Defensor da sustentabilidade
Fonte: O POVO Online/OPOVO/Empregos
fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/empregos/2011/08/13/noticiaempregosjornal,2278610/defensor-da-sustentabilidade.shtml
autoria: Luar Maria Brandão
luar@opovo.com.br
luar@opovo.com.br
O engenheiro ambiental faz projetos de desenvolvimento econômico sustentável para as cidades. Salários podem chegar a até R$ 20 mil
13.08.2011| 17:00
Quem disse que proteger o meio ambiente é ideal que não dá dinheiro? Em meio a exigência de um mundo mais sustentável, o papel do engenheiro ambiental tem se tornado essencial das secretarias municipais e federais às grandes empresas do País. E em Fortaleza já tem nível superior gabaritado para formar esses profissionais.
O engenheiro ambiental desenvolve e aplica tecnologia para proteger o meio ambiente dos danos causados pela ação do homem, além de trabalhar na recuperação dos ambientes já contaminados ou degradados. É fundamental na aprovação de grandes obras, como as que o Brasil está passando com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e demais reformas para Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016.
“O engenheiro ambiental tem uma importância muito grande no contexto do desenvolvimento, pois, juntamente com outros profissionais, poderá contribuir para que o mesmo ocorra de forma ordenada, causando os menores impactos possíveis sobre os recursos naturais e sobre o meio antrópico”, afirma o professor doutor da Universidade Federal do Ceará, André Bezerra.
Mercado
O profissional de engenharia ambiental pode trabalhar em quatro grandes áreas: Tecnologia Ambiental, Gestão Ambiental, Recursos Hídricos e Geotecnia Ambiental, desenvolvendo os mais diversos trabalhos como: estudos de impacto ambiental, gerenciamento ambiental na empresa, planejamento ambiental, entre outros.
Ele também desenvolve trabalhos sobre fontes de energia renovável como recuperação ou reúso de biogás, produção de biodiesel a partir de microalgas e faz estudos de processos industriais para dar um destino sustentável aos resíduos de empresas e indústrias.
Dentro desses aspectos da atuação do profissional, o mercado está aberto em empresas como Petrobras, Vale, Vicunha, Odebrech e construtoras. As secretarias de recursos hídricos e órgãos de fiscalização ambiental como Ibama, Ministério do Meio Ambiente, Ministério Público e Ministério das Cidades, bem como secretarias de meio ambiente municipais.
Segundo o professor André, o salário do engenheiro ambiental varia entre 8 e 10 salários mínimos. Mas cargos em nível de gerência em empresas como a Petrobras podem pagar até R$ 20 mil.
SAIBA MAIS
Cursos superiores de Engenharia Ambiental podem ser feitos na Universidade Federal do Ceará (UFC), na Unifor, na Fanor e também no Instituto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
EM BAIXA
FORMAÇÃO
O mercado ainda está se abrindo para o profissional de engenharia ambiental, por isso os cursos em Fortaleza ainda são muito recentes, mas tem professores bem habilitados.
EM ALTA
MERCADO
Consumidores cada vez mais exigentes e que valorizam projetos e produtos sustentáveis forçam as empresas a contratar cada vez mais engenheiros ambientais.