Avant destaca as vantagens do LED
Tecnologia avança, preços caem e, hoje, 
utilização de equipamentos que utilizam LED cresce em todo o mundo, inclusive no 
Brasil
Os principais avanços na área de iluminação nos 
últimos anos têm ocorrido em torno da utilização do LED (Light Emitting Diode, 
ou Diodo Emissor de Luz). Tecnologia com capacidade para revolucionar o mercado 
em todo o mundo, cada vez mais os equipamentos com LED atendem às necessidades 
do consumidor do século XXI, oferecendo iluminação de alto nível que alia 
conforto visual, eficiência energética e sustentabilidade.
Atenta a esta realidade, a Avant, uma das 
principais fornecedoras nacionais de soluções para iluminação, tem investido 
continuamente em pesquisas e novos itens para oferecer ao usuário o que há de 
melhor em produtos com LED. De lâmpadas a luminárias, a empresa tem 
diversificado o portfólio em torno dessa tecnologia e aposta em seus 
diferenciais para oferecer bem-estar e praticidade ao dia a dia de seus 
clientes.
No entanto, mais que oferecer soluções, é 
preciso levar informação ao mercado, mostrando ao consumidor que hoje, no 
Brasil, em diversas situações a aquisição de produtos com LED já é bastante 
vantajosa. Como explica Gilberto Grosso, diretor comercial da Avant, os 
investimentos em tecnologia e no aumento gradativo dos volumes de produção têm 
baixado os preços e, por outro lado, melhorado a eficiência dos 
equipamentos.
“É verdade que os preços de produtos com LED 
ainda são mais altos que os de soluções convencionais, como as lâmpadas 
incandescentes ou fluorescentes. Mas ao fazer uma análise de médio e longo 
prazo, o usuário percebe que os ganhos com economia de energia e com o baixo 
índice de manutenção fazem com que o produto se pague com relativa rapidez 
tendo, portanto, excelente relação entre custo e benefício”, pondera o executivo 
da Avant. 
Vantagens explicam crescimento
Os números do setor revelam que o consumidor 
começa a despertar para as vantagens do LED. Com o crescimento registrado nos 
últimos anos, estima-se que a utilização do LED em iluminação no mundo, hoje, 
represente cerca de 15% do mercado. No Brasil ele gira em torno de 4%. A 
projeção é que, em 2015, eles passem a representar 50% do segmento – inclusive 
em nosso País.
Mas que vantagens justificam um avanço tão 
rápido? Confira a seguir algumas delas, apontadas por Gilberto Grosso:
•         Eficiência energética: as soluções 
equipadas com LED consomem menos energia que a maior parte das demais 
tecnologias existentes no mercado. Há lâmpadas, por exemplo, cujo consumo se 
limita a 1W. Na iluminação pública, o consumo de energia pode ter redução de até 
50%. Em áreas residenciais e comerciais, ao substituir as incandescentes, a 
economia pode atingir 90%.
•         Durabilidade: enquanto uma lâmpada 
incandescente tem vida útil média de mil horas, há lâmpadas de LED que podem 
chegar a 50 mil horas sem perder qualidade. Um aspecto curioso é que o LED não 
queima. No entanto, ele perde sua intensidade luminosa após o período estimado 
de vida útil, o que pode causar depreciação de brilho e variações na sua 
temperatura de cor.
•         Conforto visual: os LEDs possibilitam 
uma emissão de luz uniforme e constante, que permite o aumento do conforto 
visual tanto em áreas internas, como nas externas.
•         Flexibilidade: enquanto a maior parte 
das soluções convencionais se destina a aplicações específicas ou em um número 
reduzido de situações, equipamentos com LED podem ser instalados numa vasta gama 
de ambientes. Já há no mercado produtos para áreas residenciais, comerciais, 
industriais, de iluminação pública, fachadas, monumentos e para decoração, só 
para citar algumas possibilidades. Muitas dessas soluções já estão disponíveis, 
inclusive, com base E27. E algumas delas permitem regulagem na intensidade de 
luz (dimerização).
•         Custo-benefício: aumentos nos volumes 
de produção têm levado à queda nos preços dos produtos que utilizam LED. Com 
isso, hoje, sua utilização já se tornou viável em diversas aplicações. 
Importante destacar ao usuário que é preciso considerar o custo-benefício do 
LED, pois sua grande durabilidade e eficiência energética trazem ganhos 
financeiros expressivos ao longo do tempo. Já há ocasiões em que o retorno pode 
ocorrer em cerca de um ano.
•         Sustentabilidade: além do baixo 
consumo de energia, o fato de os LEDs durarem bastante (vida útil com cerca de 
50 mil horas versus metade ou bem menos horas de outras lâmpadas) reduz os 
volumes de dejetos e conservam os recursos naturais, além de diminuírem as 
emissões de CO2, contribuindo para reverter também o efeito estufa. Outra 
vantagem ao ambiente: não contém metais pesados como mercúrio, presentes nas 
fluorescentes, o que facilita o descarte.
•         Manutenção: Lâmpadas de LEDs possuem 
maior resistência física. Por serem sólidas e sem filamentos, resistem a 
vibrações. A resistência aliada à alta durabilidade faz com a necessidade de 
manutenção seja baixíssima. Podem ser usadas em locais de difícil acesso uma vez 
que a troca de lâmpadas é minimizada.
Perfil Avant
Fundada em março de 1998, a Avant é uma empresa 
especializada no desenvolvimento de soluções para iluminação, sendo reconhecida 
e prestigiada pelos profissionais e consumidores brasileiros pela excelência no 
lançamento de novas tecnologias em iluminação, na prestação de serviços e pela 
qualidade e diversidade do seu portfólio de produtos. Entre eles, destacam-se 
LEDs, lâmpadas fluorescentes, compactas econômicas, halógenas e de descarga, 
lanternas, luminárias (de emergência e hermética), refletores e produtos de 
segurança (anunciador de presença, campainha digital sem fio, sensor de presença 
e temporizadores analógico e digital), entre outros.
Sediada em São Paulo, a Avant tem forte atuação 
em todo o País, por meio de cinco Gerentes Regionais e aproximadamente 120 
representantes comerciais distribuídos por todos os Estados brasileiros. A 
empresa atende a cerca de 3.800 pontos de venda, entre lojas de material 
elétrico, revendas de material de construção, home centers e supermercados, além 
de atuar fortemente como parceira de lighting designers, arquitetos e 
engenheiros. Para assegurar rapidez e eficiência no atendimento, conta com três 
Centros de Distribuição: um em Guarulhos (SP); um em São José dos Pinhais (PR) e 
um em São Francisco do Conde (BA), todos operando com sistemas automatizados de 
controles, como o WMS na expedição e gerenciamento dos estoques, e o EDI na 
administração logística. Na Bahia possui também uma fábrica de luminárias de 
emergência, que está sendo ampliada e, ainda em 2011, passará a abrigar novas 
linhas de produtos.
Todas as lâmpadas da Avant são produzidas em 
fábricas de primeira linha localizadas na China, Taiwan e na Coreia do Sul. O 
fornecedor das compactas fluorescentes, por exemplo, é líder mundial na 
fabricação deste tipo de lâmpada, abastecendo as principais multinacionais que 
atuam nessa área. Todos os itens que recebem a marca Avant obedecem a minuciosos 
critérios de qualidade antes de entrar no mercado nacional, cujos padrões 
tecnológicos e de segurança são assegurados pelo rigoroso planejamento e 
controle das operações, e atestados no Brasil pela certificação do 
Inmetro/Procel. 
O carro-chefe da empresa é a linha de lâmpadas 
compactas fluorescentes, segmento em que detém aproximadamente 10% do mercado 
brasileiro, tendo comercializado 15 milhões de unidades no último ano. Sua meta 
é conquistar 20% desse setor nos próximos cinco anos. Para 2011, a previsão de 
crescimento no faturamento da companhia é de 20% em relação a 2010, superando a 
marca de R$ 105 milhões. O incremento se dará através do aumento das vendas de 
produtos tradicionais e da ampliação no portfólio de itens com tecnologia de 
ponta, principalmente os que utilizam LED.
Avant
Telefone: (11) 2085-0093
s...@avantsp.com.br
www.avantsp.com.br
 
