http://www.dci.com.br/Supermercados-em-SP-promovem-campanha-contra-o-uso-de-sacolas-plasticas-9-405142.html
06/01/12 - 19:24 > MEIO AMBIENTE
A campanha segue um esquema piloto adotado há um ano e meio em 
Jundiaí que, de acordo com pesquisa encomendada pela associação, foi aprovado 
por 77% da população. "A campanha só deu certo em Jundiaí porque houve apoio do 
cidadão, os consumidores que ficaram felizes de ter uma forma de contribuir para 
o meio ambiente", disse. 
A ideia e contribuir para a diminuição 
de um problema ambiental causado pelo descarte das 2,4 bilhões de sacolas 
plásticas distribuídas todos os meses no estado. "Nós vamos estar mudando a 
nossa cultura, a nossa forma de comercializar, de pensar, educando os nossos clientes sobre a importância dessa mudança cultural", ressaltou 
Sanzovo que revelou que a ideia foi amadurecida por cinco anos antes de ser 
lançada. 
O diretor acredita em resistência inicial por parte dos 
consumidores, mas entende que todas as mudanças de hábito demoram tempo para 
serem completamente assimiladas. "Resistências haverão, com certeza, mas elas 
vão ser bem menores porque a grande maioria [da população] está bastante 
consciente". 
06/01/12 - 19:24 > MEIO AMBIENTE
SÃO PAULO - Fazer com que os 
supermercados paulistas deixem de distribuir sacolas plásticas para embalar 
compras dos clientes é o principal objetivo da campanha Vamos Tirar o Planeta do 
Sufoco. Segundo a Associação Paulista de Supermercados (Apas), responsável pela 
iniciativa que vai até o dia 29 deste mês, os estabelecimentos associados vão 
adotar a mudança em 150 cidades onde residem 80% da população do estado. "Vamos ter 
ainda alguns pequenos associados, que estão em cidades pequenas também, que não 
foram mobilizados", explicou o diretor de sustentabilidade da Apas, João 
Sanzovo. 
Com o fim da distribuição das sacolas 
plásticas, os consumidores terão de optar entre as sacolas retornáveis ou 
biocompostáveis, feitas de amido de milho, vendidas nos estabelecimentos. A 
primeira opção, que pode ser usada várias vezes, é apontada como 
preferencial.
Sanzovo destacou ainda que com essa mudança o 
setor de supermercados começa a se adaptar às determinações da nova lei de 
resíduos sólidos. "Essa sacolinha é a ponta do iceberg em todo um processo de 
revisão de comportamento de consumo, de mudança da cultura do 
descarte"
 
