domingo, 11 de dezembro de 2011

Seminário mostrará como parar de fumar; inscrições abertas e gratuitas


09 de Dezembro de 2011

http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20111209130020&cat=saude&keys=seminario-mostrara-como-parar-fumar-inscricoes-abertas-gratuitas

Seminário mostrará como parar de fumar; inscrições abertas e gratuitas

Fumantes que abandonam o cigarro sentem benefícios na saúde em poucos dias. Parar de fumar em qualquer momento, em qualquer circunstância, é sempre um ganho para a saúde e a qualidade de vida do fumante.

Em pouquíssimo tempo o organismo de quem para de fumar já começa a apresentar sinais de recuperação. Em apenas 20 minutos sem o cigarro, a pressão arterial e a pulsação voltam ao normal. Após 2 horas sem dar nenhuma tragada não há mais nicotina no sangue.

Em 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza. Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já sente melhor o gosto da comida. Após 72 horas a respiração se torna mais fácil, a circulação e a disposição em geral melhoram. Após 1 ano, o risco de infarto do miocárdio se reduz à metade e após 5 a 10 anos sem fumar o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.


Dessa forma, quanto mais cedo abandonar o cigarro menor é a chance de desenvolver problemas relacionados ao tabagismo.

E então, convencido de que viver sem o cigarro é sempre a melhor opção a ser feita? Para ajudar as pessoas a largar o vício, a Unimed JP, a Associação Médica da Paraíba e a Sociedade de Pneumologia da Paraíba realizarão o seminário “Ajudando o Fumante a Largar o Cigarro”.

O evento será realizado no dia 12 de dezembro, no auditório da Associação Médica da Paraíba, das 14h às 18h. Uma equipe multiprofissional, formado por médico, psicólogo e nutricionista ministrará palestras durante o evento, por meio de uma abordagem cognitivo-comportamental.

Qualquer fumante pode participar do seminário. A inscrição é gratuita e pode ser realizada pelos telefones 3221-2877 e 8802-3242.

A atividade faz parte da campanha “Brasil sem cigarro - A Paraíba apóia”, coordenada pelo pneumologista Sebastião Costa. “O projeto “Brasil sem Cigarro” é comandado pelo médico Drauzio Varella e realizado pelo programa Fantástico em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

PASSEIO CICLÍSTICO

No dia 18 deste mês será realizado um passeio ciclístico para alertar a população sobre os malefícios do cigarro.

A concentração do passeio será na lagoa do Parque Sólon de Lucena, no Centro de João Pessoa, às 8 horas da manhã. Os ciclistas seguirão pela Avenida Epitácio Pessoa em direção ao Busto de Tamandaré.

Qualquer pessoa pode participar da atividade. Para isso, só basta comparecer ao local da concentração no horário previsto. As primeiras quinhentas pessoas receberão camisa da campanha. 



Ascom