terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Programa gratuito automatiza controle da irrigação


SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Programa gratuito automatiza controle da irrigação. 13/12/2011. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=programa-gratuito-automacao-controle-irrigacao. Capturado em 13/12/2011. 

Agência Fapesp - 13/12/2011
O software permite o manejo racional da água utilizada na agricultura irrigada. [Imagem: Divulgação]




Agricultura irrigada
A Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Ilha Solteira, disponibilizou um software para o manejo racional da água utilizada na agricultura irrigada.
O SMAI (Sistema para Manejo da Agricultura Irrigada), foi idealizado pela equipe do professor Fernando Braz Tangerino Hernandez.
De acordo com os pesquisadores, o desenvolvimento do software levou dez meses e seus principais benefícios são estimar rapidamente a evapotranspiração, que é a perda de água do solo por evaporação e a perda de água da planta por transpiração.

Evapotranspiração
O programa pode ser aplicado em todas as culturas.
"Ele é muito versátil. Se o usuário dispuser de todas as variáveis climáticas, vai usá-las para a estimativa da evapotranspiração de referência. Caso falte alguma, pode estimá-la pelas equações já existentes", explicou.
O programa é capaz de apresentar a taxa dos dois tipos de evapotranspiração: a de referência, um índice calculado com base em uma cultura hipotética que cobre todo o solo, como a grama; e a de cultura, uma conta feita para uma espécie vegetal específica.
Para isso, o sistema usa o método mais preciso da atualidade, que é a equação de Penman-Monteith, a mesma fórmula empregada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU).

Sem adaptações
Hernandez afirma que a ferramenta foi desenvolvida pensando na simplicidade do uso.
"Um tutorial mostra como entrar com os dados a partir de uma planilha e, caso falte alguma das variáveis, ela é estimada por rotinas internas. Não acreditamos que o usuário tenha dificuldades em utilizá-lo", disse.
O software pode ser utilizado em qualquer região, sem a necessidade de adaptações.
"Talvez a maior dificuldade seja o usuário dispor das variáveis climáticas da região de interesse e também a divulgação das mesmas diariamente. Essa seria a situação ideal para que de fato o software possa ser utilizado para manejo da irrigação," afirmou.
O programa está disponível para download gratuito no endereço clima.feis.unesp.br/smai.



Sistema para Manejo da Agricultura Irrigada



Tela de Entrada

O Sistema para Manejo da Agricultura Irrigada SMAI é um software que tem por finalidade automatizar e simplificar o cálculo da Evapotranspiração de Referência diária pelo método Penman-Monteith FAO de forma a facilitar e padronizar a obtenção direta dos dados para o manejo da irrigação. O cálculo exige um alto nível de abstração em suas etapas e um conhecimento técnico específico. O software pode ser usado como uma ferramenta de auxílio para pesquisa acadêmicas ou até mesmo na extensão rural através do manejo da agricultura irrigada. Assim, o usuário tem a possibilidade de calcular a evapotranspiração diária individualmente ou em lote.
O software foi desenvolvido utilizando a linguagem de programação C#, é uma linguagem de programação orientada a objetos, desenvolvida pela Microsoft como parte da plataforma .NET. A sua sintaxe orientada a objetos foi baseada no C++ mas inclui muitas influências de outras linguagens de programação, como Object Pascal e Java.
Para executar o SMAI é necessário efetuar o download e a instalação do Microsoft Dot Net 4, caso já tenha instalado desconsire este passo.