segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Concurso Renova SP prorroga prazo para inscrições até dia 15/8/2011





Com 360 cadastros, Prefeitura prorroga prazo para inscrições no concurso Renova SP até dia 15/8

autoria: Por Cristiana Vieira


Lançado no começo do mês de junho, o Concurso Renova SP recebeu até a última sexta-feira (29) 360 inscrições de arquitetos interessados em participar da seleção. Diante do interesse e da complexidade dos projetos, a Secretaria Municipal de Habitação decidiu prorrogar o prazo de inscrição e envio dos projetos do concurso nacional de arquitetura e urbanismo. Agora, as propostas podem ser enviadas também entre os dias 4 e 15 de agosto. O julgamento será realizado de 24 a 28 de agosto, e o resultado, divulgado no dia 29.

Coordenado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB Nacional), o concurso visa motivar a contratação de projetos de urbanismo, tendo em vista a eliminação de áreas de risco, a implantação de infraestrutura urbana, drenagem, construção de espaços públicos e de novas unidades habitacionais, impulsionando esses locais a se transformarem em novos bairros da cidade.
















Serão 22 Perímetros de Ação Integrada (PAIs) divididos a partir de sub-bacias com base no Plano Municipal de Habitação e no Plano Municipal de Saneamento Básico. O site www.habisp.inf.br disponibiliza fotos aéreas de todos os PAIs que foram capturadas em três etapas. Elas estão disponíveis para todos que os participantes possam entender a topografia do local e usá-las em perspectivas e fotomontagens.

Uma das áreas que mais despertou o interesse dos profissionais é a Aricanduva 5. Ali, serão urbanizados cinco loteamentos e 16 assentamentos, totalizando 10.528 moradias. O projeto vencedor terá de eliminar as áreas de risco, preservar os cursos d’água e criar espaços de convivência e lazer para a população.

Os 22 projetos vencedores repartirão uma verba de R$ 58 milhões. As obras vão transformar a vida de 73.136 moradores de 209 favelas e loteamentos irregulares da capital. É o maior volume de obras (55.642.278 m²) já elaborado para a cidade de São Paulo em um concurso voltado à urbanização de áreas precárias.

As inscrições são totalmente online (www.habisp.inf.br), com acesso ao cronograma, informes e fórum de perguntas e respostas.