quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Projeto abre inscrições para capacitar 1000 técnicos da América Latina e Caribe


Projeto abre inscrições para capacitar 1000 técnicos da América Latina e Caribe
28/9/2012
Cataratas do Iguaçu dividem Brasil e Argentina
chamada
Para estreitar as relações de cooperação entre os países da América Latina e Caribe no tema dos recursos hídricos, o projeto Água – Conhecimento para Gestão oferecerá oito cursos gratuitos, em língua espanhola, na área de gestão de recursos hídricos nos próximos dois anos. No total serão oferecidas cerca de 1.000 vagas. As primeiras turmas já estão com inscrições abertas até 5 de outubro (curso Qualidade de água em reservatórios) e 11 de outubro (Hidrologia Básica e Gestão Territorial para Recursos Hídricos com Software Livre de Código Aberto). As três capacitações têm 40h de carga. As três capacitações têm 40h de carga e terão atividades entre novembro e dezembro.
Todos os cursos são gratuitos e a maioria deles tem a vantagem de ser totalmente a distância, o que permite a redução de despesas (principalmente com transporte e hospedagem) para os participantes da América Latina e do Caribe. Outra virtude é que esta modalidade permite um apoio técnico mais amplo para os alunos. Em menor medida também serão oferecidas capacitações no formato semipresencial. Para que os participantes recebam certificado ao final dos cursos, é necessário atingir um aproveitamento mínimo estipulado pelo Água – Conhecimento para Gestão.
Entre as capacitações previstas há cinco temas principais a serem abordados: Hidrologia, Qualidade da Água, Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Educação e Participação Social e Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Todas as informações divulgadas no âmbito do projeto, por meio de boletins eletrônicos, também estão disponíveis em espanhol. Para receber tais informações basta se cadastrar no site www.aguaegestao.com.br.
O Projeto
O projeto Água – Conhecimento para Gestão é um convênio entre a Agência Nacional de Águas (ANA), a Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil e a Itaipu Binacional. O objetivo da iniciativa é desenvolver ações de comunicação, difusão, mobilização social, capacitação e educação para a gestão de recursos hídricos no Brasil e demais países da América Latina. São 24 cursos de capacitação complementar, além de ferramentas de educomunicação que atingirão 300 mil pessoas até julho de 2014.
Texto:Ascom/ANA
Foto: Zig Koch / Banco de Imagens ANA

Campanha contra o abandono de animais em parques

01/10/2012 - 16:23


SMA lança campanha em defesa aos animais

http://www.ambiente.sp.gov.br/verNoticia.php?id=1462


01 de 08















No dia 04 de outubro, a Secretaria de Meio Ambiente lança campanha inédita para impedir a prática de abandonos de animais em parques estaduais



Em busca de coibir o abandono de animais, problema que afeta a maiorias dos parques estaduais, a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e seus parceiros promovem nesta quinta-feira, dia 4 de outubro, o lançamento de uma série de placas de conscientização sobre o abandono. As placas serão inauguradas pelo secretário Bruno Covas, em evento no Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal), às 16h30.



O material compreende 20 placas de caráter educacional que destacam o aspecto legal do abandono, considerado crime por ser uma cruel forma de maus-tratos a animais. Elas serão dispostas nos principais acessos aos parques e em pontos críticos de abandono, segundo levantamento dos grupos voluntários. Das 20 placas, 12 serão instaladas no Parque Estadual Alberto Löfgren, principal palco de atuação dos grupos protetores dos animais, quatro no Parque Villa-Lobos e as outras quatro aguardam definição. Outras áreas naturais, da capital e do interior, serão contempladas nos meses seguintes e durante o próximo ano.



Além das placas, a SMA confeccionou 100 mil folhetos “Abandono de animais nos parques” para dar continuidade à distribuição nos parques estaduais e conscientizar de funcionários e visitantes. Todo esse material, desenvolvido pelo setor de comunicação da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com as entidades protetoras em março de 2012, faz parte das ferramentas utilizadas pela SMA para colaborar com o combate ao abandono.



Problema tão antigo quanto os próprios parques, o abandono de animais em áreas verdes é fruto da certeza da impunidade combinado com a ilusão de que animais domésticos sobrevivem dignamente nas áreas naturais, quando a realidade é exatamente o oposto. Animais abandonados ficam condenados a uma vida indigna, expostos a maus-tratos e doenças, impactam negativamente as áreas de preservação ambiental, competem por espaço e alimento com a fauna silvestre e, ao lutar por sua sobrevivência, podem prejudicar o equilíbrio natural. Vítimas de indiferença, amedrontados, acuados, doentes ou feridos, podem se tornar agressivos. Além disso, reproduzem-se sem controle, fazendo com que o problema torne-se ainda maior se não for enfrentado.



Antes vistos como um mero problema de saúde pública, hoje os animais domésticos em estado de abandono mobilizam um número enorme de pessoas atuando em sua proteção. Cada dia mais são encarados como uma questão ambiental e vistos como merecedores da mesma dignidade e atenção que outras questões ambientais recebem. A ação da SMA, em parceria com as entidades protetoras, sinaliza nessa direção.



Proteger os animais – coisa de santo



O dia 4 de outubro homenageia São Francisco de Assis, protetor dos animais e padroeiro da ecologia. Assim como o santo, os grupos voluntários Os Cães do Parque, Natureza em Forma, Celebridade Vira Lata, Distrito Animal e a ONG Cão sem Dono, parceiros da SMA, atuam fortemente em defesa dos animais, principalmente domésticos, maiores vítimas dos abandonos.



O lançamento das placas é um complemento da campanha iniciada pela SMA, em março de 2012, quando o secretário Bruno Covas recebeu os grupos voluntários, hoje parceiros da SMA, para ouvir suas sugestões. O encontro resultou numa mobilização contra o abandono de animais nos parques estaduais, áreas administradas pela SMA, que contou com um seminário entre entidades, Polícia Militar Ambiental e técnicos do Departamento de Fauna da SMA e a confecção do folheto institucional “Abandono de animais nos parques”.



A abordagem do tema é uma resposta a crescente demanda de ações em prol dos animais provenientes da sociedade civil. O grupo voluntário Os Cães do Parque, que há cerca de três anos atua de forma continuada em um dos parques estaduais de São Paulo, assiste uma pequena população de cães fixadas no parque e atuam em seu controle populacional através de castrações. Ainda, os voluntários de Os Cães do Parque são responsáveis por cerca de 150 resgates de animais abandonados, entre cães e gatos, encaminhados para adoções regulares.



Serviço



Evento: Lançamento da Campanha contra o abandono de animais em parques - Inauguração de placas

Data: 04 /10/ 2012

Horário: 16h30

Local: Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal)

Endereço: Rua do Horto, 931 – Tremembé



Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente


(11) 3133-4008/3370/3376/3933



Os Cães do Parque


Assessoria: Cida Cândido


(11) 9.8997.4865







Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio


http://www.cetesb.sp.gov.br/mudancas-climaticas/prozonesp/eventos-ozonio/12-14%C2%B0-seminario-do-dia-do-ozonio--2009


img





O 14º Seminário de Comemoração do Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio foi realizado no dia 18 de novembro de 2009, no auditório Augusto Ruschi, na sede da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente - SMA.
O evento, realizado pela Coordenação do Prozonesp em conjunto com o Setor de Clima e Energia da CETESB, Grupo Ozônio e Abrava, contou em sua abertura com o Diretor-Presidente da CETESB, Fernando Rei, com o representante do Ministério do Meio Ambiente, Euler Martins Lage, com o representante do PNUD, Anderson Moreira Alves, e também com o representante da Abrava, Samuel Vieira.
As apresentações de palestras foram feitas pelos especialistas em CFCs e HCFCs: Paulo Neulaender - Abrava, Euler Martins Lage - MMA, Ruy de Goes Leite de Barros - PNUD, Donato N. Di Giacomo - IMT.
O evento teve como principal foco de discussão o Plano Nacional de Eliminação de HCFCs, em cumprimento com o Protocolo de Montreal, do qual o Brasil é signatário. O Plano prevê que o consumo de CFCs no Brasil deve ser igual a zero em 2010, sendo que a importação desses gases já não ocorre mais pelo Brasil.
Para Paulo Neulaender, diretor da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento - Abrava, que juntamente com a CETESB e a SMA promoveu o encontro, o setor de refrigeração será bem sucedido na eliminação do uso dos CFCs e HCFCs. Ele fez um breve histórico das ações do Grupo Ozônio, que agora passou a se denominar Grupo Clima Ozônio, dando conta de que nos 14 anos de sua existência, o grupo, fundado por representantes da CETESB, para estimular a proteção da camada de ozônio e divulgar boas práticas, só vem crescendo e obtendo novas adesões. Conforme o palestrante, foram 14 seminários, realizados anualmente, com média de 230 participantes, inúmeras palestras em indústrias e universidades e uma lista eletrônica com mais de 5135 participantes, além de parcerias sólidas com instituições privadas e governamentais. 


Palestras 
Avaliação das Emissões de HCFC-22 pelos Sistemas de Refrigeração Comercial em Supermercados - Donato N. Di Giacomo
O Programa Brasileiro de Eliminação de HCFCs - Euler Martins Lage
Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio - Paulo Neulaender
O PBH e a Conversão de Empresas - Ruy de Goes Leite de Barros
Audios do 14º Seminário de Comemoração do Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio 
Parte 1 de 6
Parte 2 de 6
Parte 3 de 6
Parte 4 de 6
Parte 5 de 6
Parte 6 de 6





Cursos de "Manejo da irrigação" e "Avaliação de Equipamentos"


Cursos de "Manejo da irrigação" e "Avaliação de Equipamentos" / em várias cidades



A Agência Nacional de Águas - ANA realizará, em alguns dos principais pólos de irrigação do país, uma série de cursos de capacitação na área de irrigação. Os cursos serão ministrados por alguns dos mais renomados profissionais brasileiros da área de irrigação e abordarão dois temas: Manejo da irrigação: “onde, quando e quanto irrigar”; e "Avaliação e manutenção de equipamentos de irrigação”. Cada tema será desenvolvido focando o principal sistema de irrigação utilizado na região onde o curso será ministrado. O objetivo principal desses cursos é o ensino, difusão e atualização de técnicas que promovam a conservação e o uso racional dos recursos hídricos na agricultura irrigada. Os cursos serão direcionados, prioritariamente, para agricultores irrigantes, gerentes agrícolas e operadores de equipamentos de irrigação, podendo também ser realizado por extensionistas rurais, técnicos e profissionais de instituições do SINGREH com o interesse de se aperfeiçoar no tema. Cada curso será composto de 16 horas, divididos em aulas teóricas (8 horas) e práticas (8 horas). Os cursos são gratuitos e as vagas limitadas a 30 alunos por turma. O calendário com as cidades e as datas dos cursos podem ser visualizados no arquivo anexo. As inscrições estarão abertas a partir de 28 de setembro, sexta-feira, aqui no Portal. O período de inscrição e programa de cada curso poderão ser acessadas nos arquivos anexos na página de inscrição.