segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Inédito: PROJETO "AMBIÊNCIAS URBANAS E PARQUES LINEARES"



PORTARIA 121/12 - SVMA   DOC 22/12/2012, Folha 75

DÁ PUBLICIDADE AP PLANO DE TRABALHO DO PROJETO "AMBIÊNCIAS URBANAS E PARQUES LINEARES", DESENVOLVIDO PELO GRUPO DE TRABALHO INTERINSTITUCIONAL. 

Fonte: http://www3.prefeitura.sp.gov.br/cadlem/secretarias/negocios_juridicos/cadlem/integra.asp?alt=22122012P 001212012SVMA        &secr=87&depto=0&descr_tipo=PORTARIA

SECRETARIA DO VERDE E MEIO AMBIENTE

Secretário: Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho

Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho, Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente , usando as atribuições que lhe são conferidas por lei e,
CONSIDERANDO o disposto na PORTARIA Nº 10 /SVMA-G/2010.

RESOLVE:

I – Dar publicidade ao Plano de Trabalho do Projeto “Ambiências Urbanas e Parques Lineares” desenvolvido no âmbito das atividades do Grupo de Trabalho Interinstitucional – GTI, conforme ANEXO I desta Portaria, no qual estão descritas as atividades executadas e aquelas que deverão ser desenvolvidas até Dezembro/2014.
II – Dar publicidade ao compromisso estabelecido entre a SVMA, entidades da sociedade civil e demais órgãos públicos municipais e estaduais que participam do Projeto, como segue:
a- Contratação do plano de bacia hidrográfica e projeto do parque linear Nascentes do Ribeirão Jaguaré.
b- Continuidade do processo participativo para implantação do parque linear Nascentes do Ribeirão Jaguaré.
c- Implantação da gestão participativa do parque linear Canivete e do futuro parque linear Nascentes do Ribeirão Jaguaré.
II – Dar publicidade aos integrantes do Grupo de Trabalho Interinstitucional – GTI que participaram do desenvolvimento das atividades, conforme ANEXO II desta Portaria.
III - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
ANEXO I DA PORTARIA Nº 121 /SVMA-G/2012
Plano de Trabalho do Projeto “Ambiências Urbanas e Parques Lineares”
Grupo de Trabalho Interinstitucional e Multidisciplinar: Ambiências Urbanas
Considerando a complexidade do atual quadro ambiental e que a apreensão da realidade tem gerado um modelo que aplica os paradigmas desenvolvidos nos quadros das teorias físicas no campo social; e que esta forma de transposição não tem subsidiado suficientemente o agir sobre os problemas subjacentes aos fatos sociais, por não instrumentalizar com eficiência a intervenção sobre os mesmos, não alimentando, assim, a concepção de ação contida na formulação de políticas públicas. Propõe-se a criação de um Grupo de Trabalho interinstitucional e multidisciplinar visando operacionalizar a visão e a abordagem abrangentes que o campo das ambiências1 oferece, para a formulação de uma nova Política Pública.

PRINCÍPIOS
* Participação Popular2
* Mediação de conflitos;
* Articulação intersetorial, interinstitucional e multidisciplinar;
* Responsabilidade compartilhada no desenvolvimento do processo.

DIRETRIZES
* Recuperação da qualidade da água como princípio da requalificação do ambiente urbano;
* Recuperação e requalificação do espaço urbano /público;
* Recuperação / preservação de APP;
* Mitigação e adaptação das mudanças climáticas tendo como estratégia o Parque Linear;
* Promoção de um processo reflexivo sobre a relação pessoa-ambiente;
* Promoção da educação ambiental;
* Promoção da sustentabilidade local (na concepção, na construção, na manutenção, no uso, na contratação de mão de obra, entre outros);
* Uso e disseminação de tecnologias sustentáveis e instrumentos de monitoramento da qualidade socioambiental;
* Valorização da Bio e Socio-diversidade.

OBJETIVOS GERAIS:
* Formulação e promoção de uma nova Política Pública tendo como marco conceitual a noção de ambiência que tem como premissas: a integração das múltiplas dimensões na compreensão e concepção do espaço urbano; a re-introdução de uma abordagem mais qualitativa do ambiente que leva em conta o sujeito da percepção e as práticas sociais; a abordagem transversal e sistêmica da realidade urbana de forma a subsidiar e instrumentar a intervenção dessa realidade;
* Fomentar processos participativos tendo em vista o poder articulador da ambiência que exige um trabalho inter e multidisciplinar convocando a parceria interinstitucional e intersetorial.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Construir e testar metodologia participativa, instrumentos multidisciplinares e interdisciplinares, focalizando a noção de ambiência para subsidiar a formulação de uma nova Política Pública de requalificação ambiental;
* Produzir um programa piloto tendo como objeto a implantação e gestão dos Parques Lineares Córrego Canivete e Nascentes do Ribeirão Jaguaré, para nortear novas ações em outras áreas.

MÉTODO
Dialógico e Participativo
Para iniciar a discussão de um método participativo e dialógico é necessário, de princípio, compreender a idéia de participação que o sustenta.
“... existe um tipo de participação que serve para legitimar a ordem estabelecida e outro que serve aos propósitos e busca do bem-estar básico do povo, incluindo sua capacidade de organizar uma sociedade mais justa.” (Herrera & Martinez, 2003 p. 14).
As práticas participativas que se conformam dentro de uma visão democrática são comprometidas com ideologias que preconizam a valorização da diversidade, da cooperação entre os indivíduos e implicam na horizontalidade de poder de decisões e autonomia na organização e gestão das ações coletivas. A horizontalidade do poder não significa a homogeneização das interpretações do mundo, mas deve permitir a manifestação da heterogeneidade dos conhecimentos. Essa heterogeneidade é expressão das diferentes situações de socialização em que cada participante tornou-se humano.
No caso deste projeto que se constitui a partir da noção de ambiência, a participação é entendida a partir dos sujeitos, e deve atender a uma cosmovisão aberta ao grau de diversidade que comporta o território.
Considerar as diversas manifestações dos atores colocados no cenário do território, de maneira racional, que promova um aprimoramento no conhecimento dos diferentes aspectos do espaço em questão, exige um método que implique todos os envolvidos e uma atitude do pesquisador, de se entender como parte daquela vida social, de se abrir para ouvir, superando idéias e preconceitos.
“Um pesquisador nunca é neutro e jamais sai ileso de um processo de pesquisa. Ele carrega a sua história de vida, que, ao se encontrar com a história social do lugar e com a história de vida dos elementos da comunidade pesquisada, transforma e se transforma, porque o pesquisador é um ser humano e, portanto, carrega a humanidade consigo, e não uma máquina a computar e a transformar os dados. Como humano, é constituído pelas experiências vividas” (Cf Okamura, 2004).
Desta forma, consideramos importante adotar, enquanto pesquisador no campo, as proposições de Canevacci (1997): a de querer perder-se, de ter prazer nisso, de aceitar ser estrangeiro, desenraizado e isolado (Ibidem).
Para Canevacci (1997, p.15), o desenraizamento e o estranhamento são momentos fundamentais “...mais sofridos que predeterminados...” que permitem atingir novas possibilidades cognitivas, através de misturas imprevisíveis e casuais entre níveis racionais, perceptivos e emotivos para que se refine o olhar urbano. Como pesquisador consideramos necessário adotar justamente esta perspectiva, que o autor chama de oblíqua e polifônica: estranhar toda a familiaridade possível e, ao mesmo tempo, familiarizar-se com suas múltiplas diferenças.
É a observação observadora. Que não é mais participante da ação, mas observa também a si própria como sujeito que observa o contexto. É meta-observação (Canevacci, 1997, p. 31).
Esta forma de atuar é parte fundamental do método que se constitui como pesquisa-ação, cujo fundamento ético é o compromisso com um espaço de diálogo, que permita a convivência da diversidade.
A pesquisa-ação se associa à prática participativa como uma atividade não espontânea na sociedade contemporânea. Sua realização exige um estudo paralelo para que os obstáculos que surjam no caminho (freqüentes no modelo atual de interação social) possam ser compreendidos na intenção de superá-los. É um método de trabalho que permite a produção de um diagnóstico, através da análise integrada da conjuntura do surgimento dos problemas e problemática, para a formulação de respostas compartilhadas. Todo o percurso é realizado com a participação daqueles que fazem parte da situação.
A origem da sistematização da pesquisa-ação como proposta de investigação se deu com Kurt Lewin que entende que o conhecimento cresce segundo um ciclo de planejamento/ execução/ reconhecimento ou averiguação dos fatos (avaliação; reavaliação e preparação de um planejamento da etapa posterior), numa espiral de fases com objetivo de “avaliar os resultados do segundo passo, para preparar a base racional de planejamento do terceiro passo e, talvez, para modificar novamente o plano global” (Lewin, 1973, p 220), e assim sucessivamente. Comporta-se como uma espiral autorreflexiva formada por ciclos sucessivos de planificação, ação, observação, e reflexão com dois objetivos fundamentais: compreender por dentro o problema e ao desconstruí-lo encontrar as formas de resolvê-lo.
Em um trabalho participativo, a planificação participativa constitui uma primeira fase, e se submete aos mesmos processos envolvidos na situação de ensino-aprendizagem, em que os atores nos papéis de educadores e educandos interagem no modelo democrático e assim, os elementos presentes na análise refletem a construção articulada dos saberes.
A pesquisa-ação não exclui os aspectos subjetivos e a linguagem pessoal de todos os participantes, pois se, se pretende conhecer, todos os componentes da situação devem ser captados: as interpretações, as crenças e, tudo que dá significado àquela experiência. Este material vai permitir construir uma compreensão mais ampla da dinâmica relacional dos envolvidos. Os obstáculos, limitações, oposições e contradições servem também como conteúdos a serem considerados na análise reflexiva do processo proposto.
A pesquisa-ação é entendida como
“uma abordagem condutora de uma identificação participativa de problemas e problemáticas, de uma realização participativa de análises integradas dos mesmos e de uma formulação participativa de respostas compartilhadas construídas em fóruns temáticos compostos e geradores de elos sociais, baseados e informados pelas diferentes linhas históricas de conhecimento, nas diferentes normas de produção cultural” (Tassara, 2005)
A qualidade do diálogo dentro do coletivo investigador tem por referencial a situação lingüística ideal formulada por Habermas – a comunicação ilesa, na qual os preconceitos se desinstrumentalizam, na qual impera o desejo da emancipação individual e coletiva e todos se expressam buscando superar os impedimentos objetivos e subjetivos à comunicação livre. Nesse novo paradigma, Habermas não se refere à relação do sujeito isolado a algo do mundo, que pode ser representado e manipulado, mas sim à relação intersubjetiva que assumem sujeitos capazes de linguagem e de ação quando eles se entendem entre si sobre algo (no mundo). A palavra chave do novo paradigma é o entendimento. Todos os encontros propiciados pelo projeto tornar-se-ão ocasião de “laboratórios sociais”, pois, serão compreendidos como experiências participativas, em que os participantes buscam o entendimento.
O mapeamento socioambiental é uma outra estratégia investigativa e de intervenção que deverá ser utilizada. À descrição da geografia física, humana e política do território no qual será desenvolvido o estudo, denomina-se mapeamento socioambiental (e/ou territorial), subententendo-se que, se houver, um compromisso de vinculação entre as relações território-democracia-sustentabilidade, este mapeamento deverá ser necessariamente realizado mediante participação coletiva. A sua construção é efetuada por um coletivo, mediante um processo dinâmico e interativo e sob a direção de uma instância técnica-política. O modelo constrói-se através de reprodução de camadas representativas de diferentes momentos históricos do socioambiente em questão, hierarquizadas em função da cronologia de sua produção, configurando as geografias resultantes de cada momento, geradas pela forma de organização humana ocupante desses espaços, em sua ordem temporal.
Esse processo de busca de conhecimento sobre a forma em que o socioambiente se manifesta, ou se manifestou, implica um conhecimento e um reconhecimento, pelos sujeitos do próprio espaço, propiciando um incremento na consciência ambiental de seus membros a par com o conhecimento de diferentes visões deles próprios nas relações sociais, interpessoais que se efetivam mediadas pelo espaço em questão.
OBS. Esses processos são contínuos e articulados e, portanto, o planejamento é adaptativo, pois as atividades são pensadas e propostas em resposta às necessidades observadas.
Concretização do método (ações para tal)
Constituir um fórum com representantes dos movimentos sociais e do poder público será um primeiro evento que deverá permitir um diálogo da diversidade emergente nesse território e que terá como objetivo revelar as qualidades relativas às suas características geográficas e sociais, seus problemas, bem como produzir e direcionar as ações a serem desencadeadas por esse espaço de discussão. Para constituição desse fórum, há que se levantar no território as diversas vozes dos diversos segmentos. (projeto/ protótipo do mapeamento sócio-ambiental)
A realização de workshops específicos que reúnam grupos menores para aprofundar a discussão de temas polêmicos ou não conhecidos suficientemente para tomadas de decisões será uma atividade base do trabalho. Esses temas serão levantados nas várias situações promovidas pelas diversas atividades e entre eles prevêem-se aqueles decorrentes de situações corriqueiras, mas que podem interferir na dinâmica das relações e impedir que o bem público possa ser usufruído como um bem de todos.
O mapeamento que inclui tanto as características físicas como as psicossociais desse território será um instrumento fundamental para a tomada de consciência das pessoas envolvidas com o trabalho sobre como se constituiu historicamente o pedaço e como cada um se relaciona com ele, e como o percebe, o que vai ser determinante nas construções e mudanças sócio-ambientais. Este mapeamento será efetuado durante todo processo, como uma forma de conhecimento articulado incremental do território. Todos os instrumentos utilizados (entrevistas, reuniões informais, seminários, workshops) servirão de base de dados para a construção do mapa territorial. Pode ser utilizada uma maquete interativa para sustentação e materialização dos conteúdos obtidos.
1ª fase: levantamento das diversas vozes do território (entrevistas, grupos espontâneos, reuniões com outros fins, visitas, contatos);
2ª fase: organização de um fórum com os diversos segmentos;
3ª fase: organização de workshops específicos sobre temas levantados no fórum e nos outros contatos com a população;
4ª fase: construção participativa do mapeamento ambiental (não se constitui como uma fase posterior, mas que acompanha todo o processo);
5ª fase e posteriores: constituição de um fórum permanente de acompanhamento das obras e gestão do parque linear.
Tudo que se ouve, como tudo que se vê deve ser incluído. Vozes, nesse caso é mais que uma metáfora, é especialmente uma metonímia, pois está no lugar das diversas manifestações humanas que interferem no espaço.
Canevacci, M. A Cidade Polifônica. São Paulo, Studio Nobel, 1997
Habermas, J., Teoria de la Acción Comunicativa: Complemientos Y Estudios Previos, Catedra, Madrid, 1989
Herrera, S. L. & Martinez, E. N., Educación, Participación Social y Conocimiento: uma aproximación desde los sujetos, Revista Latinoamericana vol XXXIII, n1, 2003
Lewin, K., Problemas de Dinâmica de Grupo, São Paulo, Cultrix, 1973 (orig. 1948)
Okamura, C. Arouche 2004: Uma incursão no território urbano da cidade de São Paulo através de seus personagens. Estudo psicossocial sobre encontros e desencontros entre olhares, imagens e paisagens – diagnóstico para uma intervenção ambiental. São Paulo, 2004, 300 p. Tese de Doutorado. Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.
Tassara, E.T.de O, 2005: Psicologia Ambiental e Futuro: reflexões geopolíticas sobre política ambiental. Psicologia USP, São Paulo, v. 16, n 1/2, pp 261-267.
PROGRAMA PILOTO:
PARQUE LINEAR DO CANIVETE
PARQUE LINEAR NASCENTES DO RIBEIRÃO JAGUARÉ
Justificativa
Em que pese a noção de ambiência pressupor a participação popular para maior cooperação no processo decisório de implementação de ações e intervenções, durante todas as suas diferentes etapas, de planejamento, de projeto e de realização de obras, considerou-se pertinente selecionar como objetos de intervenções no âmbito deste projeto, dois parques lineares em diferentes estágios de desenvolvimento, quais sejam: o parque linear Canivete localizado na sub-bacia hidrográfica do córrego Bananal, na região norte do município, e o parque linear Nascentes do Ribeirão Jaguaré, localizado na sub-bacia hidrográfica do córrego Ribeirão Jaguaré.

A motivação da escolha do parque linear Canivete decorre da mobilização promovida pela SVMA para sua implementação, que inclusive contou com a remoção de aproximadamente 530 famílias. Apesar do processo de elaboração do projeto deste parque ter mantido uma abordagem tradicional em relação a participação popular, no qual o corpo técnico do poder publico, predominantemente formado por especialistas que atuam nas áreas do planejamento e do projeto, desenvolve o projeto subsidiado, basicamente, por diretrizes técnicas de adequação do meio físico e de uso e ocupação do solo, articulando na medida do possível as intervenções publicas setoriais, para posteriormente apresentá-lo a avaliação da comunidade, o que limita a apreensão do projeto e consequentemente a proposição de alterações que sejam de seu efetivo interesse, verifica-se o grande desafio em realizar a gestão deste parque, especialmente porque o envolvimento da comunidade durante a sua implantação foi restrito, tornando mais tênue o sentido de pertencimento em relação aquele espaço público. No propósito de construir ou reforçar este sentido de pertencimento, inclusive para futuramente planejar a ampliação do parque, tem-se a oportunidade de adotar a noção de ambiência e seu método participativo para o aprimoramento da gestão do parque linear, cabendo ressaltar que a gestão vai além das providências já adotadas pela SVMA para a manutenção, limpeza e segurança do parque.
Esta escolha não descartou o desafio em identificar um parque linear previsto no âmbito do Plano Diretor Estratégico - PDE e dos Planos Regionais Estratégicos – PRE das 31 Subprefeituras, no qual seria possível desenvolver o processo participativo subjacente a noção de ambiência durante todas as etapas do processo, como a de planejamento, de elaboração do projeto e de implementação do parque.
Pautado pela participação coletiva deste Grupo de Trabalho estabeleceu-se a etapa de seleção de mais um parque linear a ser adotado como objeto de intervenção. Entre diversos parques propostos verificou-se que o parque linear Nascentes do Ribeirão Jaguaré reúne condições favoráveis para o desenvolvimento desta experiência, a iniciar pelo reconhecimento da importância pela administração pública em implantá-lo, já que entre os dez parques lineares considerados prioritários no território do Butantã, o “Nascentes do Ribeirão Jaguaré” aparece como prioridade número 1, conforme a publicação “Parques Lineares Butantã”, produzida pela Subprefeitura do Butantã em 2008. Apesar deste parque não integrar o escopo do Programa 100 Parques, cuja meta é o ano de 2012, na relação de parques previstos pela SVMA ele aparece como parque em planejamento, e inclusive foi destinado recurso financeiro proveniente de Termo de Compromisso Ambiental – TCA para elaboração do levantamento planialtimétrico, do estudo hidrológico da respectiva sub-bacia hidrográfica e do projeto do parque linear. Considerando-se o estágio inicial de desenvolvimento dos estudos que devem subsidiar a elaboração do projeto, bem como as lideranças locais identificadas pela Divisão de Gestão Descentralizada – DGD Centro Oeste 1, que se constitui em importante elemento facilitador para o estabelecimento de um efetivo processo participativo, o Grupo de Trabalho entendeu ser pertinente adotar o parque linear Nascentes do Ribeirão Jaguaré como objeto de intervenção no presente projeto, em especial, porque aliado ao interesse da comunidade local, e ao seu potencial de participação há o compromisso da atual administração pública municipal em implantar o parque, expresso pela efetivação de ações para sua implementação, e pela capacidade de mobilização da população local, através do DGD Centro Oeste 1.

DESCRIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO PARQUE LINEAR CANIVETE
O Parque Linear Canivete situa-se ao longo do córrego Canivete, entre as Avenidas Deputado Cantídio Sampaio e Hugo Ítalo Merigo, no Bairro Jardim Damasceno, Distrito Brasilândia, Subprefeitura Freguesia do Ó/Brasilândia localizada na região Norte do Município de São Paulo.
O córrego do Canivete, cujo nome faz como referência a um morador que produzia e comercializava canivetes no local, integra a sub-bacia hidrográfica do córrego Bananal e juntamente com as sub-bacias hidrográficas Itaguaçu, Bispo, Guaraú e Cabuçu de Baixo compõem a bacia hidrográfica do Cabuçú de Baixo que deságua no Rio Tietê.
O parque linear Canivete é o primeiro de um conjunto de parques a ser implantado na borda da Serra da Cantareira, formando um cinturão protetor do Parque Estadual da Cantareira.

O bairro Jardim Damasceno, onde localiza-se o parque linear,é caracterizado por ruas estreitas e lotes pequenos encostados ao norte com a Serra da Cantareira, ao sul com o Distrito da Freguesia do Ó, ao Leste o Distrito da Cachoeirinha e a Oeste o Distrito do Jaraguá.
De acordo com o zoneamento estabelecido pelo Plano Regional Estratégico da Subprefeitura Freguesia do Ó/Brasilândia (Lei Municipal nº 13.885/2004), o parque linear Canivete está inserido na Macrozona de Proteção Ambiental e a zona de uso predominante no entorno do parque linear é a ZMp -Zona Mista de Proteção Ambiental, na qual se sobrepõe uma ZEIS 1 – Zona Especial de Interesse Social situada entre duas ZEPAM – Zona Especial de Preservação Ambiental.

No local, encontra-se todo tipo de não-conformidades relacionadas ao meio ambiente, como a ocupação de encosta e topo de morro, casas em terrenos que possuem inclinações acima dos 45%, descartes de efluentes não tratados nos córregos e ocupação das áreas de várzea e de preservação permanente – APP.
Os 529 domicílios cadastrados por SEHAB/Habi-Norte, que ocupavam as margens do córrego foram realocados para implantação do parque. Do total, 240 foram para Unidades Habitacionais City Jaraguá em Pirituba, 80 foram para unidades de CDHU no Distrito de Cidade Tiradentes, e os demais foram atendidos por verba indenizatória.
Dados Gerais do Distrito da Brasilândia
Área territorial – 21,00 Km² (SEADE, 2005);
População – 262.686 habitantes (SEADE, 2005);
Taxa de crescimento – 1.1 a.a (SEADE, 2000 a 2004);
Cobertura Vegetal por Habitante – 45,79m²;
Desmatamento por hectare/ano – 115,4 (1991 a 2000) (SMDU-Dipro, 2010);
Garantia dos Direitos Humanos – (Garantia Precária).
Equipamentos públicos no Distrito Brasilândia (Municipais e Estaduais)
Descrição Quantidade
Assistência Social 20
Cultura --
Educação 96
Esporte e lazer 05
Guarda Civil Metropolitano (Bases) 01
Policia Militar (BPC/CIAS) 04
Policia Civil (DPS) 03
Saúde 15
Parques 01
Fonte: Projeto São Paulo em Paz, 2008.
A ocupação desordenada quase não deixou espaço para instalação ou aumento do numero de equipamentos públicos essenciais, como postos de saúde, escolas, e muito menos áreas livres para implantação de parques e praças, sendo este um problema típico das regiões periféricas com alta densidade demográfica.
Principais Atores Envolvidos nas Discussões de Melhorias no Bairro
Movimento Ousadia Popular;
Associação dos Moradores da Brasilândia e Adjacências;
Agentes Comunitários de Saúde do Programa Saúde da Família;
Mitra Arquidiocesana de São Paulo;
Espaço Arte na Rua.
Possíveis Parceiros
CEU PAZ;
Creche Imaculado Coração de Maria;
E.M.E.I. Cel. José Canavo Filho;
E.M.E.I. Alexandre Gama;
Sociedade Beneficente São Camilo;
E.E. Doutor Genésio A. Moura.
DESCRIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO PARQUE LINEAR NASCENTES DO RIBEIRÃO JAGUARÉ
O Parque Linear Nascentes do Ribeirão Jaguaré situa-se no Distrito Raposo Tavares, na confluência de três córregos a montante da bacia hidrográfica do córrego Jaguaré, que é contribuinte do Rio Pinheiros, região oeste do Município.

A bacia hidrográfica do córrego Jaguaré está integralmente situada na Subprefeitura do Butantã e os seus principais ribeirões e nascentes (trecho montante), estão localizados em duas sub-bacias hidrográficas no Distrito Raposo Tavares: córrego Itaim e Ribeirão Jaguaré.
A sub-bacia hidrográfica do Ribeirão Jaguaré apresenta uma configuração paisagística com predomínio de conjuntos habitacionais, favelas e moradias de autoconstrução. São formas de assentamento que tiveram como principais características a ilegalidade do ponto de vista da legislação urbanística e ambiental, que desconsiderou as características do sítio natural no processo de produção do espaço urbano, resultando em sérios problemas sócio-ambientais para a região. Contrastando com essas unidades paisagísticas aparecem na borda do Distrito Raposo Tavares, próximo a divisa com o Município de Taboão da Serra, remanescentes de mata e uma área bastante arborizada, situada na Instituição da “Liga Solidária Educandário Don Duarte”. Dessa forma, apesar da deterioração da qualidade urbana e ambiental, a rica rede hidrográfica, os remanescentes florestais e as áreas arborizadas ainda conferem a paisagem um potencial ambiental a ser preservado e recuperado. Estes foram os principais condicionantes para o enquadramento do Distrito na Macrozona de Proteção Ambiental do Municipio.
Conforme o zoneamento estabelecido pelo Plano Regional Estratégico da Subprefeitura Butantã (Lei Municipal nº 13.885/2004), no entorno do parque linear Nascentes do Ribeirão Jaguaré predomina a zona de uso ZMp -Zona Mista de Proteção Ambiental, na qual se sobrepõe, parcialmente, algumas ZEIS 1 – Zona Especial de Interesse Social.

Na elaboração do Plano Regional Estratégico da Subprefeitura Butantã - PRE-BT privilegiou-se a proposição de parques lineares e de caminhos verdes como instrumentos de gestão e requalificação ambiental e urbana. Além deste parque linear foi previsto no PRE-BT a implantação dos parques lineares Jacarezinho e Raposo Tavares, que são estratégicos para a recuperação ambiental no trecho montante da bacia hidrografica.
Os movimentos sociais da região têm se manifestado pela implantação do Parque. Em 2007, a Liga das Senhoras Católicas, articulada com esses movimentos, promoveu no Educandário Dom Duarte um seminário onde se discutiu a importância do Parque Linear Nascentes do Jaguaré para a requalificação ambiental e urbana da região. Estiveram presentes técnicos de diferentes órgãos como SVMA, SABESP, Subprefeitura do Butantã, Secretaria da Educação, que indicaram a necessidade de implantação deste parque linear.

Segundo mapeamento da Subprefeitura Butantã, a superfície inicialmente prevista para implantação do Parque é de 153.467 m². No entanto, verifica-se o potencial de ampliação desta superfície ao considerar as áreas públicas do entorno passíveis de integração ao parque, sendo que o DEPAVE 1 já propôs a incorporação de novas áreas ao Parque ampliando o desenho proposto pela Subprefeitura do Butantã.
Na parte central do Parque Linear encontra-se o CEU – Centro de Educação Unificado Uirapuru, a ETEC - Escola Técnica Estadual, o campo de futebol, ocupações por moradias precárias e o conjunto habitacional COHAB Uirapuru. Segundo a Subprefeitura o conjunto Habitacional foi integrado ao parque linear devido à necessidade de intervenções nas suas áreas comuns, invadidas por garagens e favelas.
Ao longo da Av. Joaquim de Santana o canal do córrego, apesar de encaixado, encontra-se a céu aberto e tem as margens arborizadas. Essa via apresenta prédios de moradias nos dois lados e, por não ter saída, atende, sobretudo, ao trânsito local. No entanto, ela é estratégica por interligar os equipamentos públicos (CEU e ETEC) e os conjuntos habitacionais ao centro comercial local.
A margem do córrego, no trecho paralela à rua Osvaldo Libarino de Oliveira, é pública, desocupada e significativa (30 metros de largura). Essa via é, sobretudo, de trânsito local. A outra margem, apesar de também estar livre e desocupada é particular.
A partir da Rua Prof. João de Lorenzo, o córrego passa por área interna ao Cemitério Israelita. Essa via, perpendicular ao parque no extremo jusante é de caráter estrutural e interliga o bairro Arpoador à Av. Eiras Garcia. Apresenta fluxo de carros, ônibus e caminhões.
A Av. Asdrúbal da Cunha, outra via de caráter estrutural, corta o Parque na sua área central, passando perpendicularmente pelo Ribeirão Jaguaré e margeando os córregos afluentes. Assim, como a av. Lorenzo, é uma via de interligação entre os Bairros Arpoador e João XXIII à Av. Eiras Garcia. Além do grande fluxo de carros apresenta uma intensa circulação de pedestres. A Av. Eiras Garcia, via de caráter estrutural, é o principal acesso aos bairros do Distrito.
Dados Gerais

* Cobertura vegetal do distrito (Atlas Ambiental / 2000) – 550 ha.
* Desmatamento por hectare/ano no Distrito – 121,42 (1991 e 2000) segundo o Atlas Ambiental.
* Mapa da exclusão/inclusão social do distrito Raposo Tavares (SMADS 2003): avaliação negativa de 47,7 pontos como Média Baixa Exclusão.
Equipamentos públicos de educação na sub-bacia do Ribeirão Jaguaré
* CEU Uirapuru; Escola Técnica (ETEC); EMEFs Eda Terezinha, Daisy Fujiohara, Ileusa Caetano, Educandário Don Duarte.
Instituições sociais na sub-bacia do Ribeirão Jaguaré
* Instituto Educandário Dom Duarte;
* Multirão Recanto da Felicidade
ETAPAS DO TRABALHO
ETAPA 1
Fase 1 “Alinhamento Conceitual”
* Oficinas para alinhamento conceitual dos integrantes do GT: Parques Lineares, Ambiência, Gestão, Método, etc.
Instrumentos: sala, equipamentos, bibliografia de referência, gravador, serviço de transcrição, etc.
Produtos: relatórios sobre as oficinas
Período: 2 anos (abr/2010 a abr/2012
Relatório das Atividades já realizadas da Fase 1:
* Oficina: Parques Lineares e Ambiência – Como trabalhar este conceito?
27-04-2010, na SVMA
* Reunião para Apresentação dos Parques Lineares, 11-05-2010, na SVMA
* Oficina: "Quando eu falo em ambiência o que lhe vem em mente?” 01/06/2010, na SVMA
* Reunião para definição dos Parques Linear objeto de estudo, 01/07/2010, na SVMA
* Visita ao Parque Linear Nascentes do Jaguaré, 08-07-2010
* Reunião para Constituição do Grupo de Trabalho, delineamento do Plano de Trabalho, 03/08/2010, na SVMA
* Oficina sobre Parque Linear, 27/09/2010, SVMA
* Oficina sobre Gestão, 08/11/2010, SVMA
* Oficina sobre Parque Linear, 22/11/2010, SVMA
* Oficina sobre Método, 06/12/2010, SVMA
* Oficina: Construindo o Conceito de Participação Popular, 23/04/2012, SVMA
Fase 2 Diagnóstico Participativo
Jaguaré:
* Levantamento e mapeamento de informações pertinentes ao projeto (abr 2010-dez 2011):
a) espaços livres e áreas verdes; equipamentos públicos (escolas, CEU, posto de saúde, equipamentos de esportes, etc.)
Obs. utilizar mapeamento da SVMA;
b) sistema viário; fluxos de pessoas, bicicletas e automóveis;
c) movimentos sociais e seus mediadores: Rede Raposo Tavares, Mutirão “Recanto da Felicidade”, PAVS, CEU, 4 escolas municipais (duas já fizeram discussão sobre o Parque Linear), Condomínio de prédios;
d) projetos sociais e ambientais para a região (Projeto Ação Família, FEMA, mutirão de moradia, etc.);
e) levantamento de intervenções co-localizadas (Subprefeituras, Sehab, Educação, Siurb, etc.);
Canivete:
* Levantamento e mapeamento de informações pertinentes ao projeto (abr 2010-dez 2011):
a) espaços livres e áreas verdes; equipamentos públicos (escolas, CEU, posto de saúde, equipamentos de esportes, etc.).
Obs. Utilizar mapeamento da SVMA;
b) sistema viário; fluxos de pessoas, bicicletas e automóveis;
c) movimentos sociais e seus mediadores: Movimento Ousadia Popular; Associação dos Moradores da Brasilândia e Adjacências; Agentes Comunitários de Saúde do Programa Saúde da Família; Mitra Arquidiocesana de São Paulo; Espaço Arte na Rua; CEU PAZ; Creche Imaculado Coração de Maria; E.M.E.I. Cel. José Canavo Filho; E.M.E.I. Alexandre Gama; Sociedade Beneficente São Camilo; E.E. Doutor Genésio A. Moura.
d) projetos sociais e ambientais para a região (Projeto Ação Família, FEMA, mutirão de moradia, etc.);
e) levantamento de intervenções co-localizadas (Subprefeituras, Sehab, Educação, Siurb, etc.);
Jaguaré e Canivete Processo contínuo com algumas etapas concluídas (jan a dez 2011)
* Visitas dos técnicos às áreas de ação (contínuo);
* Oficina das impressões das visitas a campo (já realizada);
* Criação dos GTs (já criado):
a) GT para organização e coordenação do Fórum sobre Ambiências
Obs. Outros GTs podem ser constituídos de acordo com a dinâmica do processo;
b) GT compatibilização entre ações propostas no âmbito do projeto ambiências e intervenções demandadas por diversas outras fontes de recursos: Hélia, Patrícia, Pedro, Mariana, Francisco, Eliza;
c) GT de levantamento e mapeamento: Deplan 1, Depave 1, DGD Norte 1 e 2, DGD Centro Oeste 1.
Relatório das Atividades já realizadas da Fase 2:
* Oficina sobre as impressões da visita ao Parque Linear Jaguaré, 18/10/2010, SVMA
* Discussão sobre Método do Plano de Trabalho e formação dos Subgrupos, 07/02/2011, SVMA
* Reunião do GT Compatibilização, 15/12/2010, SVMA
* Reunião do GT preparação organização da instalação do Fórum Participativo tanto no Canivete como no Jaguaré, 14/02/2011, Cetesb
* Reunião dos relatos dos subgrupos de trabalho: Fórum Participativo Jaguaré, Grupo de compatibilização, 30/05/2011
Jaguaré e Canivete
* Pesquisa-Ação com a comunidade:
a) Levantamento das diversas vozes (início jan 2011 – processo continuo):
a.1) Entrevistas/percepção ambiental/levantamento das representações do espaço vivido;
a.2) Atividades “setorizadas” /temáticas;
Obs. contatos espontâneos, grupos informais fazem parte da metodologia.
b) Fórum “Ambiências”: agregar os vários segmentos do local, inclusive os movimentos e as redes já existentes;
* Análise e Síntese das informações (jan a dez 2013)
Instrumentos: gravador, filmadora, máquina fotográfica, serviço de transcrição das entrevistas e oficinas, pesquisadores, salas, equipamentos (computador, data show), mapas, material para maquete, etc.
Produtos: Definição do Programa de Projeto e de Gestão dos Parques Lineares; inicio da formação de um conselho popular ou grupo de acompanhamento (futuro conselho gestor); inicio da formação de fórum de discussão e articulação para a despoluição do córrego; publicação dos dados obtidos nesta fase.
Período: jan/2012-dez/2013
Relatório das Atividades já realizadas:
* Reunião para instalação do Fórum Canivete, 18/04/11
* Reuniões Preparatórias para a instalação do Fórum Participativo Jaguaré, no Educandário Dom Duarte: 15/03/11; 28/03/2011; 02/05/2011; 10/05/2011; 23/05/2011
* Reunião para instalação do Fórum Participativo Jaguaré, 28/05/2011
* 2° Plenária do Fórum “AMBIENCIAS PARQUES LINEAR NASCENTES DO JAGUARÉ”, 17/09/2011, no Educandário Dom Duarte
* 3° Plenária do Fórum Ambiências e Parque Linear Nascentes do Jaguaré, 22/10/2011, no Educandário Dom Duarte
* Reunião sobre Parque Linear Nascentes do Jaguaré, 15/02/2012, no Educandário Dom Duarte
* 4º Plenária do Fórum Ambiências e Parque Linear Nascentes do Jaguaré, 05/05/2012, no Educandário Dom Duarte
* Inclusão no perímetro do parque linear de área verde do Conjunto Habitacional Butantã D da CDHU, onde encontra-se um afluente do ribeirão Jaguaré
Fase 3 Plano de bacia hidrográfica e Projeto do Parque com a participação da comunidade (Jaguaré)
* Formulação das Diretrizes iniciais do Projeto do Parque e elaboração de desenhos e/ou maquetes com a comunidade (2011-2012);
* Formulação do Termo de Referência para contratar o Plano de bacia e o Projeto do Parque (dez/2012 - jan/2013);
* Contratação dos serviços para elaborar o Plano de Bacia e o Projeto do Parque Linear (mar-abr/2013);
* Consolidação das Diretrizes para elaboração do Plano de Bacia e o Projeto do parque (mai-jun/2013);
* Elaboração do Plano de Bacia (jul-out/2013);
* Elaboração do Projeto Básico do Parque Linear e demais intervenções definidas pelo plano de bacia (out-dez/2013);
* Elaboração do Projeto Executivo e Cronograma de obra nas áreas passíveis de implementação do Parque e outras intervenções (jan-mar/2014);
* Realização de Oficinas (contínuo);
* Realização de Seminários (contínuo).
Instrumentos: sala, equipamentos (computador, data show), flip chart; gravador, filmadora, máquina fotográfica, serviço de transcrição, estudo hidrológico, levantamento planialtimétrico, mapas, maquete, pesquisadores;
Produto: Projeto Básico; Cronograma; Fórum permanente de discussões; Publicação de material didático, artigos e projeto; Seminários.
Período: junho/2012 a mar /2014
Relatório das Atividades já realizadas da Fase 3:
* Oficina: Construindo Coletivamente o Projeto do Parque Linear Nascentes do Jaguaré, 19 de Novembro de 2011, Educandário Dom Duarte
* Levantamento planialtimetrico das áreas municipais inseridas no perímetro inicialmente proposto para o parque linear
* Encaminhamento do decreto de criação do parque linear nas áreas de titularidade municipal
* Acompanhamento e gestão junto a CDHU e RESOLO para agilizar a transferência da área verde do Conjunto Habitacional “Butantã D” para titularidade municipal.
Fase 4 Plano de Gestão
* Oficinas
* Seminários
* Elaboração do Plano de Gestão
* DEPAVE 5 (contratos: vigilância e conservação, manejo, administrador)
Instrumentos: sala, equipamentos (computador, data show), gravador, filmadora, máquina fotográfica, serviço de transcrição, mapas, maquete, pesquisadores;
Produto: Cronograma; Constituição do Conselho Gestor e um Fórum permanente de discussões; Publicação de material didático, artigos e projeto; Seminários.
Período: jan-dez/2013.
Fase 5 Consolidação dos Trabalhos
* Estabelecimento do Termo de Cooperação com outras instituições Nacional e Internacional para contribuição e difusão do Projeto Ambiências;
* Elaboração dos Relatórios Parciais e Finais;
* Realização de Seminários;
* Formulação do Protocolo de Intenções: Participação e Ambiência.
Instrumentos: sala, equipamentos (computador, data show), gravador, filmadora, máquina fotográfica, serviço de transcrição, mapas, maquete, pesquisadores;
Produto: Relatórios, Publicações, Parcerias, Protocolo de Intenções, Publicação de material didático, Seminários.
Período: jan 2013-dez/2014.

ANEXO II DA PORTARIA Nº 121 /SVMA-G/2012
Integrantes do Grupo de Trabalho Interinstitucional – GTI do Projeto “Ambiências Urbanas e Parques Lineares”

CETESB: Cintia Okamura
SME: Floripes Núbia de Oliveira Lima
Soc. Civil: Ana Maria Blanques
DEPLAN G (coordenação): Rosélia Ikeda e Alejandra Devechi
DEPLAN 1: Eliza Nakaguma, Hélia S. B. Pereira, Horacio C Galvanese e Patrícia M. Sepe.
DEPLAN 2: Arthur Chaklian
DPP: Helena M. C. Magozo, Gildo Pinheiro e Rute C. de Melo
DEPAVE 1: Elaine Pereira da Silva, Ana Luiza Petlik, Claudia Querci Filardo, José Francisco Almeida, Lara C. R. de Figueiredo, Luciana Schwandner Ferreira, Matheus de V. Casimiro, Mariana Falcone Guerra e Tarsila Kato
DEPAVE 5: Eduardo Panten
UMAPAZ: Rose Marie Inojosa, André Luis Moura de Alcantara e Georges Fouad Kharlakian Jr.
DGD Centro Oeste 1: Pedro A. Céspedes Perez, René Costa e Márcia Rosa.
DGD Leste 1: Fernando Deli e Thiago Beloni
DGD Leste 2: Débora Diogo e Maíra Galvanese
DGD Norte 1: Ricardo Lopes Crispino e Edmarques Zanotti
DGD Norte 2: Odair Matarensi
DGD Sul 1: Horácio Pires, Camila Botelho e Danielle de Almeida Benedetti
DGD Sul 2: Marcos Galhego e Guilherme Ferraz
DGD Sul 3: Odete Borges e Eliane Ferreira

1 O campo das ambiências urbanas vem sendo concebido há quase duas décadas pelo laboratório CRESSON (Centre de Recherche sur l’Espace Sonore et l’Environnement Urbain), sediado na Escola de Arquitetura de Grenoble e vem sendo desenvolvido no Brasil, em cooperação com a França, desde 2002. A noção de ambiência traz como contribuição um olhar mais cuidadoso sobre o ambiente ao re-introduzir uma abordagem qualitativa, fazendo valer a atividade do sujeito, a percepção e o papel das práticas sociais na compreensão e concepção de um determinado espaço, reconsiderando, assim, o lugar da percepção na experiência ordinária dos citadinos e reconhecendo-a como parte ativa na produção da própria ambiência. A noção de ambiência traz a emancipação das perspectivas normativas que tradicionalmente tem caracterizado o ambiente do ponto de vista puramente físico que se procura medir, modelizar ou simular, tendo em vista essencialmente os problemas técnicos e instrumentais. Assim, ao propormos a noção de ambiência como eixo na construção de uma nova forma de se fazer política pública, as mudanças esperadas implicarão em experiências participativas em que os diversos grupos envolvidos: técnicos, gestores e cidadãos serão co-operadores nas diversas fases do planejamento.
2 O grupo entende a participação como sendo um processo de reflexão coletiva para as tomadas de decisões. A participação popular deve ser construída desde o início criando vínculos com a comunidade e partilhando as responsabilidades. Por ser um processo que envolve discussão, reflexão e trocas de informações, possibilita a construção de novos conhecimentos, tornando-se, assim, um espaço de formação. Dessa forma, não significa simplesmente incorporar no desenho do projeto as propostas das comunidades, ou chamá-las para ratificar um desenho pronto. O processo dialógico permite a construção de novos conceitos e percepções do espaço, que refletirão em releituras desse espaço (por parte da comunidade e dos técnicos) e que, por fim, se expressará em um desenho que atenda as perspectivas da técnica, da percepção e do uso. 

"A ideia de ser verde não significa só o ambiente, é uma filosofia de vida"


10/12/2012 - 14h45

A felicidade interna bruta do Butão


ANNIE KELLY
DO "OBSERVER"

Há uma série de sinais manuscritos no acostamento da sinuosa estrada montanhosa que liga o aeroporto à capital do Butão, Timfu. Não são avisos de reduzir a velocidade ou verificar os espelhos, e sim mantras de afirmação da vida. "A vida é uma jornada! Complete-a!", diz um deles, enquanto outro sugere ao motorista que "permita que a natureza seja o seu guia". Um terceiro, à beira de uma curva perigosa, diz simplesmente: "Lamenta-se o inconveniente".
É uma recepção adequadamente animadora para quem visita este reino remoto, um lugar de antigos monastérios, bandeiras de oração ao vento e deslumbrante beleza natural. Há menos de 40 anos, o Butão abriu suas fronteiras pela primeira vez. Desde então, ganhou o status quase mítico de um Xangri-Lá da vida real, em grande parte graças à sua determinada e metódica busca pelo mais fugidio dos conceitos: a felicidade nacional.
Desde 1971, o país rejeitou o PIB (produto interno bruto) como sendo a única forma de mensurar o progresso. Em seu lugar, tem defendido uma nova abordagem para o desenvolvimento, que mede a prosperidade por meio de princípios formais da felicidade interna bruta (FIB) e da saúde espiritual, física, social e ambiental dos seus cidadãos e do ambiente natural.
Há três décadas essa crença de que o bem-estar deve se sobrepor ao crescimento material permanece como uma peculiaridade em nível global. Agora, num mundo acossado pelo colapso dos sistemas financeiros, por uma flagrante iniquidade e por uma destruição ambiental em grande escala, a abordagem deste pequeno Estado budista está atraindo muito interesse.
Enquanto as potências mundiais concluíram no último sábado a conferência da ONU sobre a mudança climática, em Doha, começava a ganhar força o duro alerta butanês de que o resto do mundo está numa rota suicida do ponto de vista ambiental e econômico. No ano passado, a ONU adotou o apelo do Butão por uma abordagem holística para o desenvolvimento, o que teve o aval de 68 países. Uma comissão da ONU analisa atualmente maneiras de replicar o modelo butanês da FIB em escala global.
Enquanto representantes em Doha lutavam para encontrar um consenso a respeito das emissões globais de gases do efeito estufa, o Butão estava sendo citado como um exemplo de nação em desenvolvimento que colocou a conservação ambiental e a sustentabilidade no centro da sua pauta política. Nos últimos 20 anos, o Butão dobrou sua expectativa de vida, matriculou quase 100% das suas crianças em escolas primárias e reformulou sua infraestrutura.
Ao mesmo tempo, ao colocar o mundo natural no coração das políticas públicas, a proteção ambiental está assegurada pela Constituição. O país prometeu se manter neutro nas suas emissões de carbono, e garantiu que pelo menos 60% das suas terras permanecerão perpetuamente cobertas por florestas. O governo proibiu a exportação de madeira, e chegou a estimular um dia mensal do pedestre, em que todos os veículos particulares ficam proibidos de circular.
"É fácil garimpar a terra, pescar nos mares e ficar rico", diz o ministro butanês da Educação, Thakur Singh Powdyel, um dos mais eloquentes porta-vozes da FIB. "Mas acreditamos que não se pode ter uma nação próspera em longo prazo se ela não conservar o seu ambiente natural nem cuidar do bem-estar da sua gente, o que está sendo provado pelo que está acontecendo no mundo exterior."
Powdyel acredita que o mundo se equivoca quanto à busca do Butão. "As pessoas sempre perguntam como seria possível ter uma nação de gente feliz. Mas isso é não entender a questão", diz ele. "A FIB é uma aspiração, um conjunto de princípios orientadores por meio dos quais estamos navegando rumo a uma sociedade sustentável e equitativa. Acreditamos que o mundo precisa fazer o mesmo antes que seja tarde demais."
Os princípios do Butão são estabelecidos como política por meio do índice nacional de felicidade bruta, que leva em conta o desenvolvimento social equitativo, a preservação cultural, a conservação do meio ambiente e a promoção da boa governança.

MEDITAÇÃO
Numa escola primária de Timfu, a diretora Choki Dukpa observa seus alunos a caminho das aulas. Ela diz que notou enormes mudanças no bem-estar emocional das crianças desde que os princípios da FIB foram integrados ao sistema educacional, quatro anos atrás. Ela admite que, de início, não tinha ideia do que significava a política governamental de transformar todas as unidades de ensino em "escolas verdes".
"Soava bem, mas eu não tinha certeza de como iria funcionar", diz ela. Mas depois que o Unicef (agência da ONU para a infância) financiou um programa de treinamento para professores das "escolas verdes", as coisas melhoraram. "A ideia de ser verde não significa só o ambiente, é uma filosofia de vida", diz Dukpa.
Além de matemática e ciências, as crianças aprendem técnicas agrícolas básicas e proteção ambiental. Um novo programa nacional de gestão de resíduos permite que todo material usado na escola seja reciclado.
A infusão da FIB na educação também levou a sessões diárias de meditação e à adoção de música tradicional calma no lugar do estridente sino escolar.
"Uma educação não significa só ter boas notas, significa preparar [os alunos] para serem boas pessoas", diz Dukpa. "Essa próxima geração vai enfrentar um mundo muito assustador, à medida que as mudanças ambientais e as pressões sociais aumentarem. Precisamos prepará-la para isso."
Apesar do seu foco no bem-estar nacional, o Butão enfrenta enormes desafios. Ele continua sendo uma das nações mais pobres do planeta. Um quarto dos seus 800 mil habitantes sobrevive com menos de US$ 1,25 por dia, e 70% vivem sem eletricidade. O país enfrenta um aumento da criminalidade violenta, uma crescente cultura de gangues e pressões decorrentes da expansão populacional e do aumento dos preços alimentícios.
Ele se depara também com um futuro cada vez mais incerto. Os representantes butaneses nas discussões climáticas de Doha estão alertando que o seu modelo de felicidade nacional bruta poderia sucumbir diante da mudança climática e das crescentes pressões ambientais e sociais.
"O objetivo de estarmos abaixo de um aumento global de dois graus [Celsius] na temperatura, que está sendo discutido aqui nesta semana, não é suficiente para nós. Somos uma nação pequena, temos grandes desafios e estamos no empenhando ao máximo, mas não podemos salvar nosso ambiente por conta própria", diz Thinley Namgyel, que dirige a divisão nacional de mudança climática.
"O Butão é um país montanhoso, altamente vulnerável a condições climáticas extremas. Temos uma população altamente dependente do setor agrícola. Estamos apostando na energia hidrelétrica como o motor que irá financiar o nosso desenvolvimento."
Em Paro, uma região agrícola uma hora da capital, Dawa Tshering explica como o clima já está lhe causando problemas. O agricultor de 53 anos cresceu em Paro, cercado por montanhas e regatos, mas acha cada vez mais difícil cultivar seu arrozal de 0,8 hectare.
"O clima mudou muito: não há neve no inverno, as chuvas vêm nas horas erradas, e as nossas plantas ficam arruinadas. Há tempestades violentas", diz ele. Cerca de 70% dos butaneses são pequenos agricultores como Tshering.
"A temperatura ficou mais alta, então há mais insetos nas frutas e nos grãos. Não entendo isso, mas se continuar vamos ter muitos problemas para cultivar alimentos e para nos alimentarmos."
O Butão está tomando providências para se proteger. Um inovador trabalho está sendo feito para tentar reduzir o potencial de inundações nos seus remotos lagos glaciais. Mas não dá para o país fazer isso sozinho. Na semana passada, em Doha, ativistas pediram mais apoio a países como o Butão, que estão altamente vulneráveis à mudança climática.
"Embora agora o mundo esteja começando a olhar para o Butão como um modelo alternativo de economia sustentável, todos os seus esforços podem ser desfeitos se o mundo não agir em Doha", diz Stephen Pattison, do Unicef no Reino Unido.
"Países pequenos e em desenvolvimento, como o Butão, precisam obter mais apoio, e o Reino Unido e outros governos devem começar realmente a agir, como ao comprometer sua parte em dinheiro para o fundo climático verde, e colocá-lo em funcionamento assim que possível."
Em Paro, adolescentes de uniforme escolar, voltando para casa depois das aulas, estão bastante cientes dos tempos difíceis que esperam o Butão em sua tentativa de navegar numa rota entre a preservação da sua agenda sustentável e as realidades globais à sua frente. Todos se dizem orgulhosos de serem butaneses. Eles querem ser guardas florestais, cientistas ambientais e músicos. Ao mesmo tempo, eles querem viajar o mundo, escutar música pop coreana e assistir a "Rambo".
"Quero poder sair e ver o mundo, mas aí quero voltar para casa no Butão, e que ele esteja igual", diz Kunzang Jamso, 15, cujo traje tradicional faz contraponto com um corte de cabelo que lembra um artista de banda adolescente. "Acho que precisamos evitar que o mundo exterior venha muito para cá, porque podemos perder nossa cultura, e se você não tem isso, aí como você sabe quem você é?"
Tradução de RODRIGO LEITE.

O atraso na construção de linhas de transmissão de energia impedirá que parques eólicos comecem a operar neste ano


04/01/2013 - 03h00

Obras de linha de energia atrasarão ainda mais em 2013


O atraso na construção de linhas de transmissão de energia impedirá que parques eólicos comecem a operar neste ano -como já ocorreu em 2012- e causará um prejuízo de cerca de cerca de R$ 600 milhões ao consumidor.
A estimativa é da Abeeólica (Associação Brasileira de Energia Eólica).
A entidade também calcula que 70% das linhas que deveriam ser entregues em 2013 não ficarão prontas dentro do cronograma. O atraso será de 15 meses, em média.
Como as empresas responsáveis pelas usinas devem concluir as obras no prazo, elas terão direito de receber do governo mesmo sem os parques estarem operando.
No ano passado, o prejuízo foi de mais de R$ 300 milhões.
"Em 2013, deve ser o dobro", afirma a presidente da entidade, Elbia Melo.
A previsão da associação é que usinas que somam 1,1 GW fiquem paradas no ano por não terem como transmitir energia. O número é quase o dobro dos 622 MW de 2012.
A demora na construção é, segundo Elbia, decorrente de um erro de cálculo feito em 2009, quando os primeiros leilões de parques e de linhas foram realizados.
À época, concluiu-se que as as obras levariam o mesmo tempo para serem concluídas. O sistema de transmissão, no entanto, exige até um ano e meio a mais que o estimado.
"A conta foi realizada com base no setor de outros países, mas há problemas com licenças, por exemplo, que demoram mais que o previsto."
A maior responsável pelas obras das linhas é a Chesf, que venceu licitações em 2009 e 2010. Procurada, ela não respondeu até o fechamento desta edição.
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) também não retornou.
Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress
*
Linha própria
A empresa Bioenergy desembolsará R$ 110 milhões para construir um sistema próprio de transmissão no Maranhão, que atenderá 13 de suas eólicas.
"Vamos fazer a obra para não corrermos nenhum risco de atraso", afirma o presidente da companhia, Sérgio Marques.
Dessas 13 usinas, quatro deveriam ser instaladas no Rio Grande do Norte. Como a empresa enfrenta problemas de conexão no Estado, ela transferiu os parques para o Maranhão. Cada um deles está orçado em cerca de R$ 90 milhões.
A Bioenergy também vem tendo dificuldades com duas usinas que já estão em operação no Estado potiguar. O serviço das linhas de transmissão deles foi interrompido 36 vezes durante o ano passado.
As linhas que deveriam conectar essas eólicas já existem, porém precisam ser reforçadas para suportarem o volume de energia.
O prejuízo pelas 68 horas e 14 minutos de indisponibilidade dos parques é calculado, pela companhia, em R$ 227,6 mil.
A CPFL Renováveis é outra empresa que está com problemas no Rio Grande do Norte.
Sete usinas da companhia estão aptas a entrar em operação desde julho de 2012, mas permanecem sem injetar energia no sistema.
Assim como a Bioenergy, a CPFL Renováveis também depende de obras que são de responsabilidade da estatal Chesf.

Atitude sustentável: Leitores elegem combate à corrupção como desafio do Brasil para 2013


05/01/2013 - 08h30

Leitores elegem combate à corrupção como desafio do Brasil para 2013



Esta semana o Painel do Leitor abriu a enquete para saber dos leitores, qual seria o maior desafio do Brasil no ano de 2013.
No total, foram 562 votos.
A resposta mais selecionada pelos leitores foi "Combater a corrupção", com 219 votos, cerca de 39%.
Com 192 votos (34%), o tema "Crescimento do PIB" foi o segundo mais votado.
Ambas as escolhas receberam expressivas votações, e demonstraram a preocupação do leitor com os rumos da política e da economia do país.
Já os temas "Aumentar a transparência do governo", "Realizar a Copa das Confederações" e "Melhorar a Segurança Pública", receberam poucos votos, e juntos, somaram apenas 28% do total das escolhas dos leitores.
Se o ano de 2012 terminou promissor para o leitor em relação à política --devido ao julgamento do mensalão-- a economia ganhou a atenção por causa da divulgação do PIB de 2012.
Lula Marques/Folhapress
Presidente Dilma Rousseff, que pediu "pibão grandão" para 2013
Presidente Dilma Rousseff pediu "pibão grandão" para 2013
Segundo o Banco Central, a economia brasileira cresceu apenas 1% em 2012.
O fato trouxe inúmeras críticas à política econômica da presidente Dilma Rousseff, querespondeu : "Quero pibão grandão em 2013".
MENSALÃO
A enquete da semana passada teve um resultado avassalador, e comprovou a importância do ano de 2012 para os leitores em relação a justiça e a política: com 58%, ojulgamento do mensalão foi eleito o acontecimento mais importante do ano.
O resultado da enquete desta semana atesta a preocupação do leitor com o combate à corrupção.
Pode-se concluir que as enquetes demonstram que o ano de 2013 poderá ter muita importância para o futuro das eleições presidenciais de 2014, e para o futuro da política nacional.
Lula Marques/Folhapress
O presidente do STF e relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, ganhou destaque em 2012
O presidente do STF e relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, ganhou destaque em 2012