Falar de sustentabilidade e propagar ideais ecologicamente corretos tem se  tornado essencial para a boa postura de uma Organização. A ocorrência cada vez  mais freqüente de catástrofes naturais tem alertado os gestores para uma nova  realidade, na qual a preservação e respeito à natureza torna-se uma questão de  responsabilidade social.
“A publicidade é fundamental desde que eduque a população.” Kofi Annan, no IV Congresso Brasileiro de Publicidade
Trabalhar a publicidade nesse contexto significa explorar a mudança de  consciência empresarial, que por muito tempo, valorizou apenas o lucro. Sabemos  que a postura do consumidor também está mudando. A cada dia, mais  pessoas atribuem sua decisão de compra à produtos e marcas que emprestam seus  selos para iniciativas socioecologicas. Pensando nisso, a ABAP  (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), com apoio acadêmico  da Escola Superior de Propaganda e Marketing, elaborou os  Indicadores de Sustentabilidade. Com eles agências e  publicitários estarão mais alinhados ao pensamento contemporâneo focado na  sustentabilidade.
Trata-se de uma série de questões envolvendo práticas sustentáveis e condutas  ecologicamente corretas, pautadas a partir das atividades das Agências de  Comunicação. Elas foram planejadas para permitir às Agências adotarem caminhos e  posturas socioambientais e que conseqüentemente diminuam os impactos na  natureza. Para a ABAP o principal objetivo é motivar as  agências de comunicação a disseminar práticas sustentáveis nas mensagens  publicitárias, colaborando com a educação da população*. As respostas a  esses indicadores vão ajudar as Agências a avaliarem seu grau de comprometimento  com a questão ecológica. Clique aqui para conhecer os indicadores.
Não se pode fechar os olhos para essa realidade. Atualmente, a boa reputação  de uma empresa requer atitudes pensadas de acordo com a tônica sustentável.  Além de produzir boas campanhas e promover o sucesso de uma marca é  importante que a publicidade insira no pensamento coletivo que sustentabilidade  e consumo podem caminhar juntos.
E você, como está preparando sua Agência para se adequar a essas posturas?  Comece por informatizar seus processos economizando papel, planilhas e  otimizando seu tempo. Conheça o iClips.

 
