sexta-feira, 4 de novembro de 2011

14 de novembro: Dia mundial de diabetes





31/10/2011 - Fonte: Citen   

O mundo se mobiliza frente aos 285 milhões de diabéticos de todas as idades, classes sociais, e etnias. Além deles, chama a atenção um número ainda maior de pessoas que estão prestes ampliar esse contingente, os chamados pré-diabéticos. Esses, atualmente, somam 344 milhões de pessoas. Basta olharmos à nossa volta para identificá-los em nossos vizinhos, conhecidos, amigos e familiares. Ninguém está imune e todos nós somos chamados a conhecer para prevenir ou tratar corretamente quando for o caso. Todos os anos, desde 1991, nós celebramos no dia 14 de novembro o Dia Mundial do Diabetes. A data foi criada com o desafio de conscientizar pacientes e familiares, médicos e profissionais de saúde, governos e sociedade civil sobre a doença e a melhor forma de enfrentá-la.
O diabetes não é uma fatalidade. É um mal gerado diariamente e que pode e deve ser combatido. O melhor que podemos fazer é esclarecer, é disseminar conhecimentos básicos para que as pessoas possam evitar o aparecimento da doença. Isso é possível em até 60% dos casos e as medidas a serem adotadas são perfeitamente possíveis. Dentre elas, a inclusão de meia hora diária de caminhada, substituição de duas porções de alimentos refinados por suas versões integrais, redução dos refrigerantes e sucos industrializados ricos em açúcar, diminuição do consumo de gorduras saturadas e hidrogenadas e perda de pelo menos 5% do peso corporal. Isso não obriga as pessoas a serem magras, mas elas precisam se tornar responsáveis por mudanças.
A ocorrência de diabetes em pessoas sem antecedentes familiares nos dá uma visão da importância do estilo de vida como fator causal da doença. Nesse contexto, o sobrepeso e a obesidade são os grandes vilões desse processo e resultam de alimentação inadequada e sedentarismo.
Para as pessoas de risco, com antecedentes familiares de diabetes ou obesidade, a campanha é uma oportunidade para entenderem que é possível evitar a doença. Para os governos, a data é um alerta para a necessidade de implantarem estratégias eficientes e políticas de prevenção, visando resguardar a saúde dos cidadãos com diabetes e daqueles que tem risco de desenvolver a doença. Para os profissionais de saúde, o momento é útil ao aprimoramento do próprio nível de conhecimento sobre a doença, de modo que as recomendações baseadas em evidências científicas sejam colocadas em prática. Para o público em geral, 14 de novembro é uma oportunidade para que cada um possa olhar a sua volta e entender o impacto do diabetes.
Durante todo o mês de novembro, o blog comer sem culpa será inteiramente voltado à educação em diabetes e abordaremos todos os temas que envolvem a doença. Junte-se a nós, como conclama a International Diabetes Federation.http://bit.ly/tDSFZw
Por Citen - www.citen.com.br