Serão realizados testes de monoximetria, para medição do nível de contaminação por monóxido de carbono no organismo dos fumantes.
O Núcleo de Prevenção e Cessação do Tabagismo (PrevFumo), da Disciplina de Pneumologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), promoverá, no Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio, das 8h às 14h, a ação “Parar de fumar é possível”.
Dentre as atividades, serão oferecidas orientações para conscientização das pessoas quanto aos malefícios do cigarro à saúde e realizados testes de monoximetria, que medem o nível de contaminação por monóxido de carbono no organismo dos fumantes. O monóxido de carbono é um gás que está presente na fumaça do cigarro e é altamente tóxico.
Segundo dados do Ministério da Saúde, 14,8% dos brasileiros são fumantes. No Brasil, morrem 23 pessoas por hora (200 mil mortes/ano), devido a doenças associadas ao tabaco.
Sobre o PrevFumo
O Núcleo de Prevenção e Cessação do Tabagismo – PrevFumo é um programa ligado à Disciplina de Pneumologia da EPM/Unifesp que oferece tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar. Ele atende, em média, a quatro mil pacientes por ano.
O PrevFumo está localizado à Rua dos Açores, 310, no Jardim Luzitânia, em São Paulo/SP (próximo ao Parque do Ibirapuera). Para agendar uma avaliação inicial, é preciso ligar nos telefones: (11) 5904-8046 / 5572-4301, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Serviço
Ação “Dia Mundial Sem Tabaco – Parar de fumar é possível”
Data: 31/05/2012
Horário: Das 8h às 14h
Local: Saguão do Hospital São Paulo – Hospital Universitário da Unifesp
End.: Rua Napoleão de Barros, 737, Vila Clementino
Sobre a Unifesp
A Unifesp foi apontada em 2011, pela terceira vez consecutiva, a melhor universidade federal do País segundo o Índice Geral de Cursos das Instituições de Ensino Superior do País (IGC), elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) e Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Criada oficialmente em 1994, a Unifesp originou-se da Escola Paulista de Medicina (EPM), entidade privada fundada em 1933 e federalizada em 1956. Em 1940, a EPM inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, que hoje é o Hospital Universitário da Unifesp, localizado no campus São Paulo, no bairro Vila Clementino.
Na ocasião da criação da Unifesp, a instituição era a primeira universidade brasileira especializada em Saúde, abrigando em seu currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Biomedicina, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica.
Em 2005, iniciou-se o projeto de expansão por meio do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), com a criação do campus Baixada Santista. Em 2006, foi criado o campus Guarulhos, seguido de Diadema e São José dos Campos, em 2007, e Osasco, em 2011, dando seguimento ao processo de ampliação. O ambicioso processo de expansão fez com que a Universidade saltasse de um para seis campi e de cinco para 38 cursos de Graduação.
Com os novos campi, a Instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de Humanas (Guarulhos), Exatas (São José dos Campos), Biológicas (Diadema) e Negócios (Osasco). No Vestibular 2012, a instituição ofereceu 2.869 vagas em seus cursos de Graduação.
Atualmente, a Unifesp conta com 9.430 alunos matriculados nos cursos de Graduação, além de 3.144 discentes nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado, Mestrado e Mestrado Profissionalizante) e 5.847 na Pós Graduação Lato Sensu (Especialização e Aperfeiçoamento,). Além disso, a instituição conta com 1.049 discentes no maior programa de residência médica do Brasil.
A Unifesp tem em seu quadro 1.213 docentes, sendo que 95% apresentam título de doutor, o que marca a qualidade de ensino oferecida pela Instituição.
No segundo semestre de 2010, tiveram início as atividades do primeiro campi avançado de extensão universitária da Unifesp, primeiro também no Brasil, implantado no município de Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo. E, no início de 2011, foi inaugurado o segundo campus avançado de extensão universitária da Unifesp, localizado na região de Santo Amaro, na capital paulista.