terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Proposta dos indicadores de sustentabilidade para agências de comunicação




Falar de sustentabilidade e propagar ideais ecologicamente corretos tem se tornado essencial para a boa postura de uma Organização. A ocorrência cada vez mais freqüente de catástrofes naturais tem alertado os gestores para uma nova realidade, na qual a preservação e respeito à natureza torna-se uma questão de responsabilidade social.

“A publicidade é fundamental desde que eduque a população.” Kofi Annan, no IV Congresso Brasileiro de Publicidade
Trabalhar a publicidade nesse contexto significa explorar a mudança de consciência empresarial, que por muito tempo, valorizou apenas o lucro. Sabemos que a postura do consumidor também está mudando. A cada dia, mais pessoas atribuem sua decisão de compra à produtos e marcas que emprestam seus selos para iniciativas socioecologicas. Pensando nisso, a ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), com apoio acadêmico da Escola Superior de Propaganda e Marketing, elaborou os Indicadores de Sustentabilidade. Com eles agências e publicitários estarão mais alinhados ao pensamento contemporâneo focado na sustentabilidade.
Trata-se de uma série de questões envolvendo práticas sustentáveis e condutas ecologicamente corretas, pautadas a partir das atividades das Agências de Comunicação. Elas foram planejadas para permitir às Agências adotarem caminhos e posturas socioambientais e que conseqüentemente diminuam os impactos na natureza. Para a ABAP o principal objetivo é motivar as agências de comunicação a disseminar práticas sustentáveis nas mensagens publicitárias, colaborando com a educação da população*. As respostas a esses indicadores vão ajudar as Agências a avaliarem seu grau de comprometimento com a questão ecológica. Clique aqui para conhecer os indicadores.
Não se pode fechar os olhos para essa realidade. Atualmente, a boa reputação de uma empresa requer atitudes pensadas de acordo com a tônica sustentável. Além de produzir boas campanhas e promover o sucesso de uma marca é importante que a publicidade insira no pensamento coletivo que sustentabilidade e consumo podem caminhar juntos.
E você, como está preparando sua Agência para se adequar a essas posturas? Comece por informatizar seus processos economizando papel, planilhas e otimizando seu tempo. Conheça o iClips.