terça-feira, 7 de junho de 2011

BALANÇO DA VIRADA

Virada Sustentável ganhará minieventos 


Organização promete nova edição em 2012 e pequenas ações neste ano

Crianças formaram grande parte do público do evento, que ocorreu em 78 locais espalhados pela Grande São Paulo


06/06/2011


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0606201125.htm
autoria: RAFAEL MOSNA
DE SÃO PAULO 


Com mais de 480 atrações na Grande São Paulo durante o final de semana, a Virada Sustentável deve se repetir anualmente e em eventos menores ao longo do ano.
As atividades marcaram o Dia do Meio Ambiente, comemorado ontem. "Vamos seguir a estratégia de pulverizar as atrações. Antes, teremos pequenas viradinhas [ao longo do ano] em diferentes regiões da cidade, com teatros, instalações e atrações de diversas caras", diz o organizador André Palhano.
"Queremos abordar a sustentabilidade de maneira gostosa, sem ser chata nem pedante", afirma.
Crianças formaram grande parte do público do evento, que aconteceu em 78 locais.
Em um parque Ibirapuera (zona sul) mais vazio que o habitual, devido ao frio, nem todos os frequentadores sabiam da virada ontem, mas paravam ao lado das atrações ao ver a aglomeração.
A atriz Gabriela Duarte tomou conhecimento do evento por um casal de amigos. Sua filha de quatro anos, Manuela, participou da oficina com garrafas pet, no espaço Eco Criança. "A tia montou isso [pétalas de plástico] e eu pintei", contou a garota. Vai reproduzir o aprendizado em casa? "Não", responde na ponta da língua. "É que ela achou difícil", ri a mãe.
Isabela Franco de Figueiredo, 6, correu para a família com uma rosa pintada no rosto. "Eu aprendi a fazer um pião. Usei palito, jornal e fita [adesiva]", diz.
Os jovens também aprenderam. Druciana Ulisses, 22, gostou da instalação "Uma Casa Mil Olhares". Enquanto observava um painel, ela explicava para o namorado, Alex Pereira, 24: "As novas válvulas de vasos sanitários têm duas opções de fluxo de água, a maior para dejeto sólido e a menor para líquido."