domingo, 4 de setembro de 2011

Primeiro calçado biodegradável do mundo

03/09/2011 - 10:52

Primeiro calçado biodegradável do mundo utiliza componentes do Grupo Artecola

fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=171518


Lançada neste mês, a linha BIÔ, da Sapatoterapia, é 100% orgânica e conta com qualidade, conforto e alta durabilidade. Diretor da empresa destacou importância da Artecola para o desenvolvimento desta inovação sustentável.

O primeiro calçado biodegradável do mundo foi lançado neste mês pela Sapatoterapia, de Franca (SP) e conta com duas linhas ecoeficientes desenvolvidas pelo Grupo Artecola em sua composição. Fabricado com materiais duráveis e de alta qualidade, o calçado Biôsupercomfort contém contraforte da linha Ecofibra S 1343 e couraça da linha Artefirm RX V 5901, ambos produzidos com fibra de madeira em sua composição.
Fabricado com material 100% orgânico, o couro, o solado e os componentes do novo calçado se decompõem sob condições climáticas em cerca de cinco anos. Os calçados em geral demoram cerca de 50 vezes mais. Para brindar seu lançamento, foi plantada uma árvore dentro de um pé do Biôsupercomfort, enterrado no jardim da empresa, ressaltando a tecnologia desenvolvida para não agredir o meio ambiente, que pode ser descartada sem riscos de dano ambiental. O calçado é certificado pelo Instituto Pró Ambiente.
Para o diretor de Adesivos e Laminados do Grupo Artecola, Evandro Kunst, este projeto não trata apenas do desenvolvimento de um novo produto, mas de uma mudança cultural dentro das empresas. “É uma satisfação muito grande para a Artecola participar deste projeto. Além de desenvolver produtos sustentáveis, a Sapatoterapia realiza ações importantes para o meio ambiente, como a recuperação de áreas degradadas e palestras de conscientização com a comunidade”, declara Kunst.
O Diretor da Sapatoterapia, Leonildo Lopes Ferreira, destacou, no evento de lançamento do modelo, a importância do apoio fornecido pelo Grupo Artecola para o desenvolvimento das ações com foco na sustentabilidade. O Diretor ressaltou que muitas iniciativas da Sapatoterapia foram realizadas após contato com práticas da Artecola.
Ecofibra S 1303 - A linha Ecofibra S 1303 combina em sua composição polímero de fonte renovável (não oriundo do refino de petróleo) e fibras naturais (no caso, fibra de madeira certificada), somando mais de 80% de biomassa. O material apresenta ao mercado uma alternativa biodegradável, reciclável e de alta performance para os mais variados tipos de calçados. A combinação entre insumos vegetais e sintéticos de fonte renovável permite a reciclagem de todo o resíduo gerado, além de proporcionar a obtenção de um contraforte que combina excelentes propriedades de aplicação e calce, e ainda ganhos em sustentabilidade.
Artefirm 5941 – Esta linha de couraças apresenta tecnologia de extrusão, permitindo a utilização de materiais especiais de fonte renovável, como a fibra de madeira. A linha possui excelente adaptação aos processos de produção do calçado, além de ser um produto que supre diversas necessidades, de acordo com o tipo de sapato. Apresenta ótima colagem e excelente capacidade de cópia de forma, fornecendo grande qualidade ao calçado.
O Grupo Artecola é líder em tecnologia de adesivos e laminados para a indústria calçadista, aliando inovação, qualidade e sustentabilidade em seus produtos. Mantém operações industriais em seis países – Brasil, Chile, Argentina, Peru, Colômbia e México - atuando em diferentes setores, como moveleiro, calçadista, papel e embalagem, automotivo e construção civil, entre outros. [ Telefone(16) 2103 9401 ou marketing@artecola.com.br].