domingo, 11 de setembro de 2011

O Comitê de Sustentabilidade Ambiental do TJPE já implementou diversas ações que buscam assegurar a preservação do meio ambiente no âmbito do Poder Judiciário


Comitê de Sustentabilidade Ambiental do TJPE se reúne

http://www.colegiodepresidentes.jus.br/component/content/article/14-ultimas-noticias/566-comite-de-sustentabilidade-ambiental-do-tjpe-volta-a-se-reunir
Sex, 09 de Setembro de 2011 12:10
banner_sustentabilidadelegal

Entre as ações, estão coleta seletiva, uso de impressoras frente e verso e medidas pela qualidade do ar.



Ressaltar a importância do patrimônio público como um bem de todos, enfatizando o uso racional dos recursos naturais no âmbito do Poder Judiciário pernambucano. Com este objetivo, o Comitê de Sustentabilidade Legal do Tribunal de Justiça de Pernambuco se reuniu na última terça-feira (30), às 15h, na Diretoria Geral do Tribunal.

O Programa de Sustentabilidade Legal do TJPE foi instituído em 2009, na gestão do desembargador Jones Figueirêdo. Neste ano, a atual presidência do TJPE - que tem à frente o desembargador José Fernandes de Lemos -, modificou alguns itens do programa inicial levando em consideração as alterações efetivadas na estrutura organizacional do Tribunal. Entre os itens alterados, através da Portaria nº 30/2011, que foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico, o Comitê de Sustentabilidade Ambiental do TJPE passa a incluir em sua pauta o Planejamento Decenal do Judiciário pernambucano, que contém projetos estratégicos relacionados com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Na reunião da última terça-feira, estiveram presentes o secretário geral do TJPE, Leovegildo Mota; o secretário de administração Victor Marroquim; o chefe do Núcleo de Responsabilidade Social, Ayrton Rocha da Lapa; o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Alexandre Herculano; e as integrantes do Núcleo de Responsabilidade Social, Danielle Fortuna e Rita Borges. Na ocasião, foi apresentado o planejamento do Comitê, bem como sua missão, que é planejar, desenvolver, implementar e monitorar ações e práticas socialmente responsáveis e ambientalmente sustentáveis no âmbito do Poder Judiciário de Pernambuco.

Conquistas - O Comitê de Sustentabilidade Ambiental do TJPE já implementou diversas ações que buscam assegurar a preservação do meio-ambiente no âmbito do Poder Judiciário. Dentre as ações, podemos destacar a coleta seletiva, a utilização de impressoras frente e verso, a racionalização dos procedimentos administrativos e as medidas em prol da conservação da qualidade do ar. Eventos como Semana do Meio Ambiente, e passeios ecológicos e feiras de produtos orgânicos, também têm sido promovidos pelo Comitê no Poder Judiciário ao longo desses dois anos de atuação.

Portaria nº 30/2011 - Objetivos e Metas

De acordo com a Portaria nº30/2011, os principais objetivos e metas do Comitê de Sustentabilidade Ambiental do TJPE compreende a ampliação da coleta seletiva no Judiciário. A utilização de papel reciclado e a inclusão de critérios socioambientais na aquisição de bens, materiais de consumo e demais serviços para o Tribunal também são metas que merecem destaque, bem como a construção, ampliação, reforma, manutenção ou utilização das edificações do TJPE considerando o tripé básico da sustentabilidade - ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.

Fonte: www.tjpe.jus.br.