domingo, 17 de julho de 2011

Para reflexão: Carvoarias, queimadas, incêndios...com ou sem autorização do IBAMA, não é sustentável!

Povoado em PE busca sobrevivência por meio da extração ilegal de madeira


17/07/2011

autoria e fonte: http://g1.globo.com/videos/economia/globo-rural/v/povoado-em-pe-busca-sobrevivencia-por-meio-da-extracao-ilegal-de-madeira/1566510/







15 de Julho de 2011 - 18:30
Centro de combate a incêndios será lançado por Silval e ministra

fonte: http://www.sonoticias.com.br/noticias/10/130991/centro-de-combate-a-incendios-sera-lancado-por-silval-e-ministra

Fonte: Assessoria


A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o governador Silval Barbosa lançam na segunda-feira (18), durante a abertura da primeira reunião de trabalho dos secretários de Estado do Meio Ambiente da Amazônia Legal deste ano, o Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman-MT). Composto por técnicos do Ibama/Prevfogo, ICMBio, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil Estadual/Casa Militar, o Ciman tem como objetivo potencializar as ações de prevenção e combate a incêndios florestais no Estado, de forma conjunta e integrada entre os órgãos estaduais e federais.

No Ciman os órgãos envolvidos compartilham informações e ações, respeitando as competências e particularidades de cada um, dentro do Sistema de Comandos de Incidentes (SCI) integrando as ações de respostas aos incêndios florestais e com isso, conferindo uma maior agilidade e eficiência nas ações de redução da vulnerabilidade social, frente aos prejuízos econômicos, ambientais e sociais, cada vez mais crescentes, relacionados aos efeitos das queimadas e dos incêndios florestais.

Este ano o Centro Integrado, por meio da Sala de Situação, funcionará no prédio anexo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman) é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

No ano passado, ao lançar o Ciman, a ministra do Meio Ambiente destacou o pioneirismo do Estado na implementação de estratégias de prevenção com resultados positivos.

O lançamento do Ciman-MT será durante a abertura do Fórum dos Secretários de Estado do Meio Ambiente da Amazônia Legal, na segunda-feira (18), às 08h30, no Auditório Governador "Ponce de Arruda" (anexo ao Salão Nobre "Cloves Vetoratto"), no Palácio Paiaguás.

Pesquisadores incendeiam floresta para estudar queimada





Domingo, 22/08/2010
Em Querência (MT), cientistas do Ipam e do Woods Hole Research Center fazem queimada experimental de 1 milhão de metros quadrados.









Produção irregular de carvão prejudica o meio ambiente


http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1510055-7823-PRODUCAO+IRREGULAR+DE+CARVAO+PREJUDICA+O+MEIO+AMBIENTE,00.html







Domingo, 15/05/2011
Devido à produção sem controle das carvoarias clandestinas, o meio ambiente acabou sofrendo as consequências. Com isso, houve a seca de nascentes e a diminuição de grandes lagoas naturais.












Famílias ainda vivem do carvão




http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM364470-7823-FAMILIAS+AINDA+VIVEM+DO+CARVAO,00.html


Sexta-feira, 07/10/2005
Reportagem do Jornal da Globo mostra que carvão extraído ilegalmente ainda é usado por algumas siderúrgicas de Minas Gerais. Programa de computador foi criado para monitorar siderúrgicas



Polícia Ambiental faz operação em Maceió




Sexta-feira, 28/01/2011
A operação flagrou o desmatamento e a produção ilegal de carvão. Três homens foram presos. A polícia chegou ao local através de uma denúncia anônima.



Estudo mostra uso de carvão ilegal em aço produzido na Amazônia









Quinta-feira, 23/06/2011
Investigação indica que muitas carvoarias ainda trabalham em condições irregulares. As carvoarias utilizam madeira extraída ilegalmente para fornecer às indústrias siderúrgicas. Estudo denuncia também a prática de trabalho escravo nesses locais.






Polícia apreende duas toneladas de carvão em Planaltina






Segunda-feira, 20/06/2011
Os sacos estavam guardados em um lava-jato de Planaltina. As duas toneladas de carvão não tinham o registro do Ibama. O material foi levado para uma delegacia em um caminhão. O dono do estabelecimento assumiu que o produto era dele.








Como anda a vida dos antigos carvoeiros


Quinta-feira, 06/10/2005
Jornal da Globo mostra as providências que foram tomadas para acabar com a miséria em que viviam os carvoeiros. O sustento de várias famílias já não depende mais da extração ilegal de carvão