sexta-feira, 27 de janeiro de 2012


Barreiras acústicas metálicas


As variáveis principais de cálculo e projeto para instalar painéis metálicos em rodovias e reduzir a propagação de ruído



Por Giovanny Gerolla



Isolamento acústico é o processo que impede por reflexão ou absorção a passagem do som de um ambiente para o outro. Em rodovias de vários países da Europa, a construção de barreiras acústicas já é uma realidade regulada por lei e normas técnicas. No Brasil, porém, as regulamentações são escassas, o que pode conduzir a dúvidas sobre o desenvolvimento de projetos e a contratação de obras.
Os painéis metálicos são, hoje, os mais aplicados na Europa em chapas de aço galvanizado de 1 mm de espessura, ou de alumínio, de 1,2 mm. Coloridos e de fácil substituição, têm vida útil de até 15 anos. O Institue of Noise Control Engeneering divulga que o ótimo desempenho na redução do barulho desses painéis varia de 5 dBA a 12 dBA. Conheça as premissas para elaboração de projeto:

Projeto
Para se elaborar o projeto de barreiras acústicas, é necessário elaborar: a) estimativa de fluxo de veículos por meio da contagem de automóveis, utilitários, motos e veículos pesados do trecho em que se pretende instalar os painéis; b) medições de ruído, desconsiderando resultados produzidos em momentos de grandes fluxos - tráfego intenso a baixas velocidades -, ou com chuvas e/ou ventos a mais de 18 km/h; c) cálculo das barreiras (dimensões e capacidade de isolamento acústico).
Medidas de cálculo
O cálculo da barreira deve avaliar: a propagação geométrica a partir do foco emissor de som; as condições meteorológicas (temperaturas, graus de umidade, ventos) que influenciam a absorção da energia acústica pelo ar; e as próprias condições do terreno e de ambiente (existência ou ausência de vegetação).
Variáveis importantes
Importante avaliar o conjunto de fenômenos de difração e de reflexão que possam existir em determinados locais, a certas alturas de barreira e de acordo com as características de absorção e de isolamento do material aplicado. Agirá também sobre a eficácia da barreira não só sua distância em relação a focos emissores e receptores, mas a opção por painéis simples ou espessos, ou mesmo a aplicação de sistemas paralelos (barreiras nos dois lados de uma única via).
Caminhos da energia sonora
Nem toda a energia acústica que atinge a barreira volta para o outro lado da pista; uma parte dela ultrapassa, por cima, a própria barreira; outra é refletida para pontos diversos do lado oposto a ela e outra é dissipada pela cobertura da superfície (grama) e pelo ar. Reflexões múltiplas entre painéis planos e paralelos podem reduzir a eficiência do sistema, se aumentam os ruídos pré-existentes em mais de 3 dBA. Para evitar tal efeito, a relação "distância entre painéis x altura dos painéis" deverá acompanhar a proporção 10:1. Se isso não for possível, serão necessários materiais como lã de rocha ou de vidro.
Execução
Concluído o projeto, sua execução é posta em concorrência ou licitação, de acordo com os custos orçados. A execução estrutural pede, de forma geral, fundação em estacas ou sapatas de seção retangular, atendendo aos requisitos de segurança e cálculo da NBR 14.313. Após a escavação, os perfis estruturais, dimensionados de acordo com a altura da barreira e a espessura dos painéis, são encaixados nas respectivas fundações, e posteriormente betonados.

Leis, normas e publicações
Tanto a ABNT NBR 14.313, com diretrizes para cálculo de absorção acústica e montagem de barreiras, quanto regulamentações locais, como é o caso da 389/2010/P da Cetesb (publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 24/12/2010), propondo limites máximos ao ruído lindeiro em função dos diferentes tipos de ocupação urbana, servirão como fonte de consulta para a contratação de projeto de obras, além da fiscalização e manutenção das barreiras.

Fontes: Associação Nacional de Empresas de Acústica (Anea), Consplu, F.H. Aidar Engenharia