domingo, 11 de setembro de 2011

Exposição “Da Costa – O último desenhista de humor”, com 36 cartuns do desenhista santista Osvaldo da Costa, que prioriza o meio ambiente em cada traço


Meio ambiente é tema predominante em exposição de cartuns

Mostra conta com 36 desenhos produzidos por Osvaldo da Costa

10/09/2011 - 11:00

http://eptv.globo.com/piracicaba/variedades/NOT,1,5,367942,Meio+ambiente+e+tema+predominante+em+exposicao+de+cartuns+salao+humor+piracicaba.aspx

EPTV.com - Suzana Amyuni
Alterar o tamanho da letra A+A-
Para compor o vasto leque de mostras paralelas ao 38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes recebe, até dia 2 de outubro, a exposição “Da Costa – O último desenhista de humor”, com 36 cartuns do desenhista santista Osvaldo da Costa, que prioriza o meio ambiente em cada traço.
Premiado em importantes eventos de humor no Brasil e no mundo, Costa reuniu desenhos produzidos ao longo de 10 anos para expor em Piracicaba. “Com a paralela, o trabalho fica documentado nesse momento bem característico em que a cidade gira em torno do salão, eu estive em Piracicaba e vi o movimento das pessoas”, disse o artista.
Como uma variação aos temas políticos predominantes nos desenhos de humor, Costa optou por utilizar sua habilidade para despertar a consciência a respeito dos cuidados com meio ambiente. “Devemos ficar atentos a esse assunto, até porque podemos fazer muitas coisas com pequenos gestos”, observa Costa.
Sem usar legenda, o artista prioriza traços simples para que a linguagem possa ser compreendida também pelas crianças. “O riso nas crianças é mais espontâneo e elas podem atuar tanto no meio ambiente, quanto cobrando os adultos para que sejam responsáveis”, destaca.
Costa acredita muito na capacidade de reflexão que o humor desperta nas pessoas. Para o artista e para a diretora do museu, a visibilidade com esta exposição pode ter resultados animadores.
“Já recebemos paralelas do Salão de Humor no ano passado e o balanço é sempre muito positivo, já que contamos com uma parceria com escolas públicas de toda a região, por meio da qual, muitos adolescentes e jovens visitam o espaço”, afirma a diretora do museu, Antonieta Mendes.
“E é fantástico, pois temos a oportunidade de mostrar outros segmentos das artes, que é umas das propostas dos museus modernos”, complementa Antonieta.
Carreira
Osvaldo da Costa nasceu em São Paulo e mora em Santos desde 1996. Seu currículo conta com trabalhos publicados em livros, revistas e em diversos jornais como O Pasquim 21, O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde, Folha de S.Paulo, Folha da Tarde, O Pasquim, Jornal da USP, Diário do Povo (Campinas), A Tribuna (Santos).
Costa é ainda professor de Produção Digital, Representação Gráfica, Tipografia e Cor na Licenciatura em Artes Visuais na Unisanta (Universidade Santa Cecília), em Santos.
Serviço
O quê: Exposição Da Costa – O Último Desenhista de Humor
Quando: até 2 de outubro - de terça a sexta-feira, das 9h às 17h
Onde: Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes (Rua Santo Antonio, 641, Centro)
Quanto: gratuito
Informações: (19) 3422-3069