sábado, 29 de outubro de 2011

Ideias de ambientes sustentáveis são premiadas



https://mail.google.com/mail/?hl=pt-BR&shva=1#inbox/1334f2099261485e

Casa Show pode ser visitada até domingo no Centro de Eventos da Fiergs


As ideias sustentáveis ganham cada vez mais espaço no ambiente residencial e já podem compor ambientes com o mesmo luxo, requinte e beleza do que materiais tradicionais. Com essa proposta, arquitetos e designers participaram do 1º Concurso Destaque Sustentabilidade em Ambientes que conheceu o grande vencedor na noite desta sexta-feira (28/10). A cerimônia aconteceu no Casa Show, evento que ocorre dentro da ExpoAcabamento em Porto Alegre e o premiado recebeu o troféu de um dos maiores nomes da arquitetura nacional, o arquiteto Ruy Ohtake. Os profissionais receberam o desafio de projetar uma suíte utilizando conceitos que não agredissem o meio ambiente. O trabalho vencedor foi da arquiteta Gabriela Ordahy.

- É um projeto diferenciado e com materiais desconhecidos da maioria da população. A lareira com combustível ecológico aquece não só o ambiente como também o banho e existem tubos que transferem a iluminação de fora para dentro trazendo a luz do dia com baixo custo - explicou Gabriela.

A outra finalista foi a proposta das designers, Ritha Braga e Rosa Ferline. O trabalho contemplou, além de preocupações ambientais, a inclusão social através de materiais adquiridos de um projeto social realizado pelas detentas do Madre Pelletier.

- Procuramos fazer algo que hoje está ao alcance das pessoas - explicou Ritha Braga.

- As pessoas não acreditavam que era possível e que temos visto é que o público está muito interessado e preocupado com essa questão que é o meio ambiente - completou Rosa  Ferline

Já o projeto de Tiziano Filizola e Raquel Vielmo Cortês, valorizou o uso de materiais alternativos.

- A gente trouxe o tijolo de barro que proporciona conforto térmico, acústico e sensação de aconchego dentro do espaço. Usamos ainda lascas de madeira oriundas de reflorestamento - explicou o arquiteto Tiziano Filizola.

A dificuldade maior enfrentada pelos profissionais ainda é encontrar os fornecedores que trabalham com matéria prima que seja ecológica.

- Começamos a fazer contatos e conseguimos trabalhar de forma mais fácil dispensando a pintura, por exemplo, reduzindo o impacto no meio ambiente-  completou a arquiteta Raquel Vielmo Cortês.

A preocupação com o meio ambiente não está só nos projetos arquitetônicos, mas também nos produtos das centenas de empresas presentes na ExpoAcabamento. Aliando a arquitetura inteligente e criativa ao reaproveitamento de materiais e utilização de matérias primas naturais, a Guadua Bambu apresentou um muro de contenção de rochas, uma composteira para restos de poda, uma varanda, duas sacadas e um jardim produzidos com bambu e madeira de demolição, assinado pelas arquitetas Manuela Schmidt e Sabrina Motta.

- O bambu é uma gramínea que cresce mais rápido que a mais rápida das árvores, então ele é considerado ecológico. Além disso é leve e de baixo custo- destaca Sabrina.

O selo Ecoeficiente, da Anjo Tintas e Solventes, também atrai atenção dos visitante com os thinners ecoeficientes, que reduzem 50% a 80% os poluentes na atmosfera e 40% das matérias-primas são de fontes renováveis. Unindo a praticidade e o cuidado com o meio ambiente, a empresa também produz o esmalte sintético "Altos Sólidos" que permite a pintura de fachadas com apenas uma demão.

A ExpoAcabamento prossegue até o dia 30 de outubro no Centro de Eventos da Fiergs com entrada gratuita. Outros eventos como Casa Show, Salão Móvel Design e ClimaSul serão realizados durante a atividade, integrando profissionais de diversas áreas. Informações adicionais e programação completa pelo site http://www.expoacabamento.com.br/.

Redação: Marcelo Matusiak e Rafael Dias Borges
Coordenação: Marcelo Matusiak

Serviço - ExpoAcabamento:

Data: 27 a 30 de Outubro
Horário: 14h às 21h
Local: Av. Assis Brasil, 8787 - Bairro Sarandi - Porto Alegre
Ingresso: Entrada Franca
Credenciamento: www.suleventos.com.br