num dos parques da empresa e “sigam caminho de bicicleta, seja para o trabalho, numa curta deslocação ou simplesmente por puro lazer”. As bicicletas do serviço B’ina destacam-se pela sua leveza e capacidade dobrável, permitindo que sejam levadas para o local de trabalho ou, se necessário, facilmente transportadas nos transportes públicos.
A pensar na máxima segurança dos utilizadores do serviço, para além da bicicleta, a EMEL cede também um capacete e um colete refletor no início do percurso, que devem ser devolvidos aquando do término do aluguer.
As bicicletas podem ser alugadas por dois euros (meio dia), três euros e meio (dia inteiro) ou oito euros para os fins-de-semana (de sexta a segunda). Os parques que já oferecem este serviço são o da Universidade, Campo Grande, Carlos Lopes, Biblioteca, Corpo Santo, Sete Rios, Colégio Militar, Teixeira de Pascoais e o parque das Portas do Sol.
A pensar na máxima segurança dos utilizadores do serviço, para além da bicicleta, a EMEL cede também um capacete e um colete refletor no início do percurso, que devem ser devolvidos aquando do término do aluguer.
As bicicletas podem ser alugadas por dois euros (meio dia), três euros e meio (dia inteiro) ou oito euros para os fins-de-semana (de sexta a segunda). Os parques que já oferecem este serviço são o da Universidade, Campo Grande, Carlos Lopes, Biblioteca, Corpo Santo, Sete Rios, Colégio Militar, Teixeira de Pascoais e o parque das Portas do Sol.
por: Miguel Ribeiro Pedras
21-04-2014
Entre Santa Apolónia e Algés
Lisboa vai ter um sistema de bike-sharing
Lisboa vai ter um sistema de bicicletas de uso partilhado, entre Santa Apolónia e Algés. O projeto, da empresa SlowFastcycles, deverá arrancar entre junho e julho, depois de ser assinado contrato com a Administração do porto de Lisboa, refere uma notícia avançada pelo Público. Este serviço irá disponibilizar 300 bicicletas, distribuídas por 12 estações, ao longo de 11 quilómetros na frente ribeirinha da capital. Os interessados poderão escolher uma bicicleta em qualquer uma das estações e devolvê-la na mesma ou noutra estação à sua escolha. Qualquer pessoa que queira usufruir deste serviço poderá registar-se num site, que será criado para o efeito ou, caso se queira fazer um uso esporádico deste sistema, basta dirigir-se a uma das estações e utilizar um cartão bancário para fazer o pagamento e levantar a bicicleta.
Martim Mayer, um dos sócios da SlowFastcycles, referiu ao Público que quem se registar no site poderá utilizar as bicicletas por 99 euros por ano, seja através de um cartão que receberá para o efeito ou de uma aplicação que poderá descarregar para o smartphone. Já João Rosa, também sócio da empresa, afirma que o objetivo é ter “um produto que, do ponto de vista visual, de atração do público e também de conforto, fosse claramente diferenciador. O produto vai ser muito bonito, as pessoas vão passar em frente a ele e vai apetecer-lhes usá-lo”.
Martim Mayer, um dos sócios da SlowFastcycles, referiu ao Público que quem se registar no site poderá utilizar as bicicletas por 99 euros por ano, seja através de um cartão que receberá para o efeito ou de uma aplicação que poderá descarregar para o smartphone. Já João Rosa, também sócio da empresa, afirma que o objetivo é ter “um produto que, do ponto de vista visual, de atração do público e também de conforto, fosse claramente diferenciador. O produto vai ser muito bonito, as pessoas vão passar em frente a ele e vai apetecer-lhes usá-lo”.
por: Miguel Ribeiro Pedras
23-04-2014
2 a 4 de maio
Lisboa recebe congresso ibérico sobre a bicicleta
Lisboa vai receber o XI Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade”, que irá decorrer já no próximo mês de maio, entre os dias 2 e 4. O evento é organizado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB) e pela sua congénere espanhola CONBICI, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e da Lisboa E-Nova. A Transportes em Revista associou-se ao evento como media partner.
Recorde-se que o Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade” já se realiza há 18 anos, de forma alternada, em Espanha e Portugal, sendo um dos encontros de referência do mundo da bicicleta como meio de transporte e de lazer quotidianos na Península Ibérica. A edição anterior realizou-se em Vitoria, Espanha, em 2013. Os trabalhos da décima primeira edição deste evento serão subordinados ao tema “Mobilidade Inteligente, Mobilidade Sustentável”.
Recorde-se que o Congresso Ibérico “A Bicicleta e a Cidade” já se realiza há 18 anos, de forma alternada, em Espanha e Portugal, sendo um dos encontros de referência do mundo da bicicleta como meio de transporte e de lazer quotidianos na Península Ibérica. A edição anterior realizou-se em Vitoria, Espanha, em 2013. Os trabalhos da décima primeira edição deste evento serão subordinados ao tema “Mobilidade Inteligente, Mobilidade Sustentável”.
por: Miguel Ribeiro Pedras