segunda-feira, 16 de maio de 2011

Comissão da ABNT elabora guia sobre gestão ambiental

Grupo de trabalho contará com a participação da população e de empresários de micro e pequenas empresas







Fonte: http://www.ecoagencia.com.br/index.php?open=noticias&id=VZlSXRlVONlYHZETOZlVhN2aKVVVB1TP


Por Regina Xeyla, da Agência Sebrae de Notícias



No dia 25 de maio, no Rio de Janeiro, será realizada a 1ª reunião da Comissão de Estudos de Sistema de Gestão Ambiental para as Micro e Pequenas Empresas, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O grupo irá elaborar um guia para apoiar as pequenas empresas a atenderem os requisitos da ISO 14001. Trata-se de norma internacional que define para empresas de todos os setores e portes o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). 

A comissão reativou seus trabalhos durante o lançamento do Centro Sebrae de Sustentabilidade, ocorrido no último mês de abril, em Cuiabá (MT). De acordo com a gerente do Processo de Normalização da ABNT, Márcia Cristina, “o objetivo é traduzir a norma já existente para o português com o foco na micro e pequena empresa. Esse trabalho resultará na ISO 14005”, explica. 

A gerente ressalta que o público em geral, principalmente empresários de pequenas empresas, podem fazer parte da comissão. Para isso, basta que o interessado envie um e-mail para o endereço - cb38@abnt.org.br. Ela destaca que, após ser feita a tradução da ISO 14001, o texto será disponibilizado no site da ABNT para consulta nacional. “A população terá, no mínimo, 30 dias para acessar o texto e fazer sugestões, que serão avaliadas pela comissão e agregados ou não ao documento”. 

Paralelamente ao trabalho de tradução, o conteúdo será disponibilizado para micro e pequenas empresas, por meio de reuniões itinerantes pelo país. “A norma por sua essência não é obrigatória, porém quem segue demonstra ter preocupação com a qualidade do produto e serviço que oferece. Outras vantagens também estão relacionadas com o aumento da competitividade”, disse Márcia. 

A analista da área de Inovação e Tecnologia do Sebrae, Hulda Oliveira Giesbrecht, chama a atenção para a grande participação dos grandes empresários nas reuniões dos comitês criados pela ABNT. “Estamos invertendo esse papel. Queremos que as micro e pequenas empresas também participem desde o início da elaboração do texto. A proposta é que a norma atenda às necessidades de todos”, afirma Hulda. Segundo ela, o Sebrae, juntamente com a ABNT, irá realizar pelo menos uma reunião em cada região para levar informações sobre a ISO 14001.

Sebrae - EcoAgência