sábado, 26 de maio de 2012

Inaugurado o serviço de aluguel de bicicletas na cidade


24 de Maio de 2012 - 

http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=49726

As primeiras 60 bicicletas do projeto Bike Sampa foram disponibilizadas aos munícipes nesta quinta-feira (24), a partir do meio-dia, em seis estações na região da Vila Mariana. O projeto prevê, até 2014, a instalação de um total de 300 estações e a oferta de três mil bicicletas em todas as regiões da capital.


As primeiras 60 bicicletas do projeto Bike Sampa foram disponibilizadas aos munícipes nesta quinta-feira (24), a partir do meio-dia, em seis estações na região da Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo. O projeto, uma parceira público-privada entre a Prefeitura, a Samba/Serttel e o Itaú, prevê, até 2014, a instalação de um total de 300 estações e a oferta de três mil bicicletas em todas as regiões da capital paulista.

A proposta é conectar as modalidades de transporte público na cidade ao uso das bicicletas, facilitando o acesso às bikes por meio de um sistema de uso compartilhado em paradas que deverão ficar a um máximo de um quilômetro de distância uma da outra e estarão próximas às estações de metrô. “As bicicletas estarão integradas entre as estações, o que vai trazer um ganho na qualidade de vida, na mobilidade e nas políticas públicas de sustentabilidade na cidade de São Paulo”, afirmou o prefeito de São Paulo na coletiva de imprensa de lançamento do projeto realizada nesta manhã na Vila Clementino, Zona Sul. 

Segundo o secretário municipal de Transportes a expectativa é que o uso da bicicleta venha para complementar o deslocamento dos munícipes pela cidade, conectando-os a outras modalidades de transporte. “O projeto foi dimensionado para que sejam feitas pequenas viagens em torno de quatro e cinco quilômetros gratuitamente, de forma que sejam em si pequenas viagens ou ligações entre diversos componentes, principalmente de transportes públicos”.


O empréstimo das bicicletas deve ser feito através de um cadastro na internethttp://www.bikesampa.com/app/ e requer o depósito de uma quantia caução de R$ 10 em um número de cartão de crédito. Com o cadastro feito, o usuário pode desbloquear o veículo pelo telefone 4063-3111 ou por um aplicativo para smartphones, já disponível para donwload, que pode ser acessado pelo endereço eletrônicowww.bikesampa.com/app.

A primeira meia-hora de uso ininterrupto é gratuita. Após esse período, o usuário deve deixar a bicicleta estacionada em qualquer uma das estações durante 15 minutos, podendo continuar a usá-la sem a necessidade de pagamento após o intervalo. Para continuar a utilizar o veículo sem pausa, é cobrada uma taxa de R$ 5 a cada 30 minutos subsequentes.

Até o fim deste ano, está prevista a implantação de 100 estações na cidade, cada uma com cerca de dez bicicletas. De acordo com Branco, a expansão do projeto começará pela região do Parque do Ibirapuera.  “O primeiro núcleo será ampliado para o Parque Ibirapuera e para a Avenida Paulista, ícones da cidade. A etapa seguinte será na região da Zona Leste que já está sendo mapeada”, explicou.

crédito da foto - Fábio Arantes/Secom

Os estudos para o mapeamento das rotas mais adequadas aos ciclistas está sendo realizado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) com apoio da Secretaria Municipal de Transportes e da Companhia de Engenharia de Tráfego. Para a escolha dos trajetos e dos locais para a inserção das estações, a Cebrap analisa cada região abrangida pelo Bike Sampa e monitora os dados fornecidos pela CET.

As bicicletas, que têm um design característico e são da cor laranja, foram desenvolvidas pela Samba Transportes Sustentáveis e possuem entre três e seis marchas, selins com altura regulável, guidão emborrachado, acessórios de sinalização e sistema de identificação e de trava eletrônica. A empresa também é responsável pela gerência da Central de Controle que está ligada às estações por um sistema de comunicação sem fio, via rede GSM e 3G. A central funciona 24 horas por dia e monitora, em tempo real, toda a operação do sistema, além de prestar o atendimento aos usuários via celular. Para tornar o projeto mais sustentável, as estações serão alimentadas por energia solar. 

Malha cicloviária

Os ciclistas contam em São Paulo com 182,7 quilômetros de vias específicas para o uso das bicicletas. São 54,4 km de ciclovias e 67 km de ciclofaixas operacionais de lazer.

A Ciclofaixa de Lazer da Zona Sul liga os parques das Bicicletas, do Ibirapuera, do Povo, Villa-Lobos, Avenida Chedid Jafet, Rua Funchal, Avenida Eng. Luís Carlos Berrini e Avenida Jornalista Roberto Marinho. A Ciclofaixa de Lazer da Zona Norte possui 8 km de extensão (4 km em cada sentido). Ela liga a Praça Heróis da F.E.B. a Estação Parada Inglesa do Metrô. Já a Ciclofaixa de Lazer da Zona Leste, com 14 km de extensão, foi implantada na avenida Governador Carvalho Pinto onde está situado o Parque Linear Engº Werner Zuluaf - Tiquatira, passando também pelas Avenidas Dom Hélder Câmara e Calim Eid.

São Paulo também possui 3,3 km da ciclofaixa Definitiva de Moema em operação 24 horas por dia e todos os dias da semana. O trecho compreende as avenidas Rouxinol e Aratãs entre a Rua Araguari e Al. Anapurus, as avenidas Pavão e Irai entre Rua Araguari e Al. Anapurus, e a rua Araguari entre Av. Pavão e Rua Rouxinol.

A cidade ainda possui 58 km de rotas de Bicicleta, que consistem nas ruas já utilizadas por ciclistas que circulam nas bordas da via junto com o tráfego geral e que recebem sinalização vertical e horizontal (placas e pintura de pictogramas no solo), alertando os motoristas sobre a presença e a prioridade a ser dada ao tráfego ciclístico, além da adoção de velocidade veicular em 30 Km/h.

Ampliação da malha

A Prefeitura se prepara para a implantação de mais 55 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas, calçadas compartilhadas entre pedestres e ciclistas e rotas de bicicletas.  Os locais escolhidos foram apontados pela Pesquisa Origem e Destino realizada pelo Metrô em 2007 como os que mais registram viagens de bicicletas feitas por motivo de trabalho. 

Fazem parte dos projetos em andamento os 26 km de vias específicas no Jardim Helena, na Zona Leste, que irão ligar a estação de trem São Miguel Paulista (CPTM), Jardim Helena, Itaim Paulista, Guaianases e a Estação Itaquera do Metrô; 17 km que irão do Jardim Brasil, Zona Norte, no limite de São Paulo (próximo à Rodovia Fernão Dias) até a Estação Tucuruvi do Metrô, passando pelas avenidas Edu Chaves, Mendes da Rocha, Luís Stamatis, entre outras; e 12  Km no Grajaú/Cocaia, na Zona Sul, incluindo a Av. Dona Belmira Marin, Senador Teotônio Vilela, R. Oscar Andrade Melo até atingir a Av. Robert Kennedy