O franchising brasileiro terá muito a transmitir sobre sustentabilidade quando participar de evento internacional de varejo
O Brasil está cada vez mais em evidência no cenário econômico mundial. Todos os olhos se voltam para o nosso país, que finalmente tem a oportunidade de mostrar sua força, mas que ainda tem muito a crescer em termos de desenvolvimento e soluções inovadoras para uma economia verde, inclusiva e sustentável.
Com o objetivo de buscar inspiração e trocar experiências, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) organiza um grupo de empresários do setor para participar da NRF, a National Retail Federation Annual Convention. É o maior evento de varejo do mundo, que acontece há mais de cem anos, sempre em janeiro, na cidade de Nova York. Neste ano, pela primeira vez e com muito orgulho, a Associação Franquia Sustentável (Afras) fará parte dessa comitiva, com o intuito de se atualizar sobre as inovações e práticas sustentáveis do varejo americano.
Além de absorver as novidades, participar da NRF será uma oportunidade maravilhosa para divulgar para o mundo a 6ª geração do franchising, que passou a considerar a gestão sustentável um dos pilares do planejamento estratégico das redes de franquias brasileiras, conforme conceituei em meu livro publicado em novembro de 2010.
Será a nossa chance de mostrar os avanços no campo da sustentabilidade, apresentados por inúmeros exemplos de empresas franqueadoras e de franqueados que incorporam práticas muitas vezes simples, mas que trazem resultados que vão além do lucro, agregando valor ao meio ambiente e às pessoas. Nesse quesito, considero que o franchising brasileiro já tem muito a ensinar. Prova disso é o interesse de países da Américas Latina e Central em reproduzir o modelo de articulação empreendido em nosso país.
A programação do evento tratará de temas como “capitalismo consciente” e “lojas 3.0”, em total sinergia com as ideias já difundidas pela Afras. Além disso, a palestra mais esperada, “Acolhendo a comunidade humana", apresentada pelo ex-presidente americano Bill Clinton, considerado um grande articulista do campo da sustentabilidade, deve explorar o desafio da globalização e as soluções para o futuro, com base em objetivos e valores comuns.
Não tenho dúvidas de que as palavras e os pensamentos desses grandes especialistas servirão como base de reflexão e inspiração para o nosso trabalho e para a constante busca do varejo e do franchising no sentido de inovar, evoluir e crescer de forma cada vez mais sustentável.
Começamos 2012 com força total, conectados às tendências que serão apresentadas na NRF e já preparando o próximo artigo com um resumo desse importante evento. Até lá!
*Claudio Tieghi é presidente da Associação Franquia Sustentável (Afras) e diretor de Responsabilidade Social do grupo Multi Holding
....................................................