terça-feira, 4 de outubro de 2011

Programa de parcerias para sustentabilidade das Unidades de Conservação

04/10/2011 - 18:50
SMA cria programa de parcerias para sustentabilidade das Unidades de Conservação 
   



Iniciativa e Comissão Paulista de Biodiversidade serão apresentadas durante o II Fórum de Cooperação Internacional

São Paulo protagonista em biodiversidade é o tema do II Fórum de Cooperação Internacional, que será realizado na capital paulista, no dia 06 de outubro, às 09 horas, no Palácio dos Bandeirantes. O governador Geraldo Alckmin e o secretário estadual do Meio Ambiente Bruno Covas lançam no evento a Comissão Paulista de Biodiversidade e o programa Parcerias para a Sustentabilidade das Unidades de Conservação (UCs). O secretário de Saneamento e Recursos Hídricos Edson Giriboni também participará da solenidade de abertura. 

Alckmin assinará o decreto que cria o Programa Parcerias para a Sustentabilidade das Unidades de Conservação (UCs). O documento estabelece mecanismos jurídicos aptos a viabilizar o uso público e a exploração por particulares de serviços existentes nas UCs. Com o Programa de Parcerias, a Fundação para Conservação e Produção Florestal – FF, órgão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SMA, está autorizada a formalizar parcerias com a iniciativa privada para exploração dos atrativos turísticos de 33 unidades de conservação. O objetivo é buscar apoio e recursos para fortalecer as ações de conservação e produção florestal. Por outro lado, visa oferecer serviços de qualidade de ecoturismo e toda gama de sub-produtos daí resultantes.
“Queremos aumentar a capacidade operacional da FF com foco na conservação e melhorar os serviços voltados para atendimento ao público visitante. Com o Programa, também vamos gerar renda e oportunidades para a população local e do entorno das unidades, além de captar recursos para a sustentabilidade financeira das unidades e envolver outros setores e segmentos na conservação das áreas protegidas”, explica o secretário bruno Covas.
O fórum tem como objetivo promover o Estado de São Paulo e as políticas e programas do Governo de São Paulo junto da comunidade internacional. Também é uma oportunidade para reforçar as parcerias internacionais de São Paulo. O tema desta edição é a biodiversidade.
São Paulo é protagonista neste tema. Foi o primeiro estado do Brasil a estabelecer área protegidas, a criar uma Polícia Florestal e detém um impressionante sistema de áreas naturais protegidas. Criou o primeiro corredor de área protegida da Mata Atlântica, com o Parque Estadual da Serra do Mar, em 1977, e o seu tombamento integral. Mais recentemente, criou três áreas de proteção ambiental marinha. Com mais de 100 unidades de conservação, tem 4,7 milhões de hectares de áreas protegidas.
Comissão da Biodiversidade
O governador assinará também o decreto que institui a Comissão Paulista de Biodiversidade. Ela será formada por 17 membros, entre representantes da SMA, da sociedade, do Ministério Público, de entidades ambientais e universidades.
A finalidade de Comissão é coordenar a elaboração e implantação de estratégias para que se alcance a plena conservação da diversidade biológica de São Paulo e para acompanhamento e implementação das metas de Aichi (Nagóia).
O Fórum
A abertura do evento será feita pelo governador Geraldo Alckmin, acompanhado pelos secretários Bruno Covas e Edson Giriboni, de Saneamento e Recursos Hídricos.
Participarão da mesa redonda Biodiversidade e Metas de Nagóia Russel Mittermeier, presidente da Conservation International e professor da Universidade Estadual de Nova York, Thomas Lovejoy, o representante da Cadeia de Biodiversidade do Instituto John Heinz Center e professor da Universidade George Mason, Maria Cecília Wey de Brito, coordenadora do programa Mata Atlântica – WWF/Brasil, Celso Lafer, presidente da FAPESP, Helena Carrascosa Von Glehn, coordenadora de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN) da SMA, José Pedro de Oliveira Costa, representando a SMA, e Claynton Lino, presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera. O moderador da mesa será Matthew Shirts, redator chefe da revista National Geographic Brasil.
Prêmio
Na solenidade, será entregue o prêmio João Pedro Cardoso. O objetivo é garladoar os que contribuíram para a educação, preservação e recuperação ambiental do Estado de São Paulo. Recebem a condecoração Ibsen de Gusmão Câmara, Thomas Eugene Lovejoy, Russel Mittermeier e Paulo Nogueira-Neto.
SMA cria programa de parcerias para sustentabilidade das Unidades de Conservação
Data: 06/10/2011
Horário: 9 horas
Local: Palácio dos Bandeirantes – Av. Morumbi, 4.500 – Morumbi, São Paulo/SP

Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente
(11) 3133-4008/3370/3376/3933
sma.imprensa@gmail.com
http://www.ambiente.sp.gov.br/verNoticia.php?id=1273