sábado, 25 de julho de 2015

Bambu filtra impureza da água e gera economia

Bambu filtra impureza da água e gera economia




Empresa produtora de tomates adota sistema que usa o vegetal para sugar impurezas da água e deixá-la útil para o reuso

26 DE JUNHO DE 2013
PUBLICADO POR
Ingrid Araújo
O mau cheiro do esgoto e a poluição do solo por uma empresa produtora de tomates em Mogi Guaçu incomodou os vizinhos e fez a fábrica repensar na sua responsabilidade ambiental. Para solucionar o problema foram instalados três filtros biológicos que usam o bambu para absorver as impurezas e microorganismos da água. Dessa forma, a água usada para lavar os tomates pode ser reutilizada e gerar a economia de 30% na conta.
Há dois meses o projeto foi desenvolvido pela parceria entre o biólogo Fábio Cesar Braga, professor do Centro Guaçuano de Educação Profissional (Cegep) e o engenheiro agrônomo Alexandro Batista Ricci. “Percebemos que os donos da empresa tinham a vontade de melhorar o sistema, mas não sabiam como. Busquei, junto com outro professor, uma solução para o caso e encontramos um estudo da Unicamp sobre o uso de bambu. Resolvemos colocar em prática, de forma experimental”, explica Fraga em entrevista para o G1, que na época trabalhava na prefeitura de Mogi.
DBO (Demanda Bioquimica de Oxigênio), índice que mede o nível de oxigênio na água constatou que o uso do bambu neste processo reduz a absorção deste elemento em 90%, ou seja, ao contrário das algas e outros microorganismos, o bambu consegue filtrar a água e sugar uma pequena porcentagem de oxigênio. De 218mg/l, o número foi para 29mg/l. A proposta do filtro biológico pretende reduzir ainda mais este índice.
“A água é apenas estocada atualmente, já que o sistema entrou em operação em abril e ainda precisa se adequar. Além de deixar a empresa alinhada com os processos ecológicos, é vantajoso economicamente. Em poucos meses se paga o investimento, por conta deste reaproveitamento da água”, explica o técnico em segurança da empresa, Anderson Luiz dos Santos.
O investimento que custou por volta de R$ 20 mil é metade do valor do tratamento de esgoto convencional. Além de evitar multas, o projeto trata a água que servirá para a irrigação de áreas verdes e sanitários da empresa.
Com informações do G1.

domingo, 5 de julho de 2015

Um terço das maiores fontes subterrâneas de água do mundo enfrentam sérios problemas

, diz estudo

Publicado: Atualizado: 
CENTRAL VALLEY AQUIFER
Imprimir
As maiores bacias subterrâneas de água da Terra estão se esgotando mais rapidamente do que se acreditava anteriormente, de acordo com dois novos estudos da Universidade da Califórnia, Irvine (UCI).
Os estudos usaram dados coletados dos satélites do Gravity Recovery and Climate Experiment (GRACE) - da Nasa, entre 2003 e 2013, que examinam os 37 maiores aquíferos do planeta.
Vinte e um desses aquíferos ultrapassaram seus “pontos limites” de sustentabilidade, o que significa que perderam mais água a cada ano do que estão sendo reabastecidos naturalmente através de processos como a chuva ou o derretimento da neve, disse Jay Famiglietti, cientista sênior do ciclo hídrico do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e principal pesquisador dos dois estudos.
Desses 21, oito estavam muito "sobrecarregados", o que significa que "quase não há reposição natural" para restaurar a água utilizada pelos seres humanos, de acordo com um comunicado da UCI.
Os outros cinco foram designados como "extremamente ou altamente sobrecarregados", o que significa que eles estão "em apuros", mas ainda têm "um pouco de água que flui de volta para eles."
nasa
Crédito: UC Irvine/NASA/JPL-Caltech
Entre os classificados como "altamente sobrecarregados" está o Sistema Aquífero do Vale Central da Califórnia.
Em anos de seca as águas subterrâneas, que normalmente fornecem 46 por cento ou mais da água do estado, de acordo com o Departamento de Recursos Hídricos da Califórnia.
Muitas comunidades dependem exclusivamente das águas subterrâneas para suas necessidades hídricas, observou o departamento.
A fonte de água subterrânea mais sobrecarregada do mundo, de acordo com pesquisadores, é o Sistema Aquífero árabe, que fornece água para mais de 60 milhões de pessoas.
Os pesquisadores usaram as leituras de dois satélites GRACE da NASA, que medem as variações da força gravitacional da Terra, disse Famiglietti ao The Huffington Post.
Quando uma área ganha ou perde um grande volume de água, a alteração na massa permite que os satélites percebam a diferença na força gravitacional. Isso permite que os pesquisadores determinem as taxas de esvaziamento dos grandes aquíferos.
Embora os cientistas sejam capazes de dizer rapidamente o quanto a água está se acabando, eles não sabem exatamente quanto sobra.
Seria possível determinar o atual suprimento de água subterrânea através da perfuração nos aquíferos, disse Famiglietti, mas os cientistas não possuem recursos hoje para fazer isso.
Ele acredita que é crucial determinar a quantidade exata de água ainda no solo.
"Dada a rapidez com que consumimos as reservas subterrâneas de água do mundo, precisamos de um esforço global coordenado para determinar o quanto nos resta", disse ele no comunicado da UCI.
Leia os estudos completos, que foram publicados na terça-feira, da Pesquisa de Recursos Hídricos, aqui e aqui.
(Tradução: Simone Palma)
Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

domingo, 21 de junho de 2015

Parques de Ribeirão Pires têm problemas de infraestrutura


Nelson Donato 
Especial para o Diário
Celso Luiz/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
Os parques de Ribeirão Pires possibilitam contato com a natureza, mas a infraestrutura deixa a desejar. Com eles o Diário encerra o raio X das áreas verdes da região, já que Rio Grande da Serra não possui nenhuma, embora haja projeto para tal.
O Parque Municipal Milton Marinho de Moraes, conhecido como Camping, fica às margens da Represa Billings. Lá é possível relaxar na bela Praça das Bromélias, com muitas flores que têm efeito calmante em quem passa um tempo ali.

Em Destaque

As grandes árvores também são determinantes para o visual e a identidade do local. A capinação e poda estão em dia, inclusive, equipe realizava o serviço durante a visita da equipe do Diário.
Apesar dos pontos positivos, a área possui problemas. Muitos bancos estão quebrados. A trilha está esburacada e as lixeiras estão enferrujadas.
Os banheiros, apesar de limpos, têm torneiras danificadas, mesma situação das redes e alambrados das quadras, que estão em estado deplorável. O vandalismo se faz presente e há muitas pichações. Na entrada, portal foi alvo dos vândalos, que também depredaram as paredes de um quiosque.
O músico Noel Bastos, 26 anos, conta que adora o espaço, mas que a falta de infraestrutura prejudica o passeio. “Falta uma lanchonete aqui para comprar pelo menos água. Também precisa ter mais manutenção e acredito que ainda poderia haver aulas de educação ambiental, seria um espaço perfeito para isso”, sugere.
Pérola da Serra tem vários sinais de completo abandono
O Parque Municipal Pérola da Serra tem condições preocupantes. A bela área verde, lar de muitas espécies de árvores e flores, sofre com a falta de cuidado do poder público.
Muitos bancos estão enferrujados e quebrados. O mato necessita de capinação em diversos pontos, principalmente na parte inferior do terreno.
O Jardim Sensorial está abandonado e poucas espécies ilustradas nas placas de identificação estão plantadas. As estreitas escadarias de pedra estão cobertas por limo e faltam várias lâmpadas nas luminárias, que estão enferrujadas.
Uma grande ponte de madeira que liga duas áreas do parque está interditada. A estrutura possui diversos buracos no piso e, em alguns pontos, não tem proteção. Segundo funcionários do parque, a interdição faz parte de projeto de revitalização que está em andamento.
Segundo a operadora de telemarketing Camila Passos Claudino, 24 anos, o parque já viveu dias melhores. “Trabalhei aqui por um tempo e era mais bem cuidado.”  

Árvore cai e derruba muro do cemitério da Consolação. Não houve vítimas.

Haddad troca comando de Meio Ambiente para agradar base aliada


Prefeito de São Paulo dá posse a secretário indicado pelo PR. Mudança na prefeitura é a segunda em uma semana

 
    
 postado em 15/06/2015 14:01 / atualizado em 15/06/2015 15:05
 Agência Estado
Fernando Pereira/ Secom/ PMSP

Dando continuidade à troca de nomes no primeiro escalão municipal para atender os partidos da base aliada, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, deu posse nesta segunda-feira ao novo secretário municipal de Meio Ambiente. O presidente estadual do PR, José Tadeu Candelária, assume a pasta após uma "reconfiguração de forças na Câmara", nas palavras do prefeito.

A posse se deu sob o olhar do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, responsável pela indicação e principal nome do PR no Estado. "(A escolha) foi feita de comum acordo com o ministro Antônio Carlos Rodrigues. Ele me foi apresentado e acho que está a altura do cargo", justificou o prefeito. No discurso da cerimônia de posse, Haddad saudou o PR e disse que o partido será peça fundamental na administração municipal.

O PR foi aliado do PT na campanha de Alexandre Padilha em 2014 - quando o próprio Candelária foi o 1º suplente de Eduardo Suplicy - e é um potencial aliado de Haddad na disputa pela reeleição em 2016.

Responsável pela indicação, o ministro dos Transportes falou em discurso sobre a "determinação do partido" em integrar a administração petista em São Paulo. "Essa posse é muito importante para todos nós do PR, representa a determinação de nosso partido em integrar e apoiar o governo de Fernando Haddad".

Haddad justificou a troca do arquiteto Wanderley Meira do Nascimento por Candelária falando da preocupação da Prefeitura em evitar obstruções dos vereadores em projetos da administração municipal. "Estamos fazendo um governo de coalizão que busca corresponsabilidade dos partidos da base de apoio. Nessa direção eu preciso tomar providências para garantir o nosso projeto continue avançando na Câmara, como está".

A posse de José Tadeu Candelária é a segunda em menos de uma semana na prefeitura. Na última sexta, o ex-líder sindical Luiz Antônio Medeiros, filiado ao PDT, assumiu a Secretaria das Subprefeituras.