terça-feira, 29 de maio de 2012

Paulistanos descobrem aluguel de bike

http://blogs.estadao.com.br/jt-cidades/paulistanos-descobrem-aluguel-de-bike/


MARIANA LENHARO

  • 27 de maio de 2012 |
  • 22h15 |

Grupo de ciclistas "Red Lu" em frente à estação Cinemateca (Mariana Lenharo/AE)



No primeiro domingo depois do lançamento sistema de empréstimo de bicicletas Bike Sampa, moradores das regiões próximas às estações começaram a se familiarizar com o mecanismo de empréstimo pelo celular. Neste domingo, 27, havia seis estações em funcionamento, todas na Vila Mariana. Mas a partir desta segunda-feira, 28, o bairro vai abrigar 10 pontos ativos de aluguel de bike.
Para os moradores do bairro, o projeto deve incentivar as pessoas a deixar os carros em casa e adotar a bicicleta como meio de transporte ou atividade de lazer. A arquiteta Mariana Lucas, de 30 anos, experimentou pegar uma bike na estação Cinemateca, que fica no Largo Senador Raul Cardoso.
“Acho legal porque é um bairro muito gotoso, tem vários pontos interessantes na região e isso possibilita ter um transporte que leva de um ponto a outro sem precisar se preocupar devolver a bicicleta no mesmo lugar”, diz Mariana. Ela conta que, quando esteve em Paris, utilizou um sistema de empréstimo semelhante.
O economista Fernando Fonseca, de 42 anos, levou toda a família para conhecer o sistema. “Acho que vai ajudar na conscientização de que precisamos de um transporte alternativo, que ajude na diminuição do tráfego de automóveis. É uma iniciativa bacana principalmente para incentivar a nova geração”, diz.

Fernando Fonseca e sua família na estação Humberto I (Mariana Lenharo/AE)

Alguns ainda consideram o preço do aluguel alto em comparação a outras iniciativas. O projetista de instalações elétricas Artur Lopes Regino, de 27 anos, cita que o sistema de empréstimo de bicicleta da seguradora Porto Seguro é gratuito na primeira hora e cobra R$2 para cada hora adicional. Já o Bike Sampa é gratuito apenas na primeira meia hora e cobra R$5 a cada meia hora a mais.
“Mas já é um bom incentivo para a pessoa começar a andar de bicicleta e se habituar a vê-la como meio de transporte. Além da questão da saúde, desafogaria bastante o trânsito de São Paulo”, diz Artur. Ele faz parte do grupo de ciclistas “Red Lu”, que pedala uma vez por mês, sempre aos domingos. O grupo alerta que o sistema não inclui o empréstimo de capacete, item de segurança essencial.
Já a aposentada Maria de Fátima Borges, de 60 anos, considera que o programa atende a uma população minoritária. “A ideia é ótima, mas antes seria importante melhorar o transporte público para a população, que está sofrendo muito”, diz. Ela mora em frente à estação Humberto I e foi ao ponto conferir como funciona o aluguel. “Vou usar a bicicleta. Para mim é excelente porque é na porta da minha casa. Mas, teria que ver o que vai ser bom para a maioria.”
O gerente de informática Ricardo Luiz também passou pela estação Humberto I para conferir. Ele mora no bairro do Limão, na zona norte. “Se tiver uma estação na zona norte e eu puder devolver aqui, posso ir trabalhar de bicicleta. Tomara que dê certo”, diz.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

16ª edição do Cultura Inglesa Festival no Parque da Independência


27/05/2012 - 18h23

PM usa gás de pimenta em público que ficou de fora do show do Franz Ferdinand


São Paulo
Atualizado às 22h55.
A Polícia Militar usou bombas de gás e spray de pimenta para dispersar o público que tentava entrar no parque da Independência, em São Paulo, para assistir o show do grupo escocês Franz Ferdinand, que encerra a 16ª edição do Cultura Inglesa Festival, no fim da tarde deste domingo.
Os portões foram fechados por volta das 18h05 para que a entrada fosse reorganizada, segundo a organização do evento. Os portões ficaram fechados por quase meia hora. Muita gente foi embora. Alguns pularam as grades e outros se posicionaram num trecho da av. Nazaré, de onde era possível ver o palco.
Pessoas que estavam na fila para entrar no parque da Independência relatam que a Polícia Militar fechou os portões e disparou bombas de efeito moral e gás pimenta. Houve relatos de pessoas passando mal, tossindo, com falta de ar e com sensação de queimação no rosto.
O estudante Thamys Porto, 18, foi um dos atingidos pelo gás de pimenta quando tentava entrar no parque acompanhado de uma amiga. "A gente estava na fila e tinha muita gente empurrando. A polícia tentou bloquear a passagem, mas não conseguiu. Os próprios policiais tiraram a grade e tentaram fazer uma barreira humana, mas não conseguiram e jogaram gás na gente", disse à Folha.

Cultura Inglesa Festival

 Ver em tamanho maior »
Danilo Verpa/Folhapress
AnteriorPróxima
Show da banda Franz Ferdinand no Cultura Inglesa Festival, no Parque da Independência, em São Paulo Leia mais
Thamys e a amiga Carol afirmaram que estavam com o rosto "queimando" e não conseguem abrir os olhos completamente, além de sentirem falta de ar. Eles procuraram atendimento médico, mas não encontraram.
Porto chegou ao parque às 11h e saiu no começo da tarde para comprar comida, já que no local não há nenhum tipo de alimentação disponível.
O show do Franz Ferdinand teve início às 18h47. Parte do público que não conseguiu entrar no show foi embora chutando placas de metal que cercam o local.

COMUNICADO
A organização do festival divulgou um comunicado no fim deste domingo (27) informando que o público foi de pouco mais de 18 mil fãs --número menor do que a lotação do parque da Independência, limitada a 20 mil pessoas.
"Entretanto, 'houve um pequeno grupo de fãs que, por temer não acessar área de shows, iniciou um princípio de tumulto, empurrando os fãs que aguardavam ordeiramente na fila', segundo o Comandante Douglas La Femina Jr. (...) Para dispersar o grupo que pressionava os outros fãs contra a grade, a PM aspergiu o gás de pimenta por sobre a cerca de segurança --com cerca de 2,30m. Depois que a fila foi reorganizada, as portas foram reabertas e os fãs puderam assistir ao show final", diz o comunicado.
Segundo a organização, os idealizadores do evento estão satisfeitos com a adesão da população ao festival, "mas lamentaram que tantos outros fãs legítimos não tenham conseguido chegar a tempo de garantir uma boa posição na fila e, consequentemente, uma boa posição no parque. (...) A estes fãs, a organização do 16º CIF estende sua solidariedade e garante que continuará trabalhando para que, na próxima edição, todos tenham igualdade e isonomia para desfrutar as atrações do evento."
Danilo Verpa/Folhapress
Multidão enfrenta fila antes do show da banda escocesa Franz Ferdinand no parque da Independência, em SP
Multidão enfrenta fila antes do show da banda escocesa Franz Ferdinand no parque da Independência, em SP

Campanha de vacinação anti-rábica 2012 SP


Campanha de vacinação anti-rábica 2012 SPhttp://www.bio-ideias.com/2012/05/campanha-de-vacinacao-anti-rabica-2012.html Sábado, Maio 26, 2012

Depois de praticamente 2 anos ausente, voltou a CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTI RÁBICA gratuita.


A Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), da Secretaria Municipal da Saúde, realizará a Campanha de Vacinação Contra Raiva em Cães e Gatos por meio do seu Centro de Controle de Zoonoses , no período de 21 de maio a 03 de junho de 2012.



A meta é imunizar cerca de um milhão de animais, entre cães e gatos. A adesão da população à Campanha de Vacinação Contra Raiva é importante para que a doença permaneça sob controle. Donos responsáveis devem levar seus animais para serem vacinados, que é também uma demonstração de carinho e proteção. Cães e gatos, quando bem cuidados e vacinados, refletem melhores condições de vida, tanto para o homem como para o animal, prevenindo doenças.




Recomendações para o dia da vacinação: - Cães dóceis devem estar com coleira e guia, serem conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los na hora de tomar a vacina; - Somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los; crianças não devem levar os animais para vacinar; - Animais bravos devem estar com focinheira para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou outras pessoas; - Gatos são naturalmente muito assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, para que se evite fugas ou acidentes; - Animais doentes não devem ser vacinados. Exemplos: animais com diarréia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, animais que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades.



Postos de vacinação: locais e data
Ao todo serão 2.064 postos de vacinação, espalhados pela cidade de São Paulo.
O horário de vacinação será das 9hs ás 17hs.É possivel conferir os postos fixos e itinerantes em todas as regiões de São Paulo, bem como data em que eles estarão operando pelo telefone 156.





Fonte: Prefeitura de São Paulo

domingo, 27 de maio de 2012

Bomba de calor pode tornar banho mais sustentável


















Alternativa ao chuveiro elétrico

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/05/2012




Citação Bibliográfica - Norma ABNT

SITE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Bomba de calor pode tornar banho mais sustentável. 25/05/2012. Online. Disponível em www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=bomba-calor-banho-sustentavel. Capturado em 25/05/2012. 



Bomba de calor pode tornar banho mais sustentável
















Os pesquisadores levaram em conta a média de temperatura ao longo de todo o ano, de modo a equilibrar conforto e economia. [Imagem: Obed Alexander Córdova Lobatón]



chuveiro elétrico é um dos vilões do consumo de energia nas residências brasileiras. Como agravante, o seu uso coincide com os horários de pico da utilização de eletricidade no país. 

Mas pode haver alternativas. 

Pesquisadores da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp estão desenvolvendo um sistema energético para aquecimento de água para banho que pode substituir os chuveiros elétricos.

A diferença é que o sistema projetado possui ótima eficiência energética, além de ser ecologicamente correto e viável do ponto de vista econômico.
Bomba de calor
A solução veio através das bem conhecidas bombas de calor, que podem ser usadas para aquecer a água do banho.
O sistema foi projetado para ser utilizado especialmente em prédios, onde a aplicação da energia solar se torna inviável devido à falta de espaço nos telhados para comportar a quantidade suficiente de coletores para abastecer todos os moradores.
"A geladeira residencial é um exemplo típico de bomba de calor, só que com efeito inverso ao que buscamos", explica o professor José Ricardo Figueiredo, que coordena o estudo. "O sistema permite a transferência de calor de um espaço mais frio para outro mais aquecido, necessitando apenas de um complemento energético na forma da eletricidade consumida por um compressor."
Viabilidade técnica e econômica
Segundo os cálculos do engenheiro Obed Alexander Córdova Lobatón, a bomba de calor aquece a água pela metade do custo de um chuveiro elétrico.
Enquanto o dispêndio do sistema proposto é de 0,145 R$/kWh (reais por quilowatt/hora), o gasto com o chuveiro elétrico chega a 0,32 R$/kWh.
O inconveniente para a popularização do sistema é o investimento inicial, que é elevado.
Apesar disso, estima-se que uma bomba de calor convencional alcance uma vida útil de 15 anos.


Como o equipamento consome quatro vezes menos energia do que um chuveiro elétrico, o investimento é recuperado com folga.
"A novidade foi tornar o projeto viável não somente tecnicamente, mas também economicamente, para enfrentar o problema da popularização da bomba de calor", avalia o professor José Ricardo.

Prefeitura debate formas de ampliar e incentivar agricultura orgânica na cidade


25 de Maio de 2012 - 

http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=49735

O 1º Seminário Municipal de Agricultura, realizado paralelamente ao 8º Fórum Brasileiro de Agricultura Orgânica, terá como tema principal o Programa Agricultura Limpa, que tem o objetivo de incentivar a produção agrícola na capital e a conversão da atividade convencional em agricultura orgânica.


O 1º Seminário Municipal de Agricultura, realizado nesta sexta-feira (25/5), paralelamente ao 8º Fórum Brasileiro de Agricultura Orgânica, na Bienal do Ibirapuera, Zona Sul, terá como tema principal o Programa Agricultura Limpa, que tem o objetivo de incentivar a produção agrícola na capital e a conversão da atividade convencional em agricultura orgânica. Na abertura do evento, o prefeito de São Paulo destacou que o seminário é fundamental para que mais produtores da capital adotem práticas sustentáveis. 


“Este seminário é a oportunidade que a Prefeitura tem de dar visibilidade à importância do plantio de produtos orgânicos, que são mais saudáveis”, disse o prefeito. “Mostra que a cidade de São Paulo tem espaço para esse plantio e a preocupação com a saúde das pessoas”, destacou.

O Programa Agricultura Limpa é uma parceria firmada em 2010 entre as secretarias do Verde e do Meio Ambiente e de Coordenação das Subprefeituras e tem como meta estimular o desenvolvimento econômico e nas atividades agrícolas sustentáveis no entorno de represas de abastecimento de água. Os pequenos agricultores cadastrados no programa recebem orientações e são acompanhados por técnicos para facilitar o processo de transição agroecológica.


“Nós assinamos há dois anos um protocolo com a Secretaria das Subprefeituras para termos atividade econômica sustentável que mantenha as áreas impermeáveis como verdes. Os agricultores de Parelheiros e de São Mateus já têm esse apoio na produção de alimentos orgânicos e mais de 40 produtores já fizeram a transição”, explicou o secretário do Verde e Meio Ambiente.

Atualmente, São Paulo possui mais de 400 produtores agrícolas distribuídos nos extremos da cidade. Somente na Zona Sul, 37 propriedades agrícolas já aderiram ao protocolo de Boas Práticas Agrícolas, documento elaborado em parceria com o Governo do Estado que dispõe de regras que reduzam o impacto ao meio ambiente.

crédito da foto - Fábio Arantes/Secom

Distribuição

Para ajudar na distribuição e comercialização, a Prefeitura organizou, em outubro do ano passado, no Parque Burle Marx, uma feira do Programa Agricultura Limpa. A iniciativa aproximou produtores e consumidores, garantindo alimento fresco e saudável a preço justo. Todos os produtos comercializados não possuíam defensivos químicos agressivos e foram cultivados na cidade de São Paulo.

O seminário acontece nos dois primeiros dias da Bio Brazil Fair, a 8ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, onde serão apresentadas as novidades na produção orgânica e agroecológica. Paralelamente à feira, acontece também a NaturalTech 2012 – 8ª Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde. Juntas, as duas feiras trarão 250 empresas expositoras. As feiras acontecem até este domingo (27), das 11h às 20h, com entrada gratuita.

Unifesp e Hospital São Paulo promovem atividades no Dia Mundial Sem Tabaco


http://www.inteligemcia.com.br/72579/2012/05/24/unifesp-e-hospital-sao-paulo-promovem-atividades-no-dia-mundial-sem-tabaco/

24 de maio de 2012

Serão realizados testes de monoximetria, para medição do nível de contaminação por monóxido de carbono no organismo dos fumantes.


O Núcleo de Prevenção e Cessação do Tabagismo (PrevFumo), da Disciplina de Pneumologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), promoverá, no Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, das 8h às 14h, a ação “Parar de fumar é possível”.
Dentre as atividades, serão oferecidas orientações para conscientização das pessoas quanto aos malefícios do cigarro à saúde e realizados testes de monoximetria, que medem o nível de contaminação por monóxido de carbono no organismo dos fumantes. O monóxido de carbono é um gás que está presente na fumaça do cigarro e é altamente tóxico.
Segundo dados do Ministério da Saúde, 14,8% dos brasileiros são fumantes. No Brasil, morrem 23 pessoas por hora (200 mil mortes/ano), devido a doenças associadas ao tabaco.
Sobre o PrevFumo
O Núcleo de Prevenção e Cessação do Tabagismo – PrevFumo é um programa ligado à Disciplina de Pneumologia da EPM/Unifesp que oferece tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar. Ele atende, em média, a quatro mil pacientes por ano.
O PrevFumo está localizado à Rua dos Açores, 310, no Jardim Luzitânia, em São Paulo/SP (próximo ao Parque do Ibirapuera). Para agendar uma avaliação inicial, é preciso ligar nos telefones: (11) 5904-8046 / 5572-4301, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Serviço
Ação “Dia Mundial Sem Tabaco – Parar de fumar é possível”
Data: 31/05/2012
Horário: Das 8h às 14h
Local: Saguão do Hospital São Paulo – Hospital Universitário da Unifesp
End.: Rua Napoleão de Barros, 737, Vila Clementino
Sobre a Unifesp
A Unifesp foi apontada em 2011, pela terceira vez consecutiva, a melhor universidade federal do País segundo o Índice Geral de Cursos das Instituições de Ensino Superior do País (IGC), elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) e Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Criada oficialmente em 1994, a Unifesp originou-se da Escola Paulista de Medicina (EPM), entidade privada fundada em 1933 e federalizada em 1956. Em 1940, a EPM inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, que hoje é o Hospital Universitário da Unifesp, localizado no campus São Paulo, no bairro Vila Clementino.
Na ocasião da criação da Unifesp, a instituição era a primeira universidade brasileira especializada em Saúde, abrigando em seu currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica.
Em 2005, iniciou-se o projeto de expansão por meio do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), com a criação do campus Baixada Santista. Em 2006, foi criado o campus Guarulhos, seguido de Diadema e São José dos Campos, em 2007, e Osasco, em 2011, dando seguimento ao processo de ampliação. O ambicioso processo de expansão fez com que a Universidade saltasse de um para seis campi e de cinco para 38 cursos de Graduação.
Com os novos campi, a Instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de Humanas (Guarulhos), Exatas (São José dos Campos), Biológicas (Diadema) e Negócios (Osasco). No Vestibular 2012, a instituição ofereceu 2.869 vagas em seus cursos de Graduação.
Atualmente, a Unifesp conta com 9.430 alunos matriculados nos cursos de Graduação, além de 3.144 discentes nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado, Mestrado e Mestrado Profissionalizante) e 5.847 na Pós Graduação Lato Sensu (Especialização e Aperfeiçoamento,). Além disso, a instituição conta com 1.049 discentes no maior programa de residência médica do Brasil.
A Unifesp tem em seu quadro 1.213 docentes, sendo que 95% apresentam título de doutor, o que marca a qualidade de ensino oferecida pela Instituição.
No segundo semestre de 2010, tiveram início as atividades do primeiro campi avançado de extensão universitária da Unifesp, primeiro também no Brasil, implantado no município de Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo. E, no início de 2011, foi inaugurado o segundo campus avançado de extensão universitária da Unifesp, localizado na região de Santo Amaro, na capital paulista.

Por país sem cigarro até 2025...na Nova Zelândia!


Por país sem cigarro até 2025, N. Zelândia eleva imposto em 40%

http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201205240714_TRR_81238627


24 de maio de 2012 • 04h14 • atualizado 07h00

Para atingir a ambiciosa meta de acabar com o cigarro ou manter o consumo em virtualmente zero até o ano de 2025, o governo da Nova Zelândia anunciou nesta quinta-feira mais uma medida que visa a diminuir o consumo do tabaco no país. O governo elevou em 40% o imposto ao cigarro pelos próximos quatro anos, de acordo com a agência AP.


O preço do cigarro no país já está entre os mais altos do mundo, e, ao final de 2016, um maço custará em torno de US$ 15. Oficiais esperam que taxas maiores e novas restrições levem o país de 4,4 milhões de habitantes a quase extinguir o hábito do tabaco daqui a 13 anos.


Autoridades da saúde chegaram até a considerar um aumento do maço de cigarro para US$ 75, mas a medida foi descartada. No entanto, outra proposta que foi aceita e entrará em vigor em julho forçará os vendedores a esconder os cigarros sob o balcão, ficando proibida a exposição do produto.


As medidas, como era de se esperar, não agradaram aos fumantes, e têm causado polêmica. Segundo informações da AP, um dos argumentos contra o aumento é que pessoas de baixo poder aquisitivo passarão a cometer crimes para manter o hábito. Esta mesma teoria, no entanto, é usada pelo grupo ASH para defender a medida, uma vez que o alto preço forçaria muitas pessoas a abandonar ou diminuir o consumo do cigarro.


Para o ramo neozelandês da British American Tobacco, o aumento no imposto forçará consumidores a optar pelo mercado negro. Até o momento, no entanto, autoridades do país não registraram muitos casos de comércio ilegal do tabaco.


Segundo um estudo da Organização Mundial de Saúde do ano passado, 20% da população adulta da Nova Zelândia é fumante (em 1986, o índice era de 30%). O valor é similar a de outros países considerados desenvolvidos, como Estados Unidos (16%), Austrália (17%), China (23%) e França (27%).


O governo neozelandês taxa em mais de 70% o preço do cigarro, comparado com uma média de 41% na China, 45% nos Estados Unidos, 64% na vizinha Austrália e 80% na França, segundo informações da AP

Parque do Museu do Ipiranga conserva árvores da Mata Atlântica original paulistana


Parque do Museu do Ipiranga conserva árvores da Mata Atlântica original paulistana


Ricardo Cardim também comenta projeto da prefeitura de SP sobre fachadas verdes com trepadeiras, que segue engavetado, mas poderia oferecer mais qualidade de vida e saúde pública.

sábado, 26 de maio de 2012

Inaugurado o serviço de aluguel de bicicletas na cidade


24 de Maio de 2012 - 

http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=49726

As primeiras 60 bicicletas do projeto Bike Sampa foram disponibilizadas aos munícipes nesta quinta-feira (24), a partir do meio-dia, em seis estações na região da Vila Mariana. O projeto prevê, até 2014, a instalação de um total de 300 estações e a oferta de três mil bicicletas em todas as regiões da capital.


As primeiras 60 bicicletas do projeto Bike Sampa foram disponibilizadas aos munícipes nesta quinta-feira (24), a partir do meio-dia, em seis estações na região da Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo. O projeto, uma parceira público-privada entre a Prefeitura, a Samba/Serttel e o Itaú, prevê, até 2014, a instalação de um total de 300 estações e a oferta de três mil bicicletas em todas as regiões da capital paulista.

A proposta é conectar as modalidades de transporte público na cidade ao uso das bicicletas, facilitando o acesso às bikes por meio de um sistema de uso compartilhado em paradas que deverão ficar a um máximo de um quilômetro de distância uma da outra e estarão próximas às estações de metrô. “As bicicletas estarão integradas entre as estações, o que vai trazer um ganho na qualidade de vida, na mobilidade e nas políticas públicas de sustentabilidade na cidade de São Paulo”, afirmou o prefeito de São Paulo na coletiva de imprensa de lançamento do projeto realizada nesta manhã na Vila Clementino, Zona Sul. 

Segundo o secretário municipal de Transportes a expectativa é que o uso da bicicleta venha para complementar o deslocamento dos munícipes pela cidade, conectando-os a outras modalidades de transporte. “O projeto foi dimensionado para que sejam feitas pequenas viagens em torno de quatro e cinco quilômetros gratuitamente, de forma que sejam em si pequenas viagens ou ligações entre diversos componentes, principalmente de transportes públicos”.


O empréstimo das bicicletas deve ser feito através de um cadastro na internethttp://www.bikesampa.com/app/ e requer o depósito de uma quantia caução de R$ 10 em um número de cartão de crédito. Com o cadastro feito, o usuário pode desbloquear o veículo pelo telefone 4063-3111 ou por um aplicativo para smartphones, já disponível para donwload, que pode ser acessado pelo endereço eletrônicowww.bikesampa.com/app.

A primeira meia-hora de uso ininterrupto é gratuita. Após esse período, o usuário deve deixar a bicicleta estacionada em qualquer uma das estações durante 15 minutos, podendo continuar a usá-la sem a necessidade de pagamento após o intervalo. Para continuar a utilizar o veículo sem pausa, é cobrada uma taxa de R$ 5 a cada 30 minutos subsequentes.

Até o fim deste ano, está prevista a implantação de 100 estações na cidade, cada uma com cerca de dez bicicletas. De acordo com Branco, a expansão do projeto começará pela região do Parque do Ibirapuera.  “O primeiro núcleo será ampliado para o Parque Ibirapuera e para a Avenida Paulista, ícones da cidade. A etapa seguinte será na região da Zona Leste que já está sendo mapeada”, explicou.

crédito da foto - Fábio Arantes/Secom

Os estudos para o mapeamento das rotas mais adequadas aos ciclistas está sendo realizado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) com apoio da Secretaria Municipal de Transportes e da Companhia de Engenharia de Tráfego. Para a escolha dos trajetos e dos locais para a inserção das estações, a Cebrap analisa cada região abrangida pelo Bike Sampa e monitora os dados fornecidos pela CET.

As bicicletas, que têm um design característico e são da cor laranja, foram desenvolvidas pela Samba Transportes Sustentáveis e possuem entre três e seis marchas, selins com altura regulável, guidão emborrachado, acessórios de sinalização e sistema de identificação e de trava eletrônica. A empresa também é responsável pela gerência da Central de Controle que está ligada às estações por um sistema de comunicação sem fio, via rede GSM e 3G. A central funciona 24 horas por dia e monitora, em tempo real, toda a operação do sistema, além de prestar o atendimento aos usuários via celular. Para tornar o projeto mais sustentável, as estações serão alimentadas por energia solar. 

Malha cicloviária

Os ciclistas contam em São Paulo com 182,7 quilômetros de vias específicas para o uso das bicicletas. São 54,4 km de ciclovias e 67 km de ciclofaixas operacionais de lazer.

A Ciclofaixa de Lazer da Zona Sul liga os parques das Bicicletas, do Ibirapuera, do Povo, Villa-Lobos, Avenida Chedid Jafet, Rua Funchal, Avenida Eng. Luís Carlos Berrini e Avenida Jornalista Roberto Marinho. A Ciclofaixa de Lazer da Zona Norte possui 8 km de extensão (4 km em cada sentido). Ela liga a Praça Heróis da F.E.B. a Estação Parada Inglesa do Metrô. Já a Ciclofaixa de Lazer da Zona Leste, com 14 km de extensão, foi implantada na avenida Governador Carvalho Pinto onde está situado o Parque Linear Engº Werner Zuluaf - Tiquatira, passando também pelas Avenidas Dom Hélder Câmara e Calim Eid.

São Paulo também possui 3,3 km da ciclofaixa Definitiva de Moema em operação 24 horas por dia e todos os dias da semana. O trecho compreende as avenidas Rouxinol e Aratãs entre a Rua Araguari e Al. Anapurus, as avenidas Pavão e Irai entre Rua Araguari e Al. Anapurus, e a rua Araguari entre Av. Pavão e Rua Rouxinol.

A cidade ainda possui 58 km de rotas de Bicicleta, que consistem nas ruas já utilizadas por ciclistas que circulam nas bordas da via junto com o tráfego geral e que recebem sinalização vertical e horizontal (placas e pintura de pictogramas no solo), alertando os motoristas sobre a presença e a prioridade a ser dada ao tráfego ciclístico, além da adoção de velocidade veicular em 30 Km/h.

Ampliação da malha

A Prefeitura se prepara para a implantação de mais 55 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas, calçadas compartilhadas entre pedestres e ciclistas e rotas de bicicletas.  Os locais escolhidos foram apontados pela Pesquisa Origem e Destino realizada pelo Metrô em 2007 como os que mais registram viagens de bicicletas feitas por motivo de trabalho. 

Fazem parte dos projetos em andamento os 26 km de vias específicas no Jardim Helena, na Zona Leste, que irão ligar a estação de trem São Miguel Paulista (CPTM), Jardim Helena, Itaim Paulista, Guaianases e a Estação Itaquera do Metrô; 17 km que irão do Jardim Brasil, Zona Norte, no limite de São Paulo (próximo à Rodovia Fernão Dias) até a Estação Tucuruvi do Metrô, passando pelas avenidas Edu Chaves, Mendes da Rocha, Luís Stamatis, entre outras; e 12  Km no Grajaú/Cocaia, na Zona Sul, incluindo a Av. Dona Belmira Marin, Senador Teotônio Vilela, R. Oscar Andrade Melo até atingir a Av. Robert Kennedy