terça-feira, 30 de agosto de 2011

Casa sustentável é atração em centro de educação


Casa sustentável é atração em centro de educação

   30/08/2011 16h22

http://www.correiodoestado.com.br/noticias/casa-sustentavel-e-atracao-em-centro-de-educacao_123078/

DA REDAÇÃO 
foto
Foto: Denilson Secreta
Centro de Educação Ambiental foi inaugurado hoje pela manhã















Um novo espaço para a realização de atividades práticas de educação ambiental para estudantes de escolas públicas privadas, denominado Centro de Educação Ambiental, localizado no bairro Carandá Bosque, foi inaugurado na manhã desta terça-feira (30) pelo prefeito Nelson Trad Filho em companhia do vice-prefeito Edil Albuquerque e do titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Marcos Cristaldo. Na oportunidade também foi entregue a Praça Leonor Reginato Santini.
No Centro de Educação Ambiental foi construída uma casa sustentável feita com materiais sustentáveis, tais como: resíduos da construção civil (tijolos e telhas), pneus reciclados (piso), resíduos da marmoraria (pintura), aquecimento solar e tratamento biológico do esgoto, trilha ecológica (com árvores catalogadas e ponto de observação do Córrego Sóter), auditório para 108 pessoas e um espaço de oficinas com área de 450 metros quadrados para a promoção de cursos de reciclagem de materiais.
O prefeito Nelson Trad Filho reforçou que tem administrado a Capital praticando a sustentabilidade e, dessa forma, promove o crescimento de Campo Grande para a natureza não reagir ao desenvolvimento e sim interagir. “Estou feliz por proporcionar mais este local de lazer para a população, que é construído de forma ambientalmente correta. Neste Centro de Educação Ambiental serão praticadas atividades que focam o meio ambiente e a ecologia. Quero que os alunos venham aqui e aprendam um pouco mais sobre o meio ambiente”, manifestou Nelsinho.
O titular da Semadur, Marcos Cristaldo relatou com o Centro de Educação Ambiental deve funcionar, o primeiro de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul. “A idéia do espaço é trazer o aluno para tratar das questões teóricas e práticas sobre o meio ambiente. Aqui temos o teatro, onde será discutida toda política ambiental desenvolvida na Capital a exemplo da coleta seletiva, do projeto Córrego limpo. Também serão debatidas questões sobre arborização. Temos também a casa sustentável que é um modelo nacional e nela tudo foi feito com algum tipo de ação ambiental. A base da casa com concreto ecológico, tijolos e telhas feitos de entulho, capitação de energia solar e um chuveiro que evita o desperdício de água. Tudo isso poderá ser conferido pela população Teremos técnico para explicar todos os detalhes”, frisou.
O Centro de Educação Ambiental já tem um parceiro. Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Nelsinho Trad assinou um convênio com a empresa Rossi Empreendimentos Imobiliários para que a mesma seja responsável pela conservação do local.