Papel de pedra
Autoria e fonte: http://www.vivendonamatrix.com/papelpedra.html
Parece mentira mas é verdade.Existe um tipo de papel revolucionário que não utiliza nem uma única árvore ao longo do seu processo de fabrico, pois ele é feito à base de: PEDRA!
É o chamado RMP (Rich Mineral Paper). É verdade; este novo tipo de papel é fabricado com um pó mineral derivado da pedra e uma pequena infusão de resina não-tóxica. Além disso a sua produção não implica poluição da água nem desperdícios gasosos prejudiciais. Claro que, produzido em grande escala, pode ter algum impacto ambiental pois é necessário o recurso a pedreiras para extrair a matéria-prima, mas nem se compara este impacto ao provocado pela destruição de milhares de árvores todos os anos para fabricar papel. O RMP serve todas as funções do papel convencional: pode ser usado para impressões, para embalar produtos, como saco das compras ou qualquer outra coisa! É impermeável, gasta menos tinta quando se quer imprimir nele e, não só é 100% reciclável, como ainda o seu processo de reciclagem é mais simples do que o do papel convencional.Tem um pequeno problema: se ficar exposto à luz do sol durante seis meses começa a degradar-se. Mas se o guardar em casa protegido, não há problema... Claro que este ainda não é um produto muito divulgado e pode ser difícil de encontrar, mas fique atento: quem sabe se no futuro não iremos todos usar papel de pedra.
Alguns links sobre rock paper ,ou stone paper :
Rich mineral paperRock paper
Via stone
O papel de pedra é ecologicamente amigável, reduzindo ou eliminando do meio ambiente os efeitos danosos na produção de papel tradicional ou papel sintético
Cadernos SESC de Cidadania foi impresso em papel de pedra!
June 2, 2011
http://issuu.com/sescsp/docs/cadernos_sesc_de_cidadania_junho2011